Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma | Cultura Espanhola
Back

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Que a Espanha é um país incrivelmente rico em cultura e história, todos sabemos. Em suas 17 Comunidades Autônomas, a história da Europa foi escrita há milênios por diferentes civilizações, criando lugares de interesse para você conhecer e se deslumbrar ao visitar o país.

Neste post, separamos os principais pontos turísticos da Espanha em cada Comunidade Autônoma. Assim, você pode planejar sua viagem e conseguir conhecer toda sua vasta mescla cultural, religiosidade, bravura e esplendor.

 

Andaluzia

Aqui católicos, judeus e muçulmanos tiveram seus períodos de ocupação e, entre conquistas e reconquistas, a mais plural das Comunidades Autônomas da Espanha construiu sua identidade.

A Alhambra é um ótimo lugar para conhecer ao visitar a Andaluzia. Se trata de uma fortaleza com arquitetura islâmica e algumas estruturas cristãs também. Foi construído nos séculos XIII e XIV e, posteriormente, sofreu muitas modificações em sua estrutura e jardins.

Fica em Granada, sobre uma colina muito arborizada de La Sabika.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Aragão

Em Aragão recomendamos que você visite a Catedral-Basílica de Nuestra Señola del Pilar de Zaragoza. Uma enorme construção católica que data de 1293 e que, ao longo dos séculos seguintes, foi sendo ampliada e transformada no que conhecemos hoje.

A vista externa por si só já é deslumbrante, pois fica ao lado do Rio Ebro e entre a Puente de Santiago e Puente de Piedra. No seu interior afrescos decoram suas cúpulas e esculturas de imagens criam a aura religiosa poderosíssima na Capilla de la Virgen.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Astúrias

O brasileiro que andar por aqui tem a chance de reconhecer algumas linhas muito famosas da arquitetura do nosso país. Conhece Brasília, não é mesmo? Pois aqui existe o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto brasileiro para a cidade de Avilés.

O Centro Niemeyer, como é mais comumente chamado, contrasta com a cidade antiga e industrial com suas linhas curvas e o branco característico. Esta é a única obra de Niemeyer na Espanha, tendo sido ela doada ao Principado de Astúrias – anos após receber o Premio Príncipe de Asturias de las Artes, em 1989.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Baleares

Com o Mediterrâneo fazendo o horizonte por todos os lados, as Ilhas Baleares têm muita história para contar – desde os gregos! Muitos sítios arqueológicos estão espalhados pelas 4 ilhas que compõem o arquipélago e Comunidade Autônoma.

Mas uma das atrações daqui é bem moderna e fica em Ibiza. Certamente você já ouviu falar desse paraíso da música eletrônica e festas épicas. Não é exatamente um local que indicaremos, mas sim um “evento cultural”.

 

Comunidade Valenciana

Aqui acontece a famosa La Tomatina, na cidade de Bunhol, onde as ruas (e os participantes) ficam banhados em um intenso molho feito a partir da guerra de tomates.

Aqui no blog já falamos sobre esta “guerra vermelha”. Leia aqui.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Canárias

Em meio ao Oceano Atlântico, as Canárias encantam com seu relevo e seus Parques Nacionais de suas ilhas vulcânicas. Uma dica para visita é o Parque Nacional del Teide – Teide é um vulcão em Tenerife, onde existe o Roque Cinchado, que consiste em uma rocha muito peculiar muito famosa na ilha.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Cantábria

Ao Norte da Espanha está a Comunidade Autônoma de Cantábria, riquíssima em história desde a pré-história – contando com cavernas com conjuntos pictóricos na Caverna de Altamira. As pinturas e gravuras são do período Paleolítico, por volta de 14.500 e 12.000 a.C., mas alguns testes apontam até mesmo para 32.000 a.C.! É conhecida como a “Capela Sistina” da arte rupestre.

