El Gordo: O prêmio mais cobiçado da Espanha | Cultura Espanhola
Back

El Gordo: O prêmio mais cobiçado da Espanha

Um dos eventos mais esperados e desejados para o final de ano no Brasil é definitivamente a Mega da Virada, ocasião em que familiares, amigos e até colegas de trabalho se reúnem na esperança de serem os sortudos felizardos que ganharão o prêmio milionário e começarão o novo ano com pé direito e muito dinheiro no bolso.

A Espanha também tem uma tradição bem parecida, mas que acontece um pouco antes no dia 22 de dezembro. Nesta data, apostadores de norte a sul do país acompanham atentos à Lotería de Navidad, um evento grandioso que distribui vários brindes em dinheiro, sendo “El Gordo” o mais cobiçado de todos.

E não é para menos. Afinal, em 2023 o prêmio máximo será no valor de 4 milhões de euros! Quem não gostaria de receber esse presentão, não é mesmo?

 

Veja também: Mercados de Natal na Espanha

 

Origem do sorteio

Porém, antes de falarmos sobre El Gordo propriamente, vamos voltar um pouquinho no tempo para explicar como tudo começou. As primeiras raízes da Loteria Nacional espanhola remontam ao rei Carlos III que trouxe o conceito deste jogo de azar ao país durante o século XVIII. Entretanto, a criação desta instituição tal como se conhece hoje em dia surgiu de fato em 1811.

Nesta época, a Espanha atravessava um período turbulento por conta das Guerras Napoleônicas e a resultante luta da população para expulsar as tropas francesas de seu território. Com o intuito de angariar mais fundos para o financiamento da resistência nacional, o político sevilhano Ciriaco González Carvajal teve a ideia de criar a Lotería Nacional e realizar seu primeiro sorteio em 18 de dezembro de 1812 conferindo o grande prêmio de 8.000 pesetas, o que, naquele período, era uma bela soma.

El Gordo: O prêmio mais cobiçado da Espanha

Franzen (domínio público) via Wikimedia Commons

Uma curiosidade é que devido ao imbróglio decorrente da Guerra de la Independencia (momento histórico acima mencionado), a primeira Lotería de Navidad só abarcou as cidades de Cádiz e San Fernando que estavam protegidas e fora do jugo dos franceses. À medida que os espanhóis conseguiram expulsar as tropas napoleônicas do país, outras cidades foram aderindo ao sorteio.

Uma delas foi a capital Madri a partir de 1815, local onde até hoje se realiza a cerimônia no dia 22 de dezembro. Outros marcos na história da Lotería de Navidad aconteceram em 1957 quando o evento passou a ser televisionado e em 1974 quando os sistema de organização do sorteio se tornou informatizado.

 

Mas o que significa “El Gordo”?

El Gordo nada mais é que o prêmio máximo dentre as várias recompensas distribuídas pela Lotería Nacional durante o Sorteio de Natal. Justamente por ser o mais aguardado, sua chegada é sempre recebida com muita comemoração e entusiasmo.

Embora possa parecer que a expressão “El Gordo” se refira à quantidade generosa de dinheiro dada aos ganhadores, o seu nome, na realidade, tem uma explicação histórica que regressa à Lotería original do século XVIII.

El Gordo: O prêmio mais cobiçado da Espanha

Urci dream via Wikimedia Commons

Tendo por objetivo promover o novo empreendimento, os idealizadores da primeira organização criaram o personagem “El enano afortunado” (o anão afortunado), um ser mitológico pequeno e gordinho cujo corpo era formado pelas bolinhas numeradas utilizadas no sorteio. A estratégia deu tão certo que o simpático homenzinho não somente se tornou o mascote daquele evento como permaneceu na memória dos participantes mesmo com a chegada da Lotería moderna que manteve a alcunha “El Gordo” para o maior prêmio do sorteio.

 

Sugestão: Simpatias de Ano Novo: Espanha e América Latina

 

Como funciona a Lotería de Navidad

A Lotería de Navidad se organiza de uma maneira consideravelmente diferente que a sua equivalente brasileira. Por isso, nós vamos trazer para você algumas das suas principais características.

Uma das suas grandes distinções é que não fica a cargo do apostador escolher os números que deseja dentro de um intervalo específico (como assinalar os números entre 1 e 60 tal qual ocorre com a Mega da Virada). Na Espanha, os participantes compram cartelas com números já pré-determinados e a emoção está justamente em saber se aquela que você pegou é uma das vencedoras.

Além disso, o sorteio segue um esquema bem detalhado que os apostadores devem se atentar.

Primeiramente, as cartelas individuais (comercializadas no valor de 20 euros) contém uma combinação de seis algarismos (cinco se o primeiro número da sequência for 0) e a elas se dá o nome de décimo. Isto porque, na verdade, esta cartela individual é uma fração (um décimo) de um conjunto maior de 10 cartelas chamado billete. Cada billete possui décimos com a mesma sequência de números que se diferenciam uns dos outros apenas pela fração a qual correspondem (por exemplo, nº 123456 fração 1, nº 123456 fração 2 e assim sucessivamente até a fração 10).

O billete é de extrema importância para o sorteio já que os prêmios são entregues com base nele. Para ilustrar, tomemos o caso do “El Gordo” e sua bojuda recompensa de 4 milhões de euros. Quando o prêmio é finalmente anunciado, esta quantia se direciona para o billete completo. Assim, quem tiver comprado uma cartela individual (isto é, um décimo) não receberá o prêmio inteiro, mas sim a sua décima parte que equivale a 400.000 euros. Somente se o felizardo tiver comprado o billete total com as suas 10 frações/décimos e for escolhido é que ele poderá tomar posse do montante milionário.

Ufa! Saindo de toda essa matemática, ainda há outras diferenças bem menos complicadas que valem a pena mencionar.

El Gordo: O prêmio mais cobiçado da Espanha

Lena Balk via Unsplash

Entre elas está o fato de que tradicionalmente o sorteio é apresentado pelas crianças do Colégio de San Idelfonso, centro educativo infantil mais antigo de Madri, que literalmente cantam os números (no vídeo abaixo, você pode conferir o exato momento que os meninos cantam o El Gordo de 2022).

Para que a seleção seja feita, durante o evento são utilizadas duas roletas sendo uma para as apostas e outra, para os prêmios. As crianças cantam os números sob a supervisão de um mediador e quando encontram o tão aguardado El Gordo se dirigem até uma banca de juízes que comprovam o valor do prêmio.

Para além dele, outros prêmios menores também são concedidos com valores que podem variar de 125.000 até 20 euros. Isto faz com que a cerimônia tenha uma duração bem longa podendo se estender a inacreditáveis 4 horas!

 

 

 

El Gordo na cultura popular

A Lotería de Navidad se tornou ao longo dos séculos uma das atividades de final de ano mais esperadas e comemoradas da Espanha, sempre tendo El Gordo como o centro das atenções.

Dentre as várias representações deste prêmio, talvez uma das que conseguiu demonstrar de maneira mais clara a influência deste evento na vida dos espanhóis tenha sido o anúncio feito pela própria Lotería Nacional para o ano de 2015. Esta propaganda, além de muito tocante, soube captar perfeitamente o espírito de alegria, festa e união que se observa neste período como você pode conferir abaixo:

 

 

——————

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje! Nos vemos em um próximo!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos