Conheça Las Fallas - O "carnaval" de Valência | Cultura Espanhola
Back

Conheça Las Fallas – O “carnaval” de Valência

Las Fallas é uma importante festa da cidade de Valência que é celebrada no dia 19 de março, tornando esse dia feriado local. Desde o dia 15 de março a cidade já inicia as festividades, sendo muito conhecido o espetáculo de petardos e fogos de artifício que acontece na Praça da Prefeitura, no centro da cidade, onde se obtém, através do ruído dos canhões de pólvora, uma sinfonia musical.

Esse momento tão aguardado pelos valencianos se assemelha ao carnaval brasileiro em quesito de festividade – existe até grupos como no Carnaval do Rio e São Paulo.A população confecciona grandes alegorias (as fallas), que chegam a 30 metros de altura, a fim de queimá-las, simbolizando o intento de junto à criação em chamas, queimar também seus próprios problemas.

A origem dessa manifestação cultural é bem simples, a festa consistia apenas em queimar os restos das oficinas de carpintaria, porém, a inventiva do povo valenciano foi aglutinando todos os traços próprios da sua cultura e história.

Conheça Las Fallas - O "carnaval" de Valência

foto por Falconaumanni

Sátira e atualidade

As fallas tem geralmente um teor satírico sobre temas atuais. Assim como no Brasil, as grandes alegorias são criadas durante todo o ano até que, por volta de 15 de março, ocorre a La Plantà – quando as fallas são levadas às ruas, um termo que deriva de “plantar”, dada a tradição agrícola da cidade. Algumas, de tão grandes que ficam, chegam antes ao local. Ao fim do evento acontece a queima das fallas, no momento chamado cremà (queima).

Algumas comissões possuem um apoio de folheto, o llibret, onde são explicados em versos o tema satírico das fallas.

 

Conheça Las Fallas - O "carnaval" de Valência

foto de wikipedia

Fogos da Mascletàs

Outro grande momento do evento é a mascletàs em cada bairro da cidade às 14h em ponto. A mais disputada é a que acontece na Plaça de L’Ajuntament. O relógio toca e do balcão da Casa do Conselho de Valência é proclamado: “Senhor Pirotécnico, pode começar a mascletà!”.

O momento é para ser vivido de perto, já que é planejado para ser ouvido nos seus ruídos e estrondo – algo que similar à um concerto que dura de cinco a sete minutos.

Conheça Las Fallas - O "carnaval" de Valência

foto por wikipedia

 

las fallas

Falla Cuba Literato Azorín 2012 – Divulgação, internet.

 

 

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues

Isso vai fechar em 7 segundos