A grande festa para Virgem do Pilar

A grande festa para Virgem do Pilar

Todos os anos na cidade de Zaragoza, Espanha, acontecem os festejos para a Virgem do Pilar. Proclamada padroeira da cidade em 1642, e que hoje proporciona um grandioso encontro cultural que se estende por dias nesta época do ano.
A festa se torna um grande festival com shows de música, dança, teatro e de devoção à padroeira. Os eventos são patrocinados pela Prefeitura, porém existem ainda atividades promovidas por empresas privadas e organizações. As principais atividades anuais são:
 
Solemne misa de Infantes
A primeira missa do dia, celebrada então às 4:30 da manhã, na Basílica do Pilar, que atrai uma multidão de devotos.

A grande festa para Virgem do Pilar

 Oferenda de flores
No dia 12 de outubro na Praça do Pilar, fiéis de todas as partes trazem oferendas de flores para a Virgem, culminando os festejos. Todas as flores são dispostas em forma piramidal formando um manto de flores ao redor da imagem e assim permanece, para que todos possam ver, até o fim das festas.
As oferendas são feitas individualmente ou em grupos. Estes grupos desfilam pelas principais ruas do centro da cidade até se encontrarem em seu destino comum.
A grande festa para Virgem do Pilar
Missa Pontificial
Logo após a oferenda de flores acontece, ao meio-dia, uma missa celebrada na Basílica. A missa é sucedida por um desfile.
Oferenda de frutas
Similar à oferenda de flores, a oferenda de frutas acontece na manhã do dia 13, sendo trazida por devotos de todas as comunidades espanholas, mas principalmente da Comunidade de Aragão.
 Rosário de Cristal
Esta é uma passagem noturna que começa ao pôr-do-sol do dia 13 de outubro. Um desfile de 29 carros alegóricos feitos de vidro e iluminados. Quinze deles representam os mistérios do rosário, enquanto os demais são sobre temas diversos. A procissão se estende pelas principais ruas centrais de Zaragoza.
A grande festa para Virgem do Pilar
O Gigantes Cabeçudos
Estas figuras são as mais queridas do público. São ao todo 9 cabeçudos, que são na verdade pessoas vestidas com estas cabeças gigantescas. Existem nove principais que são: “el Morico”, “el Boticário”, “el Robaculeros”, “El Torero”, “el Tuerto”, “el Forano”, “la Forana”, “el Verrugón” e “la Pilara”.
Este grupo anima milhares todos os anos com suas danças e gracejos. Veja no vídeo abaixo:

 
Outras atrações das Festas do Pilar
A diversão nestes dias não para e é recheada de festa. Apresentações de bandas locais que vão do pop rock ao clássico, touradas, parques de diversão, feiras de exposição, teatro, teatro de fantoches para crianças, circo e até mesmo uma Feira de Cervejas – uma Oktoberfest.
O fim dos festejos é marcado por um show pirotécnico às margens do Rio Ebro, onde a Basílica está,  e um concerto ao ar livre no Passeo da Independência.
 
Visite Zaragoza e as Fiestas del Pilar
Zaragoza de te convida para estes dias intensos de cultura, fé e diversão. Para quem está na capital da Espanha, Madri, pode pegar um trem direto a Zaragoza, uma viagem de cerca de 2 horas, mas que vale muito a pena.


posts Relacionados

Festa de San Fermín - O Chupinazo
Festa de San Fermín – O Chupinazo

O chupinazo, ou txupinazo em basco, é o lançamento do foguete que dá...

Las fiestas más surrealistas de España
Las fiestas más surrealistas de España

Ya se sabe eso que dicen… Spain is different y aquí tienes una buena muestra...