Receita de Gaspacho Espanhol

Gaspacho

Uma sopa antiguíssima de origem espanhola, mais precisamente uma receita andaluza, que era preparada para alimentar camponeses. Originalmente um prato rústico, da época de ocupação muçulmana, a base de água, pão, vinagre, azeite de oliva e sal, e era consumida fria na época de verão, época em que as oliveiras da Andaluzia davam seus frutos.

A receita sofreu diversas alterações com o passar dos séculos, e também adaptou-se por cada lugar em que se “fixou”. O tomate, por exemplo, foi incorporado ao prato após conquista espanhola do México, de onde trouxeram o cultivo da fruta para o Reino de Castela, ainda no século XVI.

O Gaspacho pelo mundo é famoso o suficiente para até mesmo ter aparecido no episódio  “Lisa, a vegetariana”, de Os Simpsons - a “pequena amarela” está aí na imagem abaixo segurando uma tigela de gaspacho.

Gaspacho - Lisa Simpson

A versão que você terá abaixo é o Gaspacho “moderno” criada por Karlos Arguiñano e serve 2 pessoas.

¡Buen provecho!

 

Gaspacho

Ingredientes

 

6 tomates maduros
1/2 pepino pequeno
1 pedaço de pimentão verde
1 dente de alho
Miolo de 2 pães franceses “de ontem”
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre
1/2 litro de água
Sal

.

Gaspacho

Preparo

Remova a casca dura dos pães, deixando somente o miolo em pedaços.

Limpe os tomates, retirando os talos, e descasque o pepino, reservando um pedaço para a finalização.

Pique os tomates, pepino, alho e pimentão verde e coloque tudo, juntamente com os pães, o azeite, vinagre, água e sal, em uma jarra de liquidificador e triture tudo, até que fique com a consistência de um creme avermelhado e homogêneo.

Transfira o creme para uma tigela, coando-o, e reserve no refrigerador por cerca de 1 hora.

Para servir, pique o pedaço reservado de pepino em pequenos cubos e polvilhe sobre a sopa.

 

Para ajudar você a fazer esta receita, compartilhamos um vídeo que explica rapidamente como se faz o Gaspacho. A receita é um pouco diferente da receita acima, por isto, observe seus ingredientes e modo de preparação.

Descubra outras receitas na nossa sessão de gastronomia.

E para aprofundar-se no idioma e cultura espanhola, conheça nossos cursos.

Em busca das melhores histórias, lugares, curiosidades e figuras históricas que marcaram a trajetória da Espanha ao longo destes séculos e milênios.

468 ad

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>