10 curiosidades sobre o a Espanha

Em questão de turistas, a Espanha quase ganha o ranking de país mais visitado do mundo perdendo somente para a França que ocupa o primeiro lugar na última lista divulgada pela OMT (Organização Mundial do Turismo) em 2019. É de se esperar que um país que recebe tantos visitantes por ano possua inúmeros atrativos, e como bem sabemos a Espanha disponibiliza variadas oportunidades de lazer para todos os tipos de gosto.

Mas tem coisas que só conseguimos saber na rotina do dia a dia. Se você ainda não conseguiu fazer a sua tão sonhada visita a Espanha, pode se preparar para a viagem lendo essa lista de 10 curiosidades sobre a Espanha. Divirta-se!

 

1 – Cumprimentar alguém com dois beijos

Para evitar constrangimentos, tenha em mente que o costume dos espanhóis é cumprimentar uns aos outros com dois beijos. O ato de encostar uma bochecha na outra (primeiro o lado direito, e depois o lado esquerdo) não exige em si contato dos lábios com a pele, e o cumprimento se dá sem que aja de fato um beijo no rosto. Dentro da logística dos dois beijinhos também é valido fazer o barulho de beijo com os lábios no momento em que as bochechas se encostam.

 

2 – Você pode ter contato com 7 idiomas

Talvez você nunca tenha se perguntando quais são os idiomas falados na Espanha já que o que vem na cabeça em primeiro lugar obviamente é o espanhol. Mas para a sua possível surpresa é possível encontrar pessoas falando outros 6 idiomas ao redor do país. São eles o catalão, o basco, o galego, o aranês, o asturiano e o aragonês.

 

3 – Aceitação LGBT+

Na Espanha o Casamento Gay é permitido desde 2005, mas a aceitação LGBT+ vai muito além do garantido por lei. Aproximadamente 90% da população espanhola opina pela aceitação da homossexualidade, o que torna o país um dos mais tolerantes quanto a identidade sexual e de gênero.

 

4 – O melhor lugar para comer Paella

A Paella é um prato tradicional espanhol que teve diversas alterações através do tempo. A principal forma de ser preparado e servido é composta por arroz, temperos e frutos do mar, mas, hoje em dia é possível encontrar opções que agradem todos os paladares, com sua versão vegetariana ou pedaços grandes de carne vermelha. Leia mais sobre a história da Paella aqui.

 

5 – Um bar em cada esquina

A Espanha é um dos países que mais possui bares em todo o mundo. Estima-se que exista aproximadamente 1 bar para cada 175 habitantes. E isso é muita coisa! Se você, assim como os espanhóis, adora um bom bar, este é o país onde você se sentirá em casa.

 

6 – Um Hino puramente Instrumental

Agora você já pode perguntar para os seus amigos: “Você conhece algum país cujo hino nacional não possa ser cantado?”. São pouquíssimos países no mundo que possuem um hino sem letra, e dentre eles o da Espanha.

Ao longo do tempo foram propostas inúmeras letras para acompanhar o hino, algumas bem aceitas, outras não. Mas de fato até hoje somente a melodia é tocada oficialmente.

 

7 – A mão do anel de casamento

Sabemos que tradicionalmente o anel de casamento é posto do dedo anelar da mão esquerda (No Brasil durante o período do noivado o anel fica no anelar direito, para após o casamento ser trocado para o anelar esquerdo). Porém, na Espanha as coisas podem ser um pouco diferentes. É comum ver em algumas regiões casais com o anel de casamento no dedo anelar da mão direita.

 

8 – Siesta

Se você sente aquela vontade de dar uma parada após a refeição principal do dia, você certamente vai gostar dessa informação. Os espanhóis mantem a tradição da siesta, aquele cochilinho gostoso após o almoço. Inclusive em algumas cidades do interior da Espanha é tão comum descansar por duas ou três horas após a refeição que os comércios fecham as suas portas por esse período.

 

9 – Azeite até dizer chega!

A Espanha é o maior produtor de azeite do mundo! 44% de todo azeite consumido no mundo é produzido pela Espanha. Uma das principais cidades de produção é Monterrubio de la Serena, que é simplesmente cercada por plantações de azeitona. Lá existem oliveiras centenárias que chegam a produzir 50 quilos de azeitona por planta. Como não morrer de amores por um lugar assim?

 

10 – Aqui não tem a Fada dos Dentes

No Brasil temos o mito infantil de que a Fada dos Dentes irá buscar o dentinho que caiu e vai deixar um presente. Mas lá na Espanha, quem faz a visita é Ratoncito Pérez, costume e personagem que veio para a América Latina também. Tem até canções e desenhos animados sobre Ratoncito.


posts Relacionados

Málaga – A terra Natal de Pablo Picasso.

As opções de turismo na cidade são bem diversificadas, com roteiros históricos, praia,...

Parque Natural do Peñón de Ifach

Na costanorte da província de Alicante, na Comunidade Valenciana, está a grande pedra...