Sardana – a dança da Cataluña

Você se engana quando pensa que esta dança é fácil e descomplicada. A Sardana, dança típica e símbolo da cultura da Cataluña, possui passos simples de certo modo, mas que pela precisão necessária para uma boa execução, a torna um exercício de concentração sem igual. Por isto que, apesar de ser uma dança, seus participantes costumam ter feições sérias.

Sardana

Se dança a sardana em roda, onde todos de mãos dadas, braços abertos e elevados, desenvolvem os passos sutis e sequenciais com as pernas/pés que são de dois tipos: o Curts e o Llargs, sendo o Curts o passo curto e o Llargs o longo. Os passos são semelhantes e baseiam-se basicamente em trocar o peso do corpo entre uma perna e outro (e este é o segredo da Sardana: ter destreza nesta troca).

A dança é dividida em seções, que são chamadas de Tiradas, e são compostas por 10 seções onde os bailarinos alternam entre Curts e Llargs conforme a música. Sendo assim, é a música que dita quando se alternará o passo, quando finda uma seção e qual sua finalização. Geralmente há um bailarino mais experiente que antecipa os passos pela sua percepção da batida da música.

 

E a banda que acompanha a Sardana?

Quem acompanha a Sardana é a Cobla, que é formada por 11 ou 12 integrantes tocando instrumentos comuns de sopro, cordas e percussão. Seus nomes em catalão são:

  • Flabiol e tamborí;
  • Tible;
  • Tenora;
  • Trompeta
  • Trombó
  • Fliscorn
  • Contrabaix

 cobla-sardana

 

Onde encontrar a Sardana?

É tradicional na Cataluña, região espanhola ao nordeste do reino que faz divisa com a França. Festas e comemorações são as melhores ocasiões para encontrar a sardana, muitas vezes em uma praça da vila ou cidade.

A dança pode ser vista em Barcelona aos domingo pela manhã em frente à Catedral e da Praça de Catalunha, e muitas noites na Praça de São Tiago (Plaça de Sant Jaume, em catalão). É comum encontrar a sardana no festival de quatro dias de La Mercè, à padroeira de Barcelona.

 

 

 

http://de.wikipedia.org/wiki/Sardana

Em busca das melhores histórias, lugares, curiosidades e figuras históricas que marcaram a trajetória da Espanha ao longo destes séculos e milênios.

468 ad

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>