Dance a cueca chilena

O nome pode parecer estranho para nós brasileiros, mas não é bem o que você está pensando! Cueca é o nome do ritmo nacional do Chile, mas que também pode ser encontrado na Argentina, Colômbia, Bolívia e Peru. Seu tema não necessariamente é romântico, mas possui uma grande carga de galanteios durante a dança. Sua origem mais remota está na Espanha em um desconhecido ritmo chamado Jota, uma dança que há séculos atrás dominava grande parte da pátria mãe da cultura espanhola.

Com um pano na mão direita, os bailarinos vão o girando e fazendo floreios, sempre olhando nos olhos um do outro.  É uma dança graciosa que não necessita grande habilidade para dançá-la, somente sentir a música e respeitar algumas regras de sua essência como você poderá ver abaixo, no curso em vídeo de cueca chilena.

A música e a dança da cueca está viva no Chile. Existem campeonatos para eleger os melhores bailarinos e até mesmo um site (www.cuecachilena.cl) que reúne diversos materiais sobre o assunto. Veja abaixo o video da festa de lançamento do disco  “Apalomillà las Cuecas” do grupo Los Corriguelas onde eles colocaram o pessoal pra dançar!

Em busca das melhores histórias, lugares, curiosidades e figuras históricas que marcaram a trajetória da Espanha ao longo destes séculos e milênios.

468 ad

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>