Back

Carimañola: o simpático bolinho panamenho

Como neste mês vimos sobre o Panamá para a série dos hispanofalantes, decidimos também compartilhar uma receita desta pequena, mas importante nação: a carimañola. Na realidade, este prato também é típico da gastronomia colombiana, o que faz sentido já que até pouco tempo atrás ambos faziam parte do mesmo país. Seja como for, seus ingredientes acessíveis e preparo simples fizeram com que estes bolinhos à base de mandioca encantassem não somente a panamenhos e colombianos, mas também atraíssem admiradores em todo o mundo.

Por isso, vamos conhecer mais sobre ele!

 

Sugestão: Indio Viejo: o prato símbolo da Nicarágua

 

História e possível origem

Até os dias atuais, estudiosos se debruçam em torno da carimañola para descobrir sua real origem. Não há nenhuma conclusão de fato, mas uma das teorias mais comuns afirma que a palavra venha do francês “carmagnole” que se refere tanto a um tipo de casaco quanto a uma famosa canção do período da revolução francesa.

Tendo em vista a presença dos franceses em toda a América Latina bem como a importância do Panamá como canal de comunicação entre diferentes partes do mundo, é natural pensar que aquela região serviu como um ponto de intercâmbio de variadas culturas o que naturalmente veio a influenciar a gastronomia local. No entanto, esta é apenas uma teoria que ainda não pode ser comprovada e, portanto, a origem da carimañola continua um mistério.

Carimañola: o simpático bolinho panamenho

Jdvillalobos via Wikimedia Commons

Por outro lado, sabe-se que este bolinho recheado também é muito popular na Colômbia. Como estes atuais países já formaram um estado unificado no passado, o mais provável é que este prato tenha surgido durante este período como demonstram alguns estudos que atribuem sua criação por volta do século XIX ou até mesmo antes disso. Independentemente das circunstâncias, o que se pode afirmar com certeza é que a carimañola estendeu sua popularidade não somente para Panamá e Colômbia, mas sim por toda a América Latina.

Como dito anteriormente, este bolinho é feito com massa de mandioca e contém diversos recheios, sendo normalmente carne moída, frango e/ou queijo branco. Depois de colocados, a carimañola é fechada em um formato que se assemelha a um croquete grande e frito no azeite de oliva. Pode ser consumido tanto no café da manhã quanto à tarde ou como um aperitivo antes da refeição principal.

 

Leia também: Noite dos tacos: aprenda a fazer em casa!

 

Receita de carimañola

Carimañola: o simpático bolinho panamenho

La propia carimañola via Wikimedia Commons

Ingredientes:

Massa:

– 1 kg de mandioca descascada, limpa e cortada na metade (retire a parte do meio)

– 1 colher de sopa de sal

– 2 litros de água

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

 

Recheio (carne moída):

– 500g de carne moída de boi

– 1 cebola picada em cubos pequenos

– 1 maço de cebolinha picado em tiras finas

– 1 maço de coentro picado em tiras finas

– 1 pimenta de cheiro picada em pedaços pequenos

– 3 dentes de alho triturados

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de chá de adobo/adobar

– 1 colher de chá de azeite vegetal

 

Carimañolas:

– 2 xícaras de azeite vegetal

– 3 colheres de sopa de farinha de trigo

 

Sugestão: Baleadas: um prato com nome pra lá de inusitado

 

Modo de preparo:

– Começando pela preparação da massa, pegue uma panela funda, coloque água e sal e então ligue o fogão a fogo médio-alto. Espere até que ferva e em seguida coloque a mandioca, deixando cozinhar em torno de 20 minutos até que fique macia

– Quando a mandioca atingir este ponto, retire-a da panela e deixa que escorra a água em excesso em um escorredor. Finalizado este passo, coloque a mandioca em um recipiente plano para que possa amassá-la com mais facilidade

– Com a ajuda de um processador, faça um purê com a mandioca, adicionando sal e farinha de trigo. Deixe toda a mistura bem amassada e reserve-a

– Passando para o preparo da carne, pegue uma caçarola, ponha o azeite e em seguida coloque o fogão a fogo médio. Quando estiver quente, adicione a cebola, cebolinha, pimenta de cheiro, coentro e alho. Deixe tudo fritar por aproximadamente cinco minutos e quando a cebola já estiver em uma textura mais transparente, adicione a carne, o sal e o adobo/adobar. Cozinhe tudo, cuidando para que todos os ingredientes fiquem bem integrados. Quando secar totalmente a água da carne, apague o forno e reserve-a à parte

– Agora começa a preparação das carimañolas propriamente ditas. Pegue um pouco da massa de mandioca que deixou separada e coloque uma quantidade suficiente que caiba na palma da sua mão. Achate-a, mas mantenha uma grossura de aproximadamente 5 milímetros

– Coloque uma colherada de recheio na massa e então a feche pelas bordas até o centro de modo que fique em um formato semelhante a um croquete. Faça este processo até que todo o recheio seja posto na massa

– Em seguida, pegue um prato plano e adicione três colheres de sopa de farinha de trigo. Passe as carimañolas pela farinha até que estejam totalmente cobertas e reserve-as à parte (lembre-se de retirar o excesso)

– Pegue uma caçarola funda, coloque o azeite nela e deixe-o esquentar em fogo médio com a tampa. Quando estiver bem quente, coloque aos poucos as carimañolas para que sejam fritas (este processo deve levar em torno de 3 minutos para cada lado das carimañolas)

– Quando estiverem finalizadas, coloque-as em um prato plano com papel toalha suficiente para escorrer o excesso de óleo e finalmente suas carimañolas estão prontas para consumo! Esta receita que passamos resulta mais ou menos em 12 unidades.

 

Se preferir, acompanhe o passo a passo de uma outra versão desta mesma receita pelo vídeo do Youtube abaixo:

 

——————

 

Esperamos que tenha gostado da receita deste mês. Se você fizer na sua casa, depois nos conte como ficou. Nos vemos no próximo post!

 

¡Un fuerte abrazo!

Esther Fuentes
Esther Fuentes