Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar! | Cultura Espanhola
Back

Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar!

Como já dizia o ditado: “no creo en brujas, pero que las hay, ¡las hay!”

 

¡Hola, mi gente! ¿Cómo están?

Enfim, chegamos naquela época do ano que talvez seja a mais misteriosa de todas. À medida que o final de outubro vai se aproximando, se torna impossível ignorar as celebrações do Halloween, também chamado de Dia das Bruxas.

Apesar de suas origens remontarem ao festival celta do Samhain e de ser particularmente popular nos países anglófonos, o Halloween tem sido bem-sucedido em ganhar mais adeptos em diferentes cantos do mundo.

No território ibérico, as festas desta época estão sendo cada vez mais aderidas pela população e adaptadas ao gosto local. Por isso, é possível encontrar eventos ocorrendo tanto em grandes cidades quanto em alguns vilarejos (pueblos), sempre atraindo turistas aficionados pelo sobrenatural.

De qualquer forma, uma coisa é certa: a Espanha possui uma rica variedade de histórias e lendas que são, no mínimo, intrigantes. Sendo assim, que tal aproveitar este clima enigmático que circunda o final de outubro e começo de novembro conhecendo alguns casos assombrados do país?

 

Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar!

 

Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar!

Fonte: Wikipedia

A Cadeira do Diabo (El sillón del Diablo)

Diz a lenda que este temido objeto pertenceu a um médico chamado Andrés de Proaza, o qual possuía a aterrorizante fama de realizar rituais malignos e feitiçaria em sua residência em Valladolid no século XVI.

Quando um menino de 9 anos desapareceu nos arredores, a Inquisição bateu a sua porta e ele confessou durante interrogatório que realmente havia assassinado o garoto. No entanto, negou qualquer pacto demoníaco.

Apesar disto, a confissão de Proaza revelou algo sinistro sobre sua cadeira de trabalho. É que, de acordo com o médico, ao sentar-se naquele objeto para fazer suas anotações da autópsia ele entrava em um estado similar ao transe e experimentava diversas sensações paranormais que o concediam o conhecimento necessário para prosseguir com suas atividades.

Não bastasse tal alegação, ele ainda advertiu que o móvel nefasto provocaria a morte de quem tentasse destruí-lo ou, se alguém que não fosse um médico, decidisse se sentar nele. No final, Proaza acabou por ser enforcado e seus bens foram transferidos para a Universidade de Valladolid.

Curiosamente, algo bizarro se sucedeu no século XIX. Desavisado de tal lenda, um bedel da universidade estava limpando o local onde se encontrava a cadeira e resolveu descansar um pouco nela. Poucos dias tempos, apareceu morto. Um segundo bedel seguiu o exemplo do primeiro e também sucumbiu ao mesmo destino.

Depois destas mortes trágicas, ficou determinado que ninguém mais poderia se sentar na Cadeira do Diabo que atualmente está exposta no Museo de Valladolid.

 

Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar!

Fonte: Wikipedia

Hospital das Cinco Chagas (Hospital de las Cinco Llagas)

Normalmente, acredita-se que locais onde abrigavam doentes e/ou foram palco de várias mortes conservam uma aura pesada bem como espíritos que permanecem no recinto.

Talvez esse seja o caso do atual Parlamento da Andaluzia em Sevilha e que anteriormente funcionou como um hospital.

Conhecido como Hospital de las Cinco Llagas, a instituição foi erguida em 1546 e se manteve ativa como uma casa para enfermos até 1972.

Mesmo após sua reestruturação, conta-se que ainda é possível avistar um fantasma específico da época do hospital rondando pelos seus corredores.

O espírito em questão seria de uma freira, Irmã Úrsula (Sor Úrsula), que atuava como enfermeira no século XVII até ser levada pela peste. Longe de ser uma figura benevolente, é dito que esta religiosa era cruel e apreciava fazer mal àqueles a sua volta.

Pior do que isso é saber, de acordo com relatos, que o espectro desta freira pode ser visto até os dias atuais. Segundo testemunhas, ela anda pelas dependências do que era o antigo hospital sempre à noite, vestindo o hábito típico e carregando um molho de chaves consigo.

 

Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar!

Fonte: Wikipedia

O vilarejo excomungado

Sim, você leu certo. Não somente pessoas, mas lugares já foram excomungados pela Igreja Católica. Aliás, um lugar até onde se tem registro.

Trata-se do pueblo de Trasmoz, pertencente à província de Zaragoza. Um pequeno povoado com menos de 100 habitantes, porém que guarda muitos mistérios desde a Idade Média principalmente envolvendo a possível presença de bruxas.

A história de Trasmoz é envolta em controvérsias sobre o que aconteceu verdadeiramente na região. Entretanto, a versão mais divulgada diz que seu castelo era um lugar de encontro para praticantes de bruxaria durante o século XIII.

Devido a esta razão, a Igreja local teria resolvido agir e amaldiçoar o povoado com a permissão do papa. Por incrível que pareça, até hoje nenhum pontífice retirou esta sentença.

Por outro lado, o vilarejo tem conquistado um grande interesse de entusiastas por histórias assombradas e atualmente oferece a possibilidade de visitar o infame Castelo de Trasmoz e agora Museo de la Brujería.

 

Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar!

Fonte: Wikipedia

A Casa das Sete Chaminés (La Casa de las Siete Chimeneas)

Histórias de aparições com mulheres vestindo branco são bem comuns mundo afora. Em Madri, existe um incidente macabro envolvendo os moradores da Casa de las Siete Chimeneas, localizada na Plaza del Rey.

A lenda diz que uma mulher chamada Elena era casada com um capitão e habitava no local. Em um dado momento, o militar foi convocado para uma guerra e acabou morrendo em batalha. Desolada pela perda, Elena foi definhando até ser encontrada morta.

Contudo, pouco tempo depois surgiram indícios de que na verdade ela havia sido assassinada, haja vista que a mulher tinha marcas de faca em seu corpo. Por algum motivo, o principal acusado de tal crime foi seu próprio pai, o qual mais tarde foi encontrado enforcado em uma viga da casa.

Porém, alguns murmuravam que o homicídio poderia ter sido ordenado pelo próprio rei Felipe II, já que ela seria secretamente sua amante. No entanto, não houve possibilidades de novas investigações, pois o cadáver da moça desapareceu misteriosamente.

Alguns anos depois, começaram a surgir os primeiros relatos de pessoas que afirmavam ver uma mulher vestida de branco e que caminhava no telhado da casa, presumivelmente o fantasma de Elena.

A suposição ganhou ainda mais força quando um esqueleto feminino foi encontrado no final do século XIX por conta de reformas no edifício.

 

Cinco histórias de terror espanholas que são de arrepiar!

Fonte: Unsplash

A Mulher da Curva (La Chica de la Curva)

Por fim, uma das histórias de terror mais famosas da Espanha. No entanto, apesar de sua natureza sobrenatural, a Chica de la Curva não tem intenções de causar nenhum mal àqueles com quem interage, mas sim alertá-los dos riscos durante sua viagem.

A versão mais conhecida remete a um motorista que voltava para casa por uma rodovia das Costas del Garraf (Catalunha) em uma noite chuvosa. De repente, ele percebeu a figura de uma mulher vestindo uma camisola branca e parada na estrada. Apesar de achar estranho, resolveu dar carona.

O motorista então tentou saber alguma informação da jovem sobre o motivo de estar ali, mas ela apenas desconversava. Quando chegou perto de uma curva muito fechada, a mulher o aconselhou a reduzir a velocidade e redobrar o cuidado.

Percebendo o perigo do qual se livrara, o motorista agradeceu à jovem. Ela, por sua parte, somente declarou que esta era sua missão já que tinha morrido naquela mesma curva há anos atrás. Quando ele se virou para encará-la, percebeu que não tinha mais ninguém ao seu lado, embora o assento ainda estivesse molhado.

 

 

E aí, teriam coragem de conferir uma destas histórias pessoalmente? Já conheciam alguma delas ou sabem de outras? Compartilhem com a gente!

Esperamos que tenham gostado do texto de hoje e nos vemos no próximo post. ¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos