A lenda da Flor de Natal | Cultura Espanhola
Back

A lenda da Flor de Natal

Finalmente chegamos ao mês de dezembro! Dá para acreditar que logo mais estaremos nos despedindo de 2023? E para nos prepararmos devidamente para as festividades de fim de ano, o blog da Cultura Espanhola está trazendo uma série de conteúdos ambientados nesta época tão colorida, feliz e aguardada!

Quando falamos de Natal, nossa mente imediatamente associa às suntuosas decorações que se espalham pelas casas e cidades, desde árvores enfeitadas e presépios cuidadosamente adornados, até as velas e luzes pisca-pisca que dão aquela pitada de magia à paisagem.

Para os amantes da botânica, um elemento indispensável para este período é a Flor de Natal. Porém, você sabia que no México, local de origem desta planta, existe uma linda lenda de Natal associada a ela? E é justamente esta bela história que vamos contar hoje para você!

 

Prazer, Euphorbia pulcherrima

Este nome um tanto complicado é a denominação científica para a planta frequentemente chamada de Flor de Natal, mas também conhecida como poinsétia ou bico-de-papagaio, uma das flores ornamentais mais comercializadas em todo mundo.

A lenda da Flor de Natal

Subhendukhan via Wikimedia Commons

Originária da zona do Pacífico mexicano, a Euphorbia pulcherrima faz parte da mesma família da seringueira e da mamona, crescendo naturalmente como um arbusto que pode chegar a 4 metros e se espalhando até algumas regiões da América Central. Diferentemente do que diria o senso comum, as partes avermelhadas da Flor de Natal não são realmente flores, mas sim folhas evolutivamente adaptadas em um processo chamado pelos botânicos de brácteas. Na realidade, suas verdadeiras flores são pequenas bolinhas amarelas que se encontram no centro destas folhas. Devido à ausência das tradicionais pétalas, elas recebem o nome de “flores nuas”.

Com a sua popularização, outras variedades de Flores de Natal passaram a ser produzidas com folhagens amarelas, brancas e até rosas. Contudo, o modelo em vermelho continua sendo disparadamente o mais requisitado.

 

Da cultura indígena à tradição cristã

Antes mesmo dos espanhóis chegarem ao México, os indígenas já cultivavam e se encantavam com a beleza da Euphorbia pulcherrima chamada de Cuetlaxóchitl no idioma náhuatl (algumas traduções apontam que a palavra significaria “flor de fogo”).

De fato, a planta tinha um lugar de destaque na cultura asteca e há inclusive registros de que o famoso imperador Montezuma possuía alguns destes exemplares em seus jardins. Além disso, estudiosos afirmam que a Cuetlaxóchitl não se limitava apenas para ornamentos já que era usada tanto para o tingimento de tecidos quanto para fins medicinais.

A lenda da Flor de Natal

Alby Headrick via Wikimedia Commons

Após o contato com os espanhóis e o subsequente sincretismo religioso, esta mesma planta passou a ser cada vez mais associada ao Natal haja vista que a sua tonalidade vermelha característica ocorre justamente nesta época do ano. Além disso, o significado das suas cores tem tudo a ver com a festa já que o verde representa esperança e prosperidade ao passo que o vermelho evoca o amor.

Considerando esta profunda simbologia, presentear alguém com uma Flor de Natal não é somente um mero agrado, mas um gesto que demonstra grande carinho e afeição pelo destinatário!

 

“A Lenda da Flor de Natal”

Como ocorre com outras lendas, é possível encontrar algumas variações. Neste caso, alguns contam que o protagonista era um menino órfão, outros diziam que na realidade este menino vivia com seus pais embora eles fossem muito pobres e outros ainda relatam que o evento teria de fato se passado com uma menina.

Para o blog, decidimos trazer esta versão da lenda:

A lenda da Flor de Natal

Stars for Europe via Wikimedia Commons

Era uma vez um povoado no México cujos habitantes tinham o costume de anualmente celebrar a chegada do menino Jesus presenteando-o com oferendas durante a Missa da Véspera de Natal.

Este povoado também era lar de uma menina que morava com seus pais e todos os anos aguardava ansiosamente pelo Natal. Porém, a família era muito humilde e quando seu pai perdeu o emprego, os recursos financeiros ficaram ainda mais escassos.

Ao chegar o grande dia, todos se dirigiram à igreja para participar da missa e saudar o Deus-menino. A família da garota também compareceu, embora ela estivesse muito triste, pois não teve condições de levar nada.

Quando se aproximou da igreja, percebeu que os demais carregavam consigo belas e variadas oferendas como frutas, doces e brinquedos. Neste momento, a menina ficou ainda mais chateada e envergonhada. Afastou-se para um canto atrás de alguns arbustos e começou a chorar.

De repente, ouviu a voz de um menino que disse a ela:

– Não chore, pequena. Pegue um maço destas folhas verdes e leve como sua oferenda ao altar

A menina não entendeu o que estava acontecendo, mas resolveu obedecer aquela sugestão. Colheu um punhado daquela planta silvestre e caminhou em direção à igreja, apesar de que internamente ainda se sentia encabulada por considerar seu presente muito simplório.

Para sua surpresa, assim que colocou os pés dentro do recinto a menina recebeu o olhar de admiração de todos os presentes. Até aquele momento ela não tinha percebido, mas acontece que aquela planta, outrora simples e comum, havia se transformado por milagre em uma formosa flor de folhas vermelhas como sangue e com um formato semelhante a uma estrela.

Com o coração repleto de alegria e muito grata por sua bênção, a menina foi até o altar e depositou seu precioso regalo enquanto exclamava:

– Feliz Natal, menino Jesus!

E desde então, todos os anos na época de Natal o México é abençoado com a Flor de Natal, a mais linda flor entre todas e que surgiu a partir do desejo puro de uma criança.

 

——————

Linda história, não é mesmo? Por acaso alguém aí precisou de lencinhos com este final?

 

A flor de Natal está definitivamente entre as flores mais queridas para a época de fim de ano, seja no Brasil ou no mundo hispânico. E agora, sempre que você se deparar com um dos seus charmosos exemplares, poderá admirá-los ainda mais sabendo da inspiradora lenda que os acompanha.

 

Esperamos que tenha gostado do texto de hoje e que esta história tenha deixado seu coração quentinho e preparado para receber o Natal com muita alegria e amor. Nos vemos em um próximo post!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos