Mercados de Natal na Espanha | Cultura Espanhola
Back

Mercados de Natal na Espanha

¡Saludos a todos! ¿Cómo están?

O ano está chegando ao fim e com ele as festas se aproximam. Dentre as celebrações típicas do período, o Natal ocupa um querido espaço no coração de pessoas ao redor do mundo.

Isto porque a festividade natalina é normalmente aquela época em que muitos aproveitam para se reunir com a família e amigos, planejar almoços e jantares repletos de risadas e boa comida, decorar suas casas com as mais belas luzes e enfeites e, de uma maneira geral, exaltar a alegria, a união, o amor e a vida.

Apesar de seu fundo religioso, o Natal caiu no gosto popular mesmo daqueles que não seguem os preceitos cristãos e se expandiu para abarcar uma série de atividades e passeios. Na Europa, a realização dos mercados de Natal já se tornou parte indispensável da tradição sazonal.

No Brasil, entretanto, tal costume ainda é pouco conhecido e por isso pensamos que esta seria a oportunidade perfeita para apresentar este legado natalino tão especial.

Assim, no post de hoje vamos contar a história dos mercados de Natal, como aterrissou na Espanha e então sugerir cinco lugares incríveis no país para você considerar na sua próxima viagem.

Mercados de Natal na Espanha

Jonathan Borba via Unsplash

 

História: mercados medievais

A origem do mercado de Natal remonta aos tempos medievais no território que hoje representa a Alemanha. Na realidade, pesquisas apontam que alguns mercados datam desde os séculos XV e XVI.

Não existe uma clareza se o motivo principal destas feiras era realmente comemorar o Natal ou se elas ocorriam nesta fase do ano por pura coincidência.

O que se sabe com certeza é que ao longo da história elas cresceram em tamanho e audiência, mudando de um bazar trivial onde se vendia carnes e assados para uma proposta mais específica de produtos natalinos.

Mercados de Natal na Espanha

Niklas Ohlrogge via Unsplash

No entanto, nem tudo são flores na trajetória destes simpáticos estabelecimentos. Por exemplo, no final do século XIX eles foram relegados à periferia das cidades alemãs, já que muitos membros da burguesia não os viam com bons olhos. Além disso, também sofreram as consequências da convulsão do entreguerras e posterior 2ª Guerra Mundial, sendo fechados por vários anos por conta do conflito.

 

Chegando na Espanha

Foi somente com a retomada do crescimento econômico alemão, por volta das décadas de 1960 e 1970, que os mercados de Natal voltaram com força total e a partir daí não pararam mais.

De fato, eles se tornaram um produto de exportação tão bem-sucedido que conseguiram cruzar diversas fronteiras ao longo dos seus anos de existência e se acomodar em vários países desde os Estados Unidos e Canadá, até Índia e Japão. A Espanha, naturalmente, não ficou de fora deste movimento.

Hoje em dia, os mercados de Natal são os queridinhos dos espanhóis que os visitam em peso entre os meses de novembro a janeiro. Ademais, estas feiras são uma importante fonte de captação de renda e contribuem imensamente para a economia das cidades que os abrigam, atraindo tanto turistas nacionais quanto estrangeiros.

Tendo isto em mente, a seguir listaremos cinco mercados de Natal presentes na Espanha para você apreciar e se encantar.

E podemos garantir com tranquilidade: eles são de encher os olhos!

 

Veja também: Os costumes do Natal da Espanha

 

Madrid

De todos os mercados presentes na capital espanhola, o localizado na Plaza Mayor é, sem dúvidas, o mais antigo e famoso da cidade. Se estiver em Madrid durante as épocas de festas, este cantinho natalino definitivamente deve ser uma parada obrigatória!

Contando com mais de cem barracas, o evento é organizado pela Asociación del Mercado Tradicional Navideño de la Plaza Mayor e oferece aos passantes uma variedade de itens como comidas e doces típicos, artigos para presépio e objetos divertidos com temas natalinos.

Aproveite que a Puerta del Sol é pertinho dali e vá conhecer também a tradicional Árvore de Natal que é montada naquela praça!

Funcionamento: 25 de novembro a 31 de dezembro de 2022

 

Barcelona

A capital catalã também exala um charme todo especial nesta época do ano. Com ruas ricamente adornadas e banhada a luzes hipnotizantes, Barcelona fornece diversas opções de bazares natalinos aos seus cidadãos e visitantes.

Todavia, a Fira de Santa Llúcia (Feria de Santa Lucía) figura-se como a mais tradicional da cidade, exibindo respeitáveis 200 anos de existência.

Nela, é possível encontrar em torno de 300 barracas que fornecem artigos clássicos e modernos e que se dividem em setores específicos como o das árvores de Natal ou o espaço do artesanato, onde é possível encontrar o caganer – inusitada decoração catalã para este período de festas.

Funcionamento: 25 de novembro a 23 de dezembro de 2022

 

Valencia

Valencia é uma cidade de beleza arquitetônica inigualável. Assim, não é de se admirar que sua icônica Cidade das Artes e das Ciências (Ciudad de las Artes y las Ciencias) foi escolhida para sediar um dos principais mercados de Natal da metrópole valenciana.

Mercados de Natal na Espanha

Igor Ferreira via Unsplash

Desta forma, os sessenta bazares que se concentram no piso inferior do L’Umbracle não só proporcionam uma miríade de produtos à população como também procuram fazer desta visita uma experiência inesquecível.

Outra curiosidade é que, alinhado ao ambiente em que está instalado, este mercado também oferece atividades lúdicas e oficinas natalinas para as crianças tais como contação de histórias, recolhimento de cartas com pedidos de presentes e teatro de marionetes.

Funcionamento: 16 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023

 

Sugestão: 7 prédios da Cidade das Artes e das Ciências na Espanha

 

Zaragoza

Esta cidade centenária também está no rol daquelas que ganham um ar mais glamuroso no Natal por conta dos mercados típicos que se estendem sobre suas praças. Dentre as candidatas à visitação, o Mercado de Comercio y Artesanía de Navidad de Zaragoza, alocado na Plaza del Pilar, mantém-se no topo das indicações.

Isto porque, além de suas quarenta barracas de comidas e produtos natalinos, este mercado ostenta atrações únicas como o maior presépio da Espanha com mais de 1.000 metros quadrados de superfície, uma Árvore dos Desejos e a recém-inaugurada vila do Papai Noel.

Como se não bastasse, as instalações ainda têm como pano de fundo a vista extraordinária da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, tesouro do barroco espanhol. É ou não é uma imagem digna de cartão-postal?

Funcionamento: 2 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023

 

Santiago de Compostela

Por fim, mas absolutamente não menos importante, vamos até a Galicia para conhecer o Mercado de Nadal de Santiago de Compostela.

Aproveitando a beleza da ciudad vieja, esta feira comporta um total de 70 barracas que oferecem delícias gastronômicas aliadas a uma forte veia de artesanato local. A cerâmica possui um lugar de destaque, mas é possível encontrar outros produtos como joias, madeiras e vidro que também são caprichosamente trabalhados.

O mercado ainda traz um vasto conjunto de oficinas e atividades recreativas para agradar tanto crianças quanto adultos.

Funcionamento: 2 de dezembro de 2022 a 5 de janeiro de 2023

 

Talvez lhe interesse: Conhece a empanada gallega?

 

Esperamos que tenha gostado do texto de hoje e que a magia do Natal traga alegria e paz ao seu lar. Nos vemos em um próximo post!

¡Feliz Navidad!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos