Conheça a Medina Azahara em Córdoba | Cultura Espanhola
Back

Conheça a Medina Azahara em Córdoba

Na cidade de Córdoba, Andaluzia, está a “cidade da flor” ou em seu nome original Medina Azahara. Uma cidade construída no século X que levou o nome da favorita de seu idealizador Abd al-Rahman III, mas que teve um forte contexto político ideológico por trás de sua fundação, já que o califa precisava construir uma cidade para provar sua dignidade, assim como nos califados orientais e também para provar seu poder frente aos seus inimigos ao norte da África.

Conheça a Medina Azahara em Córdoba

Foto por Wwal em Wikipedia

Ao visitar Córdoba, este é um local a conhecer.  Fica a apenas 8km, 10 minutos, do centro da cidade, tanto de carro quanto de ônibus.  O local está aberto a visitação, exceto alguns ambientes que estão em processo de restauração e outros que estão sendo escavados para estudo arqueológico (somente 10% da construção é conhecida!) e posterior abertura ao público.  As ruínas hoje fazem parte da história muçulmana na Espanha e é um bem de interesse cultural, similar ao título de patrimônio histórico que temos aqui no Brasil.

A antiga cidade era cercada por muros e formada por três níveis, o mais alto era onde vivia o califa, seguido pela zona oficial onde haviam jardins, a área administrativa, o salão rico – destinado a recepções de embaixadas e celebrações anuais – e a casa dos visires – cujo o destino ainda é uma incógnita. O terceiro nível da Medina Azahara era onde vivia a população e onde também se encontrava a mesquita Aljama.

Conheça a Medina Azahara em Córdoba

Foto por Dolores Macías Naranjo em Wikipedia

O local que recebera o nome de sua favorita e que pretendia mostrar o seu poder não durou muito. Tudo se transformou em ruínas apenas 70 anos depois de sua construção, dada a guerra civil e saques ocorridos no início do século XI.

Conheça a Medina Azahara em Córdoba

Foto por Henrique Matos em Wikipedia

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues