Tenerife, a principal ilha das Canárias | Cultura Espanhola
Back

Tenerife, a principal ilha das Canárias

A ilha com maior população do arquipélago das Canárias, território espanhol em meio ao Oceano Atlântico e próximo à costa sudoeste de Marrocos,  e também detém o pico mais alto da Espanha com o Teide, seu principal vulcão (mas adormecido) e que certamente renderá belas fotografias de uma visita à ilha.

Tenerife, a principal ilha das Canárias

Foto por Roque Cinchado, em Wikipedia

Mas não somente o Teide tem Tenerife, pois a ilha é conhecida por seus vilarejos com arquitetura que mesclam a renascentista e a barroca, em suas casas de tons pastel, pequenas igrejas e ruas estreitas. Aqui também está o Loro Parque com mais de 300 espécies de aves, um aquário com golfinhos, 174 pinguins num ambiente refrigerado artificialmente, 23 leões-marinhos, gorilas, chimpanzés, tigres, onças, uma reptilândia, um orquidário e também poderá ver os tubarões num túnel subaquático, especialmente desenhado para visitas “sub aquáticas”.

Outro ponto alto de Tenerife é o imenso paredão à beira mar, o chamado Los Gigantes. Os pontos mais altos deste paredão possuem entre 500m e 800m e compõem uma paisagem de tirar o fôlego, principalmente quando vista a partir da cidade.

 

3 motivos para visitar Tenerife

Já falamos de alguns dos pontos nesta breve introdução à ilha das Canárias, mas agora temos mais 3 motivos especiais, que são locais ou momentos específicos marcantes da cultura de Tenerife.

Auditorio de Tenerife “Adán Martín”

Fica na capital das Ilhas Canárias, Santa Cruz de Tenerife (mais conhecida como Santa Cruz). Possui um estilo único, talvez comparável aos monumentos arquitetônicos encontrados em Valência, e tem a noite como principal atrativo para visita (e fotos, é claro), pois é neste momento que o auditório está com seu jogo de luzes em operação e deixa suas formas ainda mais impressionantes.

Tenerife, a principal ilha das Canárias

Foto por R. Liebau, em Wikipedia

O auditório conta com Sala de Cámara e  Sala Sinfónica, sendo a primeira muito intimista, e fora existem ainda outros espaços para visitar como a Plaza Alisios e as duas terrazas a Terraza Atlántico e Terraza Ciudad.

Observatorio del Teide

Este é o observatório astronômico da ilha, mas no entanto não se pode entrar e ver os planetas, por exemplo. Sendo assim, esta é uma indicação “para fotografar”, principalmente se estiver indo visitar o vulcão Teide ao centro da ilha de Tenerife. O observatório possui diversos telescópios solares e noturnos.
observatorio de teide

Carnaval de Santa Cruz de Tenerife

É considerado o segundo mais importante carnaval do mundo, ficando atrás somente do Rio de Janeiro. Além do tradicional desfile pelas ruas, Tenerife também tem um a disputa por qual é a mais bela fantasia de carnaval – e geralmente são fantasias gigantescas, com muitas plumas, brilho e glamour.

Tenerife, a principal ilha das Canárias

Foto por Tamara Kulikova, em Wikipedia

 

 

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues