Assim como falamos no post passado, o Peru está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros seja por sua história e monumentos fascinantes ou por suas paisagens cinematográficas.
Além de tudo isso, o país também é cada dia mais reconhecido como um destino gastronômico de ponta, sendo homenageado por diferentes organizações ao redor do mundo como a Organização dos Estados Americanos (OEA) que considerou a gastronomia peruana como um “Patrimônio Cultural das Américas” e a World Travel Awards (WTA) que desde 2018 classifica o Peru como o “Destino Líder na América do Sul”.
Tendo em conta estes dados bem como o interesse crescente dos brasileiros acerca da gastronomia do nosso vizinho, no post de hoje vamos trazer a receita do autêntico ceviche peruano que você pode saboreá-lo tanto de entrada quanto como prato principal.
Sugestão: Castañas e Huesos de Santo para o Halloween
Origem do prato, benefícios e homenagens
E você sabia que as raízes do ceviche remontam aos tempos pré-hispânicos? As pesquisas mais recentes apontam que os primórdios do atual ceviche vieram dos indígenas da cultura Moche que marinavam o peixe cru em uma mistura cítrica a partir de uma fruta nativa chamada tumbo juntamente com outras especiarias. Com a chegada dos espanhóis, foi introduzido ao prato o limão e a cebola, o que aos poucos foi chegando na forma como conhecemos hoje em dia.
O autêntico ceviche é preparado a partir da carne de corvina, mas caso ela não esteja disponível, é possível utilizar outros peixes do tipo carne branca como tilápia, linguado e bonito (há algumas variações do prato que inclusive utilizam camarão). Ao servir, é comum que o ceviche venha acompanhado de outros alimentos como batata-doce, milho tostado e choclo (outra variedade de milho) que garantem um equilíbrio de sabores. No caso das bebidas, a combinação mais tradicional é a chicha morada (feita à base do milho roxo), mas também é possível harmonizar com outras opções como alguns tipos de vinhos e cervejas.
Para além do gosto inconfundível e delicioso, o ceviche também proporciona muitos benefícios para a saúde de quem o consome. Isto porque o peixe contém proteínas, ômega 3 e ácidos graxos poliinsaturados que auxiliam o organismo a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias bem como ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico. Outro ponto positivo é que, por ficar marinando no limão, o peixe passa por um processo de limpeza de qualquer potencial bactéria, o que garante a segurança do consumo.
Por conta de todas estas razões, não é surpresa que o ceviche, ademais de sua popularidade, também já recebeu várias homenagens dentro e fora do Peru. Nacionalmente, todo dia 28 de junho é comemorado o “Dia Nacional do Ceviche” e em dezembro de 2023 a UNESCO o reconheceu como “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”.
Como deu para perceber, o ceviche não é apenas um orgulho nacional, mas também um prato reverenciado ao redor do mundo. Portanto, agora é hora de aprendermos como fazer esta deliciosa receita.
Leia também: Carimañola: o simpático bolinho panamenho
Receita de ceviche peruano
Ingredientes:
– 500g de peixe branco fresco (corvina, linguado ou tilápia)
– 1 xícara de suco de limão fresco
– 1 cebola roxa picada à juliana em tiras finas
– 1 pimenta gota de limão sem sementes e picada finamente
– 1 pequeno ramo de coentro fresco e picado
– 1 batata-doce cozida e cortada em rodelas
– Milho tostado e alface para acompanhar
– Milho peruano choclo (se encontrar)
– Sal e pimenta a gosto
Sugestão: Indio Viejo: o prato símbolo da Nicarágua
Modo de preparo:
– Pegue o peixe fresco e corte-os em pequenos cubos de aproximadamente 1 a 2 cm
– Em uma tigela, coloque o peixe já cortado, ponha sal e pimenta de modo que fique bem temperado ao seu gosto e em seguida adicione o suco de limão à mistura, tendo em mente que o peixe deve estar todo coberto pelo líquido.
– Mexa bem a mistura para que todos os ingredientes sejam incorporados uniformemente. Depois, deixe o peixe marinando nesta mistura em um intervalo de 10 a 15 minutos
– Em seguida, adicione a cebola roxa e a pimenta gota de limão à mistura na tigela e novamente mexa muito bem para que tudo fique bem integrado
– Pouco antes de servir, inclua o coentro cortado juntamente com a alface, batata-doce, o milho tostado e, se você encontrar, o milho peruano choclo. Lembre-se de que este prato deve ser consumido imediatamente após seu preparo!
Se você preferir acompanhar a receita por vídeo, abaixo você pode conferir um outro passo a passo de como fazer um ceviche:
Cuidados adicionais:
Como se trata de um prato cru, é importante ter em conta alguns cuidados para garantir que o seu ceviche estará na melhor qualidade possível. Por isso:
– Compre o peixe de um estabelecimento/fornecedor confiável
– Sempre utilize um peixe fresco e que estava refrigerado
– Para que a marinada seja distribuída uniformemente ao prato, é importante que os cubos de peixe sejam cortados em tamanhos mais ou menos iguais
– Não deixe o peixe marinando por muito tempo. Preste atenção no intervalo mencionado acima!
——————
Esperamos que tenha gostado da receita deste mês. Nos vemos na próxima semana!
¡Un fuerte abrazo!