5 personagens de histórias em quadrinhos da América Hispânica

As histórias em quadrinhos estiveram presentes nas últimas décadas da nossa história como uma voz política e social ou, por vezes, somente uma forma de entretenimento. Mas seja qual a sua forma de dialogar com o cotidiano dos povos, o fato é que elas fazem parte do mix de cultura e da identidade de um país.

Separamos abaixo 5 personagens de países da hispânicos da América Latina para você conhecer:

 

Mafalda (Argentina)

Sem dúvidas a mais conhecida personagem dos quadrinhos da América Latina. Mafalda é criação do cartunista Quino, uma menina preocupada com a humanidade e com a paz mundial, inconformada com o mundo atual. Suas histórias e indagações foram veiculadas em jornais Leoplón, Primera Plana and El Mundo entre 1964 e 1973.

mafalda justiça MAFALDA

 

 Condorito (Chile)

Este personagem, assim como Mafalda, também ultrapassou as fronteiras do Chile e foi publicado em 105 jornais ao redor do mundo. Condorito for criado por René “Pepo” Ríos, aparecendo pela primeira vez em 1949 com a publicação Okey e seis anos mais tarde em sua própria revista em quadrinhos. Suas histórias geralmente acabavam com alguém caindo para trás com um ¡Plop! ou ainda com a frase ¡Exijo una explicación!

Condorito

 

Elpidio Valdés (Cuba)

Criado por Juan Padrón em 1970, o personagem leva o leito ao século 19 durante a Guerra de Independência de Cuba. Personagem principal, Elpidio Valdés representa um mambí ou um soldado cubano lutando contra a Espanha durante a Guerra dos Dez Anos (1868-1878) e a Guerra de Independência (1895-1898).

 

elpidio-valdes

 

Turey el Taíno (Porto Rico)

Criado por Ricardo Álverez Rivón, foi publicaco entre 1989 e 1995 e em jornais ao redor do mundo, como o El Mundo e o El Nuevo Día. Turey falava sobre a vida dos Taínos (indígenas de Porto Rico), seus costumes, vocabulário e compreensão de mundo, assim como dos conflitos da época.

turey el taino

 

Memín Pinguín (México)

Memín Pinguín foi criado em 1943, na era de ouro dos quadrinhos mexicanos. As histórias falavam de um garoto chamado Guillermo Pinguín  (Memín) e seus amigos Ernestillo, Carlangas e Ricardo. Era conhecido na República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Peru, Chile, Panamá e Colômbia.

burgos_memin2

 

Em busca das melhores histórias, lugares, curiosidades e figuras históricas que marcaram a trajetória da Espanha ao longo destes séculos e milênios.

468 ad

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>