Dalí e Cervantes juntos em obra rara sobre Dom Quixote de La Mancha | Cultura Espanhola
Back

Dalí e Cervantes juntos em obra rara sobre Dom Quixote de La Mancha

A literatura espanhola tem seu maior ícone em Miguel de Cervantes e sua grande obra, Dom Quixote de La Mancha, sua obra prima. O livro de 1605 ganhou forma e cor com Salvador Dalí na década 40 já no século XX.

Dalí e Cervantes juntos em obra rara sobre Dom Quixote de La ManchaDalí foi instigado por seu pai em uma carta onde dizia que seria importante ao pintor para que pudesse sobressair-se em sua arte. As palavras que o tocaram foram:

Es una obra en la que tus facultates podrán sobresalir extraordinariamente“.

Com isto tilintando em sua mente, Dalí começou experimentações que resultaram nas ilustrações da obra de Cervantes. Um detalhe importante: não existe apenas uma edição ilustrada por Dalí, mas, sim, várias e cada uma delas é distinta das outras. As obras ocorreram em 1946, 1955, 1956 e 1964 – cada uma com propostas diferentes, como já comentamos.

Abaixo separamos algumas imagens de Dalí para você sentir a genialidade do pintor ao retratar a aventura de Sancho Pança contra os moinhos de vento.

Ah! E se você não leu a obra ainda, aqui tem a versão em PDF no Domínio Público para você ler agora mesmo.

 

Gallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slideGallery slide
Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues