Os Reis Católicos da Espanha | Cultura Espanhola
Back

Os Reis Católicos da Espanha

A história medieval da Espanha é tomada por reinos, reis, rainhas, conquistas e culturas distintas controlando partes do território espanhol atual. Por muito tempo, até o fim do século XV ao menos, a Espanha vivia este ritmo de conflitos e distintas coroas.

Mas ao fim do século XV, unificando os reinos de Aragão e Castela, casam-se Fernando II de Aragón e Isabel I de Castilla. Ambos subiram aos seus tronos após a Guerra de Sucessão Castelhanha, entre 1475 e 1479, contra os partidários da princesa Juana, filha de  Henrique IV de Castilla. Enquanto Fernando herda o trono de Aragão após a morte de seu pai, Juan II de Aragón.

Em 1504, Isabel I veio a falecer e Fernando II fica somente como rei de Aragão, sendo a nova rainha de Castela sua filha, Juana e seu marido Felipe de Habsburgo. No jogo de poderes, Fernando não renunciou controlar também o Reino de Castela e, após a morte de Felipe e Juana ser declarada incapaz, foi nomeado regente do reino até sua morte em 1516.

Estes eventos marcaram a passagem da Espanha da Idade Média para a Idade Moderna, pois estes eventos iniciais marcaram a história espanhola como determinantes para a unificação dos reinos e territórios que compõem o que conhecemos hoje como Espanha.

Entre os feitos desta era na história espanhola está a reconquista do território ao sul que estavam ocupados pelos muçulmanos. Este era um conflito de muitos séculos, pois a dominação territorial alternava de mãos, até que em 1492 Granada foi retomada.

Além disto, as Ilhas Canárias foram conquistadas em 1496. O Reino de Navarra, que era aliado da França, negou-se a abrir espaço para que as tropas de Fernando avançassem por seu território para lançarem ataque a França. Isto foi motivo o suficiente para que se ordenasse ocupação de Navarra e em menos de um ano, o território já havia sido anexado à Coroa de Aragão.

Ocorreram ainda outras expansões ou tentativas de fazê-la. Como sobre o Mediterrâneo, tentando avançar sobre a Itália; sobre o Norte da África para impedir novos avanços dos muçulmanos e piratas ainda sob o argumento da Reconquista.

Os Reis Católicos da EspanhaE a mais importante das investidas da época, fato que alterou o rumo da história de todo o mundo, foi o avanço da Espanha através do Oceano Atlântico, com a invasão e colonização de territórios das Américas iniciado em 1486 com Cristóvão Colombo.

 

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues