Cidades Patrimônio da Humanidade da Espanha pela UNESCO -Pt. 1

A Espanha tem a honra e o reconhecimento de ter 13 de suas cidades declaradas como Patrimônio da Humanidade. Mas, com “grandes poderem vêm grandes responsabilidades” e este grande país precisa proteger ao máximo o nosso patrimônio, a nossa história.
Para ajudar na preservação do que nos é histórico, foi criado em 1993 um grupo que atua de maneira conjunta para proteger estas cidades e seus patrimônios históricos e culturais. Você pode ler mais sobre o grupo acessando este link, pois aqui viemos falar das cidades. 🙂
Na primeira parte desta postagem você conhece 6 das 13 cidades e, no próximo post, as outras 7 cidades.
 

Alcalá de Henares

Cidade de Miguel de Cervantes, nascido ali em 1547. Cidade símbolo do Renascentismo, principalmente no que diz respeito à língua castelhana e a época de ouro da literatura espanhola. Alcalá de Henares fica na Comunidade Autônoma de Madrid.

Plaza Cervantes
Plaza Cervantes

 

Ávila

É o que há de mais expressivo no exemplo de cidade amuralhada da Idade Média. Ávila, em Castilla y León, é a cidade mais próxima dos céus da Espanha, a mais alta, e que assim como diversas cidades medievais, trás consigo a cultura de judeus, mouros e cristãos.

Cidades Patrimônio da Humanidade da Espanha pela UNESCO -Pt. 1
As muralhas de Ávila

 

 Cáceres

Habitada desde os longínquos tempos do Paleolítico, por Cáceres já passaram romanos, portugueses, judeus e castelhanos. Hoje é uma cidade de patrimônio histórico-cultural inigualável.

Plaza Mayor
Plaza Mayor

 

Córdoba

Entre toda a Europa, poucos lugares são tão ricos em cultura e história quanto a cidade de Córdoba na Espanha. É a cidade das três culturas, tendo mesquitas, bairros judeus e catedrais muito próximas umas das outras. Um símbolo de respeito entre religiões e culturas. Leia mais no post “5 lugares para visitar em Córdoba”.

Ponte romana e catedral
Ponte romana e catedral

 

Cuenca

A geografia de Cuenca faz ainda mais incrível as suas ruas e construções que desafiam o tempo e espaço que ocupam. Sem dúvidas, uma das imagens mais marcantes de Cuenca são as casas suspensas, construídas à beira de um penhasco, mas que tem muito mais para apresentar em seu bairro histórico com suas igrejas, muralhas e pontes.

Casas Colgadas
Casas Colgadas

 

Ibiza/Eivissa

Desde o ano 654 a.C., quando foi fundada pelos fenícios,  pela costa mediterrânea de Ibiza já passaram diversas civilizações e nela deixaram sua história.  Foram os fenícios, romanos, muçulmanos, vândalos e bizantinos que ergueram as muralhas muçulmanas, necrópole púnica Puig des Molins.

Cidade antiga (Dalt Vila)
Cidade antiga (Dalt Vila)

 
 
 


posts Relacionados

As 10 cordas da guitarra de Narciso Yepes
As 10 cordas da guitarra de Narciso Yepes

A música castelhana tem muitas referências no violão clássico com violonistas virtuosos no...

Jornais em espanhol para melhorar o vocabulário

Separamos alguns jornais em língua espanhola para que você possa praticar e incrementar...