Como fazer Burritos

Um dos pratos mais famosos da culinária latina originário do México, muito famoso pelo mundo todo: o burrito. Originalmente seu recheio é feito somente com carne bovina, suína ou frango, mas que com o passar dos tempos ganhou outros recheios como arroz, feijão, guacamole, tomate, salsa e queijo.
Formado de uma tortilla que envolve o recheio, seu nome possivelmente se origina de sua vaga semelhança a uma orelha de burro ou dos fardos que eram carregados por eles. Mas deixemos de conversa e vamos à receita: como fazer burritos?
 

Como fazer Burritos

Ingredientes

Tortillas de trigo
200g de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
20g de manteiga em temperatura ambiente
200ml de água morna
 
Recheio
500g de filé-mignon em tiras
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
Suco de meio limão
1 pimenta chile serrano
1 pimenta seca
1 colher (café) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de óleo de milho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

 

Como fazer Burritos

Preparo

Tortillas
Em uma vasilha, coloque a farinha, o sal e a manteiga. Sove com as mãos até obter uma farofa grossa que já não mais grude nas mãos. Coloque a água morna até que se forme uma massa homogênea e elástica. Faça uma bola com a massa, cubra com pano úmido e deixe em repouso por 10 minutos. Divida a massa em 8 porções e modele as bolas formadas, abrindo com um rolo e as deixando com cerca de 3mm de espessura. Unte uma frigideira com um pouco de manteiga e frite a tortilla até que ela fique levemente dourada. Reserve-as e vamos ao recheio!
 
Recheio
Misture em uma vasilha a carne, os alhos, a cebola, o suco de limão, os chiles, o cominho e o orégano. Deixe descansar ao menos por 3 horas. Passado este período, coloque a carne em uma frigideira com óleo e, ao fogo alto, salteie a carne. Acrescente o sal e a pimenta. Quando cozida a carne, apague o fogo. Monte os burritos colocando o recheio ao centro de cada tortilla, de borda a borda. Feche as tortillas e sirva!


posts Relacionados

Curiosidades sobre a Espanha

A Espanha possui traços culturais peculiares pela sua construção história ao longo dos...

Receita de uma delícia andaluza: Huevos a la Flamenca
Receita de uma delícia andaluza: Huevos a la Flamenca

A rusticidade deste prato típico da Andaluzia, principalmente em Sevilha, é o que...