Caminito – Um Museu a Céu Aberto

Impossível ir conhecer Buenos Aires e não trilhar a colorida rua, museu a céu aberto, chamada Caminito. O logradouro, no bairro de La Boca, recebeu este nome por conta do tango Caminito de Juan de Dios Filiberto, comporta em 1926.

Seja um torcedor que vai à La Bombonera ver seu time na Libertadores ou um turista que deseja desbravar a Capital Argentina, o Caminito é parada certa – ou será “caminhada certa”?

Seu perfil sinuoso se deve a um antigo canal que ali fluía até desaguar no Riachuelo, até mesmo tinha um ponte pequena e que, por isto, este pedacinho do bairro se chamava Puntin (em dialeto genovês). Até 1920 ali percorria um bonde portuário e, depois de parar operações, a rua começou a ser conhecida por La Curva, o qual estava virando um depósito de lixo.

Caminito e seus trilhos de bonde em 1939

Mas a história teve sua reviravolta em 1950 quando vizinhos se reuniram para recuperar o local, entre eles o pintor de La Boca, Benito Quinquela Martín. Sua intenção era “converter este pardieiro em rua alegre”. Casas de madeira e zinco foram todas pintadas de cores distintas e, além disto, obras de arte doadas ao Caminito estão expostas no local, fazendo dela realmente um museu ao ar livre.

Toda esta paixão pelo local garante que a rua tenha até mesmo subsídio do governo para que seus moradores possam conservar suas casas tal qual o tradicional estilo conventillo boquense, que são casas precárias que acompanham o bairro desde sua fundação, ao fim do século XIX, pelos imigrantes de Gênova, na Itália.

foto por Rcidte 

 

O que fazer no Caminito

Visite o Caminito em dia ensolarado para realçar ainda mais o colorido de suas casas. A partir das 11h da manhã os restaurantes já estão abertos. Logo, você pode ir cedo, tomar um café com medialunas e sair para trilhar a rua, fazendo sua pausa para o almoço.

Depois do almoço, vocêpode visitar outros pontos dos arredores, se preferir, para que à noite possa desfrutar de eventos e o charme dos seus bares no verão – tome cuidado apenas com o deslocamento à noite, de preferência vá direto ao local escolhido.

Argentina


posts Relacionados

Receita de Pulpo a la Gallega (Polvo à Galega)

Este é um prato tradicional da região espanhola da Galícia, servido principalmente em...

Exposição Iberoamericana de Sevilla em 1929

A ideia nascida em 1909 visava uma reforma urbanística, fomentar o turismo, ressucitar...