A guitarra flamenca de Paco de Lucía | Cultura Espanhola
Back

A guitarra flamenca de Paco de Lucía

Da história sonora registrada da música flamenca, ninguém é maior que Francisco Sánchez Gómez, o famoso violonista flamenco Paco de Lucía, nascido na cidade de Algeciras, comunidade autônoma de Cádiz, Espanha. O nome artístico foi herdado de seu tempo de criança em seu bairro em Algeciras. Como havia diversos Pacos e Pepes, apelidos comuns para crianças, a população da região costumava acrescentar o nome da mãe ao apelido, ficando então “Paco, el de Lucía” – de Lucía Gómez “La Portuguesa”, sua mãe.

 

A guitarra flamenca de Paco de Lucía

Paco de Lucía (fonte)

Se o nome que lhe conheceu a fama fora herdado da mãe, o gosto pela guitarra flamenca veio de seu pai e irmãos, todos eram músicos flamencos. Paco desde criança já tinha aulas de violão (guitarra em espanhol) durante muitas horas por dia. Seus irmãos, o cantor flamenco Pepe de Lucía e o guitarrista Ramón de Algeciras tocaram juntos na mesma banda durante algum tempo e depois seguiram suas carreiras solo e tocando com outros músicos. Mas ao fim da década de 60 ele conhece a voz de seu flamenco: o cantor Camarón de la isla. Assista ao vídeo abaixo onde junto apresentam a canção Bulerias (não há como não se arrepiar escutando esta vigorosa interpretação):


Paco de Lucía tornou-se um grande nome da música flamenca pelo seu virtuosismo claro, mas também por dois motivos nobres à cultura espanhola: espalhar o flamenco pelo mundo e por popularizar o ritmo. Muito desta internacionalização e popularização se deu pelas fusões rítmicas experimentadas pelo músico com Jazz e o Pop.

A guitarra flamenca de Paco de Lucía

Cajón

Já ao fim da década de 70 em viagem ao Peru, Paco conhece Caitro Soto, músico peruano que lhe apresentou o cajón, um instrumento de percussão de origem afroperuana que foi introduzido ao flamenco de Paco de Lucía.  Com a introdução do cajón marcando o passo nascia o flamenco contemporâneo.

Paco faleceu em 25 de fevereiro de 2014 tendo deixado como herança para o mundo toda sua obra maravilhosa que é apreciada até hoje pelos amantes do flamenco.

Para observar ainda mais a destreza de Paco de Lucía com sua guitarra, assista ao pequeno documentário abaixo.

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues

Isso vai fechar em 7 segundos