O língua espanhola é originada a partir do latim vulgar falado na Península Ibérica na época do Império Romano, quando a região era conhecida por Hispania ainda. Logo, a base do que compõe seu vocabulário fundamental tem forte influência perpetrada do idioma dos antigos romanos.
Os dias da semana e meses são exemplos claros dessa influência. Todos eles remetem a objetos celestiais, no caso dos dias da semana; Deuses ou imperadores romanos, para o meses.
Confira abaixo a origem dos nomes e como é falado em espanhol.
Dias da semana: significado e tradução
Os objetos celestiais mais marcantes para as antigas civilizações foram eternizados como os nomes dos dias da semana. São eles os mais visíveis planetas, nosso satélite natural (a Lua), e nossa estrela (o Sol).
Meses em espanhol: origem, significado e tradução
Já o nome dos meses em espanhol tem influência dos Deuses e imperadores, alguns deles são até mesmo identificáveis, como o caso de “Julho”, por causa de Júlio César.
Os nomes foram sendo alterados com o passar dos séculos, sendo que originalmente tinha a mesma lógica dos dias da semana em português (segunda, terça…). O caso de Julho, por causa de Júlio César, antes do imperador ordenar a mudança, o nome era “Quintilis”, por ser o quinto mês do calendário da época (que começava em março).
De setembro à dezembro, não há referência a imperadores ou a Deuses, apenas o número do mês conforme o calendário romano antigo (não o Calendário Gregoriano atual).