Além disso, a geografia da região é digna de filmes e séries de época que retratam aqueles vastos campos de morros e pedras. É simplesmente fantástico como parece que se volta no tempo ao ver isto.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

 

Castela e Leão

A quantidade de castelos, igrejas e catedrais em Castela e Leão é enorme! Tem para todos os gostos, períodos e estilos de arquitetura. Mas a nossa dica aqui é para os amantes do esquí: a estação de La Covatilla na  Serra de Béjar, na cordilheira Cantábrica.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

 

Castela-Mancha

Famosa pelos Moinhos de Vendo de Miguel de Cervantes e as aventuras de Sancho e Pança, Castela-Mancha também conta com uma paisagem deslumbrante em Cuenca, com casas que ficam “penduradas” nos rochedos, as Casas Colgadas. Além de ficarem para “além do penhasco”, abaixo do cânion fica o Rio Huécar.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Catalunha

A Catalunha é uma das regiões mais ricas culturalmente e, assim como o País Basco, possui um idioma distinto do Castelhano, o Catalão – que é nitidamente uma mescla de espanhol com francês e outras línguas históricas da região.

A parada obrigatória para quem vai à Barcelona é visitar o Templo Expiatório da Sagrada Família. Obra de Gaudí e que está em construção desde 1882!

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Estremadura

A povoação dos Romanos na região deixou um legado arquitetônico incrível para você conhecer em Estremadura. O que indicamos para você viver fica em Mérida, fundado em 25 a.C. a mando do Imperador Augusto.

Entre templos aos deuses, como o Templo de Diana, existe também um Teatro Romano de Mérida (além de Aquedutos, Anfiteatros, Circo, etc.).

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Galícia

O ponto final de milhares de peregrinos que vêm de diversas rotas da Europa toda para chegar em Santiago de Compostela. Aqui, reza a lenda, Tiago, apóstolo de Cristo, foi sepultado após ter sido decapitado em Jerusalém por ordem de Herodes Agripa I.

Além deste importante local, a Galícia, ao norte da Espanha (logo acima de Portugal), também tem sua história contada desde milênios, com sítios arqueológicos da pré-história e da influência dos Celtas na região na Idade de Ferro e Idade de Bronze no século XI a.C.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

La Rioja

A terra dos Sete Rios que desaguam no Rio Ebro. La Rioja dos Sete Vales. Aqui também se encontram sítios arqueológicos Romanos, como em diversos locais da Espanha.

Aqui também temos a Concatedral de Santa María de la Redonda, um Patrimônio Histórico da Espanha, situado em Logroño, capital da Comunidade Autônoma.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Madri

Comunidade Autônoma que abriga a capital da Espanha, Madri. Aqui o que destacamos, até mesmo para gerar algum contraste com todo este peso milenar que estamos apresentando, são as Área de Negócio de Quatro Torres, a CTBA (Cuatro Torres Business Area).

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

Múrcia

Pre-história, Romanos, Muçulmanos, Católicos. Por aqui a cultura e história são efervescentes – além de sua geografia fenomenal! Fica até difícil indicar um local somente, uma vez que o próprio aeroporto seria um local a indicar. Mas vamos lá…

Quando for visitar Múrcia, vá ao Museo Nacional de Arqueología Subacuática, que conta com um vasto acervo de cerâmica, embarcações, moedas e esculturas fenícias.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

 

Navarra

Esta Comunidade Autônoma abriga a cidade que da nome à rua onde esta situada a matriz da Cultura Española em São Paulo: Pamplona! E nesta cidade acontece uma das maiores festas da Espanha em honra à São Firmino.

Las Fiestas de San Fermín, ou Sanfermines, começam pontualmente 12 horas dia 6 de julho e encerrando às 24h de 14 de julho. Conheça um pouco mais sobre esta festa aqui mesmo no Blog da Cultura Española.

 

País Basco (Euskal Herria)

Aqui o idioma principal é o Euskara, muito diferente do Catalão e o Castelhanho. Possui uma identidade distinta, até mesmo com uma mitologia própria e pré indo-europeia e matriarcal.

Aqui, um dos museus mais fantásticos está situado, em Bilbao, o Museo Guggenheim Bilbao com sua aura metalizada e formas únicas.

Pontos turísticos da Espanha por Comunidade Autônoma

 

 

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues