Espanha dá vida a House of the Dragon | Cultura Espanhola
Back

Espanha dá vida a House of the Dragon

¡Hola, mi gente! ¿Cómo están?

O universo fantástico criado por George R.R. Martin é definitivamente um fenômeno da cultura pop atual. Recheado de tramas, reviravoltas, batalhas e, é claro, dragões, as histórias de Westeros e suas intrigas em torno do cobiçado Trono de Ferro converteram uma legião de fãs entre leitores e espectadores.

Nas telinhas, uma parte deste mundo já foi contado pela aclamada série Game of Thrones, dividida em oito temporadas e transmitida entre 2011 e 2019. Desde aquela época, os cenários da superprodução impressionam e muitas vezes confundem os olhos dos observadores. Afinal, dada tanta beleza e majestade, seriam eles reais ou também fantasia?

A verdade é que, apesar dos elementos gráficos e efeitos especiais, muitas das locações apresentadas na série existem realmente e a Espanha, em especial, ocupa uma posição de destaque neste quesito.

De fato, a variedade de monumentos presentes no país fez com que ele pudesse proporcionar desde castelos opulentos até ruas despojadas das grandes cidades em Westeros e Essos.

Consequentemente, é natural que o mais novo spin-off deste universo, House of the Dragon (conhecido em espanhol como La Casa del Dragón), também se beneficiasse de tais cenários exuberantes. Diferentemente de sua predecessora, House of the Dragon foca-se no reinado da família Targaryen e especificamente no grande cisma que se abalará no seio desta casa por conta de divergências quanto à sucessão ao trono.

Assim sendo, para se ambientar melhor nesta nova narrativa trazemos para vocês neste post cinco cenários marcantes de La Casa del Dragón com marca registrada espanhola!

 

Espanha dá vida a House of the Dragon

Cáceres (Extremadura)

Passear pelas ruas de Cáceres é um convite para recordar o passado. Fundada no ano 29 a.C., a localidade soube preservar muito bem sua memória ancestral na área da cidade velha (casco antiguo). Não é surpresa, portanto, que este município em Extremadura foi o escolhido para representar a capital de Westeros, King’s Landing, reduto da família real Targaryen.

Como a maior parte da primeira temporada se passa justamente na capital do reino, diversos pontos turísticos de Cáceres são facilmente identificáveis.

Espanha dá vida a House of the Dragon

Foto em Wikipedia

Entre eles, destacam-se a Plaza de Santa María que serviu como palco da chacina perpetrada por Daemon Targaryen na função de Lorde Comandante da Patrulha da Cidade, a Plaza de San Mateo e os adarves de Cáceres (caminhos de ronda construídos sobre as muralhas).

Aliás, Daemon e Rhaenyra Targaryen protagonizaram outras cenas importantes no casco antiguo quando os personagens saíram escondidos da Fortaleza Vermelha e foram explorar os becos de King’s Landing. No entanto, uma das últimas cenas em Cáceres na primeira temporada aconteceu precisamente com os rivais de Rhaenyra, os irmãos Aegon e Aemond Targaryen, que se enfrentaram na escadaria pertencente à igreja San Francisco Javier.

Vale pontuar que Cáceres já marcou presença anteriormente em Game of Thrones lá na sétima temporada. Foi durante a caminhada de Euron Greyjoy até a Fortaleza Vermelha levando as prisioneiras Yara Greyjoy, Ellaria Sand e Tyene Sand.

 

Veja também: A Espanha e os cenários de Game of Thrones

 

La Calahorra (Andaluzia)

A Andaluzia foi uma região constantemente usufruída em Game of Thrones devido à pluralidade de suas construções. Entretanto, em House of the Dragon somos apresentados a um novo cenário até então desconhecido. Trata-se da cidade de La Calahorra na província de Granada e que guarda entre suas fronteiras um castelo extraordinário.

Construído entre 1509 e 1512, o castelo de La Calahorra possui traços típicos do estilo renascentista e está alocado de maneira imponente no alto de uma colina a mais de 1.000 metros do chão.

Espanha dá vida a House of the Dragon

Foto em Wikipedia

Por transmitir uma presença tão notável, a fortificação colocava-se como a candidata perfeita para representar a morada de Daemon com sua esposa, Laena Velaryon, e as filhas do casal, Baela e Rhaena, durante estadia da família em Essos.

 

Jardins de Santa Clotilde (Catalunha)

Como mencionado anteriormente, a primeira temporada da série teve um foco maior em King’s Landing. Por isso, mais uma vez voltamos à capital do reino dando um salto de Extremadura para a Catalunha.

Lá, nas costas do Mar Mediterrâneo, encontra-se a bela cidade de Lloret de Mar. Dentre outros recantos paradisíacos, o município litorâneo foi selecionado por conta de uma atração muito particular: os Jardins de Santa Clotilde.

Espanha dá vida a House of the Dragon

Foto em Wikipedia

Planejado dentro do movimento artístico espanhol conhecido como novecentismo, estes jardins são ricamente adornados com variadas flores, árvores e arbustos que se intercalam com refinadas estátuas. Soma-se a este quadro uma privilegiada vista para o mar azul turquesa e o resultado não poderia ser nada menos do que sublime.

Em House of the Dragon, o ambiente foi escolhido a dedo para as cenas externas da Fortaleza Vermelha. Assim, sua beleza é facilmente reconhecível no segundo episódio, quando o rei Viserys Targaryen conversa com os personagens Rhaenys Targaryen, Corlys Velaryon e a filha do casal, Laena.

 

Sugestão: 5 lugares para visitar em Córdoba, Espanha

 

San Juan de Gaztelugatxe (País Vasco)

Este é um cenário conhecido pelos fãs da saga por já ter retratado o refúgio da família Targaryen, Pedra do Dragão.

Nas últimas temporadas de Game of Thrones, o local se sobressaiu em um dos momentos mais aguardados da série ao mostrar a chegada triunfal de Daenerys Targaryen a Westeros depois de anos no exílio.

Espanha dá vida a House of the Dragon

Foto em Unsplash

Certamente, podemos dizer agora que House of the Dragon não ficou para trás e foi capaz de entregar momentos igualmente grandiosos.

Tendo a personagem Rhaenyra como protagonista, as escadarias de San Juan de Gaztelugaxte encarnaram embates icônicos. O primeiro foi durante a juventude de Rhaenyra quando ela enfrentou seu tio, Daemon. Anos mais tarde, ela confrontaria naquele mesmo espaço um grupo de aliados do seu rival, Aegon. Tudo isso na presença de destemidos dragões! Tem como ser mais épico?

 

Trujillo (Extremadura)

Voltando para Extremadura, há outra locação que também já apareceu em Game of Thrones graças a seu castelo de aspecto medieval que representou a sede da família Lannister.

Desta vez, Trujillo foi um importante complemento para as cenas rodadas na vizinha Cáceres, adicionando mais camadas à capital real.

Espanha dá vida a House of the Dragon

Foto em Wikipedia

O principal ambiente elegido nesta cidade foi a sua Plaza Mayor, cujo amplo espaço foi transformado em um mercado de King’s Landing. Sua aparição ocorre logo nos primeiros minutos do episódio de estreia quando as versões jovens de Rhaenyra e Alicent Hightower passam de carruagem rumo à Fortaleza Vermelha.

Uma curiosidade é que na vida real esta praça conta com uma estátua de Francisco Pizarro montado em um cavalo. Talvez servindo de inspiração ou não, a escultura foi modificada digitalmente para assumir a forma de um dragão, símbolo máximo da família Targaryen.

Além da praça central, Trujillo também está presente de maneira breve com La Alberca, monumento semelhante a um poço com 14 metros de profundidade e que mescla características das arquiteturas romana e islâmica.

 

———————–

Estonteantes, não é mesmo? Parece até que saíram de um livro de contos de fadas! E que tal admirá-los com seus próprios olhos? Já pensou como seria incluir um destes cenários cinematográficos na sua próxima viagem?

A Cultura Espanhola tem uma parceria com a Piquenique Seguros que disponibiliza excelentes serviços de seguro-viagem. Assim, vocês podem ficar tranquilos com esses detalhes burocráticos e se focar no que realmente importa: aproveitar a experiência de conhecer lugares incríveis! Para mais informações, clique aqui.

Esperamos que tenham gostado do texto de hoje e nos vemos no próximo.

¡Hasta luego!

 

Aproveitando que está aqui: 48 patrimônios mundiais da Espanha pela UNESCO

 

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos