A Espanha tem a honra e o reconhecimento de ter 13 de suas cidades declaradas como Patrimônio da Humanidade. Mas, com “grandes poderem vêm grandes responsabilidades” e este grande país precisa proteger ao máximo o nosso patrimônio, a nossa história.
Para ajudar na preservação do que nos é histórico, foi criado em 1993 um grupo que atua de maneira conjunta para proteger estas cidades e seus patrimônios históricos e culturais. Você pode ler mais sobre o grupo acessando este link, pois aqui viemos falar das cidades. 🙂
Na primeira parte desta postagem você conhece 6 das 13 cidades e, no próximo post, as outras 7 cidades.
Alcalá de Henares
Cidade de Miguel de Cervantes, nascido ali em 1547. Cidade símbolo do Renascentismo, principalmente no que diz respeito à língua castelhana e a época de ouro da literatura espanhola. Alcalá de Henares fica na Comunidade Autônoma de Madrid.
Ávila
É o que há de mais expressivo no exemplo de cidade amuralhada da Idade Média. Ávila, em Castilla y León, é a cidade mais próxima dos céus da Espanha, a mais alta, e que assim como diversas cidades medievais, trás consigo a cultura de judeus, mouros e cristãos.
Cáceres
Habitada desde os longínquos tempos do Paleolítico, por Cáceres já passaram romanos, portugueses, judeus e castelhanos. Hoje é uma cidade de patrimônio histórico-cultural inigualável.
Córdoba
Entre toda a Europa, poucos lugares são tão ricos em cultura e história quanto a cidade de Córdoba na Espanha. É a cidade das três culturas, tendo mesquitas, bairros judeus e catedrais muito próximas umas das outras. Um símbolo de respeito entre religiões e culturas. Leia mais no post “5 lugares para visitar em Córdoba”.
Cuenca
A geografia de Cuenca faz ainda mais incrível as suas ruas e construções que desafiam o tempo e espaço que ocupam. Sem dúvidas, uma das imagens mais marcantes de Cuenca são as casas suspensas, construídas à beira de um penhasco, mas que tem muito mais para apresentar em seu bairro histórico com suas igrejas, muralhas e pontes.
Ibiza/Eivissa
Desde o ano 654 a.C., quando foi fundada pelos fenícios, pela costa mediterrânea de Ibiza já passaram diversas civilizações e nela deixaram sua história. Foram os fenícios, romanos, muçulmanos, vândalos e bizantinos que ergueram as muralhas muçulmanas, necrópole púnica Puig des Molins.