Back

Como Madrid se transforma para as Fiestas de San Isidro

Maio está entre os meses mais queridos para os madrilenhos já que é nesta época que são celebradas as famosas Fiestas de San Isidro, uma série de festividades em honra a este santo que também é um dos patronos da capital espanhola.

Embora a data oficial seja somente 15 de maio, desde o início do mês a cidade se transforma e recebe tanto cerimônias religiosas para saudar Santo Isidro como também eventos culturais e gastronômicos que buscam relembrar as raízes e tradições de um lado e celebrar a modernidade e cosmopolitismo de Madrid de outro.

Assim, no post de hoje vamos conhecer mais sobre estas festas, quando surgiram, quais são suas principais características e o que todo turista deve saber antes de visitar a cidade neste período.

 

Sugestão: Bodas de Isabel: o “Romeu e Julieta” espanhol

 

Origem das festas e o quadro de Goya

De acordo com a tradição cristã, Santo Isidro (também chamado de “Santo Isidro, o Lavrador”), foi um agricultor nascido em Madrid no início do século XI que teria sido responsável por uma série de milagres envolvendo desde curas inexplicáveis a milagres relacionados à água. Um dos mais mencionados é o milagre da fonte, no qual acredita-se que Isidro fez brotar água do chão ao bater com seu cajado. De lá, surgiu uma fonte com propriedades curativas que existe até os dias atuais e hoje em dia faz parte de uma ermida construída justamente em torno desta nascente.

Ao longo dos séculos a devoção a Santo Isidro foi crescendo, inclusive entre membros da Família Real Espanhola como o rei Carlos III. Quando o processo de beatificação foi finalmente concluído em 1619, ficou também estabelecido o 15 de maio como a dia oficial de Isidro.

Como Madrid se transforma para as Fiestas de San Isidro

Francisco de Goya (domínio público) via Wikimedia Commons

A partir deste marco, se tornou comum que devotos realizassem romarias anuais para beber a “água do santo” e em seguida aproveitassem o dia nas proximidades, saboreando quitutes no parque de San Isidro (popularmente conhecido como Pradera de San Isidro).

Aliás, esta reunião popular era tão notável desde o seu princípio que foi imortalizada pelo pintor Francisco de Goya em seu quadro de 1788 intitulado justamente “La Pradera de San Isidro”.

Mais do que um registro histórico, esta obra demonstra claramente uma tradição profundamente enraizada entre os madrilenhos, a qual se adaptou ao longo dos séculos, porém que soube manter sua essência com distinta qualidade.

 

Leia também: Festival de La Vijanera

 

Principais características e atrações

Atualmente as Fiestas de San Isidro se iniciam no início do mês (por exemplo, em 2025 haverá eventos culturais e artísticos desde o dia 3 de maio) e continuam até 15 de maio, quando ocorre o ápice da celebração.

No entanto, o início oficial se materializa de fato com a lectura del pregón (ato público de anúncio da festa, geralmente performado por uma personalidade conhecida). A partir deste ponto, cidadãos locais e turistas podem aproveitar um leque variado de atividades para todos os gostos.

Dentre as atividades religiosas, destacam-se a já mencionada romaria até a ermida de San Isidro que se soma a outros atos igualmente memoráveis como a bênção da fonte e consagração ao santo e a missa na Colegiata de San Isidro, igreja barroca localizada no bairro La Latina.

Como Madrid se transforma para as Fiestas de San Isidro

Javier Perez Montes via Wikimedia Commons

Do ponto de vista artístico, são notáveis o Pasacalles de Gigantes y Cabezudos (desfile com grandes bonecos parecidos ao que vemos em Olinda), as apresentações de grupos folclóricos bem como concertos ao vivo e gratuitos de uma série de estilos como rock, pop, indie e eletrônico. Outro elemento indispensável das festas são as danças tradicionais que estampam o tradicional espírito madrilenho juntamente com os chulapos e chulapas que veremos mais adiante.

Por fim, a festa não estaria completa sem uma oferta gastronômica de dar água na boca. Assim, os visitantes poderão se deliciar com uma variedade de barracas que vendem diversos salgados e doces típicos da região como gallinejas, bocadillo de calamares e rosquinhas de San Isidro em diferentes formatos (listas, tontas, francesas e de Santa Clara). Entre as bebidas, é comum principalmente a limonada madrilenha que mistura limão e açúcar com vinho e pedaços de fruta (normalmente maçãs).

Para fechar com chave de ouro, as Fiestas de San Isidro terminam com uma chuva de fogos de artifício na noite do dia 15 de maio no lugar mais icônico possível: a mesma pradaria pintada por Goya séculos atrás.

 

Talvez seja do seu interesse: Hogueras de San Juan

 

Chotis e chulapos

Como mencionado anteriormente, um dos pontos altos das Fiestas de San Isidro são a presença dos chulapos. Os termos “chulapo” e “chulapa” fazem referência aos trajes típicos usados por homens e mulheres em celebrações especiais como em San Isidro e cujas raízes remontam provavelmente entre o final do século XIX e começo do século XX.

A vestimenta masculina é caracterizada por calças e sapatos pretos, camisas e lenços brancos em volta do pescoço, juntamente com coletes, ternos e boinas cinza xadrez que tem como toque final um cravo vermelho na lapela. Já as mulheres costumeiramente usam vestidos longos e coloridos (frequentemente com estampas de bolinhas), lenços brancos na cabeça com um cravo vermelho na parte superior e mantones de Manila para finalizar.

Vale pontuar que tanto adultos quanto crianças orgulhosamente exibem seus trajes típicos durante estes dias enquanto dançam chotis, uma dança em casal que se baseia na polca da Boêmia e que alcançou grande popularidade na Espanha na metade do século XIX. Uma curiosidade do chotis é que, diferentemente de outras danças em duplas, é a mulher que conduz o homem durante o seu desenvolvimento.

 

Informações para os turistas

Como Madrid se transforma para as Fiestas de San Isidro

Javier Perez Montes via Wikimedia Commons

Ficou interessado em conhecer Madrid durante esta época tão especial? Então atente-se para alguns pontos importantes:

  • Planeje sua viagem com antecedência, o que inclui a reserva em um hotel, pois a cidade fica lotada de visitantes
  • Justamente pela quantidade de pessoas, é recomendável se deslocar por transporte público como metrô e ônibus
  • Lembre-se de que é um evento que atrai muitas pessoas, por isso sempre fique atento aos seus pertences pessoais

 

Se você ainda ficou com vontade de dar uma espiadinha e conhecer mais sobre San Isidro, aproveite para assistir à reportagem abaixo:

 

Madrid celebra la fiesta de San Isidro, patrón de la ciudad:

——————

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e também se encantado com as Fiestas de San Isidro. Nos vemos na próxima semana!

 

¡Abrazos!

Esther Fuentes
Esther Fuentes