A grande festa para Virgem do Pilar | Cultura Espanhola
Back

A grande festa para Virgem do Pilar

Todos os anos na cidade de Zaragoza, Espanha, acontecem os festejos para a Virgem do Pilar. Proclamada padroeira da cidade em 1642, e que hoje proporciona um grandioso encontro cultural que se estende por dias nesta época do ano.

A festa se torna um grande festival com shows de música, dança, teatro e de devoção à padroeira. Os eventos são patrocinados pela Prefeitura, porém existem ainda atividades promovidas por empresas privadas e organizações.

As principais atividades anuais são:

Solemne misa de Infantes
A primeira missa do dia, celebrada então às 4:30 da manhã, na Basílica do Pilar, que atrai uma multidão de devotos.

 Oferenda de flores

No dia 12 de outubro na Praça do Pilar, fiéis de todas as partes trazem oferendas de flores para a Virgem, culminando os festejos. Todas as flores são dispostas em forma piramidal formando um manto de flores ao redor da imagem e assim permanece, para que todos possam ver, até o fim das festas.
As oferendas são feitas individualmente ou em grupos. Estes grupos desfilam pelas principais ruas do centro da cidade até se encontrarem em seu destino comum.

Missa Pontificial

Logo após a oferenda de flores acontece, ao meio-dia, uma missa celebrada na Basílica. A missa é sucedida por um desfile.

 

Oferenda de frutas

Similar à oferenda de flores, a oferenda de frutas acontece na manhã do dia 13, sendo trazida por devotos de todas as comunidades espanholas, mas principalmente da Comunidade de Aragão.

 

 Rosário de Cristal

Esta é uma passagem noturna que começa ao pôr-do-sol do dia 13 de outubro. Um desfile de 29 carros alegóricos feitos de vidro e iluminados. Quinze deles representam os mistérios do rosário, enquanto os demais são sobre temas diversos. A procissão se estende pelas principais ruas centrais de Zaragoza.

 

O Gigantes Cabeçudos

Estas figuras são as mais queridas do público. São ao todo 9 cabeçudos, que são na verdade pessoas vestidas com estas cabeças gigantescas. Existem nove principais que são: “el Morico”, “el Boticário”, “el Robaculeros”, “El Torero”, “el Tuerto”, “el Forano”, “la Forana”, “el Verrugón” e “la Pilara”.
Este grupo anima milhares todos os anos com suas danças e gracejos. Veja no vídeo abaixo:

 

Outras atrações das Festas do Pilar

A diversão nestes dias não para e é recheada de festa. Apresentações de bandas locais que vão do pop rock ao clássico, touradas, parques de diversão, feiras de exposição, teatro, teatro de fantoches para crianças, circo e até mesmo uma Feira de Cervejas – uma Oktoberfest.
O fim dos festejos é marcado por um show pirotécnico às margens do Rio Ebro, onde a Basílica está,  e um concerto ao ar livre no Passeo da Independência.

Visite Zaragoza e as Fiestas del Pilar

Zaragoza de te convida para estes dias intensos de cultura, fé e diversão. Para quem está na capital da Espanha, Madri, pode pegar um trem direto a Zaragoza, uma viagem de cerca de 2 horas, mas que vale muito a pena.

 

Imagem de capa por Fernando (Wikipedia/Flicker)

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues