A ceia de Natal no Brasil é um dos momentos mais importantes das reuniões de família, sendo muito comum ver as pessoas passando várias horas na cozinha com o intuito de preparar um prato saboroso que vai compartilhar com seus familiares. Geralmente, a estrela da festa entre os salgados é o peru ou o chester que também é acompanhado por arroz (quase sempre repaginado com outros ingredientes para deixá-lo bem colorido como legumes e passas), farofa, salpicão e maionese. Entre as sobremesas, as preferências são o panetone e chocotone, rabanada, manjar de ameixa e frutas da estação.
E por acaso você já teve curiosidade de saber como é a ceia de Natal em outros países? Pois bem, hoje vamos responder sua dúvida trazendo alguns pratos tipicamente consumidos durante a Nochebuena da Espanha. Vale lembrar que estes são apenas alguns exemplos, já que a variedade de pratos é grande e muda muito dependendo da região do país.
Mesmo assim, que tal se inspirar em alguma destas sugestões e incluí-la na sua ceia de Natal deste ano?
Leia também: Mapa gastronômico da Espanha – parte 1
Salgados
Huevos rellenos
Dentre os aperitivos, um dos mais fáceis de se preparar são os huevos rellenos, que nada mais são do que ovos cozidos, cujo interior é recheado com outros ingredientes. Normalmente, o atum é o mais pedido, mas ele pode ser substituído por uma infinidade de opções como camarões, caranguejo, maionese ou até mesmo guacamole.
Por ser um prato frio, ele se torna perfeito para a ceia de Natal no Brasil já que, ao contrário do hemisfério norte, estamos em pleno verão. Aqui neste link, você pode conferir uma das versões desta receita.
Almejas a la marinera
Se você é fã de peixes e/ou frutos do mar, então está no lugar certo, já que a ceia espanhola é repleta destes alimentos. Porém, se eles não forem sua preferência, não se preocupe! Também vamos mostrar outras opções de carne em seguida.
No caso das almejas, estes mariscos são mais conhecidas no Brasil como amêijoas ou vôngoles e são bem fáceis de achar na costa do nosso país. Para esta receita, eles são cozidos em uma caçarola juntamente com uma mistura de alho, sal, vinho branco e salsinha.
Além do seu preparo rápido, as almejas combinam muito bem como entrada para os pratos principais. Apenas tome cuidado de comprá-las em um fornecedor confiável e lembre-se de retirar qualquer resto de terra que possa ter permanecido. Para isso, é importante deixá-las de molho por algumas horas, trocando a água de tempos em tempos. Neste vídeo, você pode conferir o passo a passo desta receita.
Salpicón de mariscos
Todos sabemos que o salpicão é um dos queridinhos das ceias de Natal brasileiras e na gastronomia espanhola não seria diferente. No entanto, enquanto a nossa versão leva frango como proteína principal, na Espanha é muito mais comum que sejam usados peixes (especialmente o tamboril, mas podem ser outros do tipo branco como badejo ou robalo) e frutos do mar como polvo, camarões e caranguejos.
Para complementar o prato, o salpicón de mariscos espanhol aposta em peso nos pimentões como o verde, vermelho e a páprica que são usados em abundância para trazer mais sabor à mistura. É outro prato bem fresco que casa perfeitamente como entrada. Veja mais sobre esta receita clicando neste vídeo.
Sugestão: Mapa gastronômico da Espanha: parte 2
Pavo relleno
Para aqueles que não abrem mão do bom e velho peru recheado, podemos lhe dizer que os espanhóis também têm receitas deliciosas com este prato que se popularizou principalmente por causa da influência dos EUA e de seu famoso Dia de Ação de Graças. Na Espanha, não existe exatamente uma versão que se destaque mais do que as outras, já que cada família tem um estilo próprio de preparar a depender dos recheios e temperos.
Porém, uma das formas mais tradicionais consiste em um recheio de pancetta, alho-poró, fatias de pão duro, passas, damasco, nozes e maçã. Somado a isso, utiliza-se banha suína e vinho doce sobre o peru para que ele fique com mais sabor e daquele jeito que todo mundo ama: crocante por fora e suculento por dentro. Neste link aqui, você tem acesso a essa receita com um vídeo que mostra o passo a passo.
Lomo a la sal
A última sugestão de salgado da nossa lista é o lomo a la sal, um prato feito com carne de porco e que alia bom gosto com praticidade.
Para seu preparo, o lombo do porco é envolvido com uma mistura de temperos e ervas e então levado à geladeira para pegar mais esse sabor. Após este tempo, a carne é colocada no forno, momento este em que é totalmente revestida por sal grosso. Este passo é importante, pois vai garantir que o lombo fique uniformemente cozido.
No vídeo deste link, você verá como realizar este prato é rápido e seu aspecto final fica simplesmente fantástico.
Doces
Turrón
Finalmente chegamos aos doces. Outro momento de muita expectativa durante a ceia e o nosso primeiro representante da lista, na verdade, já foi falado de forma mais aprofundada no post do ano passado. Contudo, ele é tão popular nas mesas espanholas que decidimos mencioná-lo mais uma vez.
O turrón (torrone como é mais conhecido no Brasil) é um tipo de tablete muito popular em vários países da Europa e feito a partir do cozimento de açúcar e mel, podendo ser recheado com uma variedade de sementes oleaginosas como amêndoas, amendoim e pistache. Além disso, sua massa pode apresentar um aspecto tanto duro quanto macio (turrón duro e turrón blando, respectivamente). Embora seja comum que os turrones já sejam comprados prontos, é possível também reproduzi-los em casa como é mostrado neste vídeo.
Conteúdo relacionado: 12 Uvas e um turrón para o Ano Novo
Mantecado
Este doce típico espanhol é popular em qualquer época do ano no país, mas definitivamente se torna ainda mais procurado durante o Natal. Sua existência data do século XVI na Andaluzia e estudiosos acreditam que ele foi criado devido a um excedente de banha suína e cereais na região, o que promoveu seu uso em novas receitas.
Tradicionalmente, o mantecado é feito apenas de banha suína, farinha, vinho e um pouco de açúcar de confeiteiro por cima como mostra esse vídeo. Porém, atualmente existem muitas variações, sendo as mais populares os mantecados de amêndoas, de chocolate e de limão.
Mazapán
Por fim, fechamos nossa lista de hoje com o delicioso mazapán, um tipo de bolinho doce, cuja massa é feita a partir de açúcar e amêndoas moídas e acredita-se que seja um doce de raízes no Oriente Médio. Na Espanha, a primeira referência ao mazapán (marzipã em português) remonta ao ano de 1577. Segundo alguns estudiosos, foi no convento de San Clemente (Toledo) que se desenvolveu a forma do mazapán como se conhece hoje em dia.
Assim como ocorre com os turrones e os mantecados, o mazapán pode ser facilmente adquirido em lojas e confeitarias em toda a Espanha, especialmente na época de Natal. Por outro lado, é totalmente viável de fazê-lo em casa tal qual apresentado neste vídeo.
——————
Esperamos que tenha gostado da nossa sugestão de ceia de Natal. Aproveitamos também para desejar um ótimo período de festas repleto de alegrias em companhia daqueles que são queridos e especiais para você.
¡Feliz Navidad y un próspero Año Nuevo!