10 curiosidades sobre o a Espanha

10 curiosidades sobre o a Espanha

Em questão de turistas, a Espanha quase ganha o ranking de país mais visitado do mundo perdendo somente para a França que ocupa o primeiro lugar na última lista divulgada pela OMT (Organização Mundial do Turismo) em 2019. É de se esperar que um país que recebe tantos visitantes por ano possua inúmeros atrativos, e como bem sabemos a Espanha disponibiliza variadas oportunidades de lazer para todos os tipos de gosto.

Mas tem coisas que só conseguimos saber na rotina do dia a dia. Se você ainda não conseguiu fazer a sua tão sonhada visita a Espanha, pode se preparar para a viagem lendo essa lista de 10 curiosidades sobre a Espanha. Divirta-se!

 

1 – Cumprimentar alguém com dois beijos

10 curiosidades sobre o a EspanhaPara evitar constrangimentos, tenha em mente que o costume dos espanhóis é cumprimentar uns aos outros com dois beijos. O ato de encostar uma bochecha na outra (primeiro o lado direito, e depois o lado esquerdo) não exige em si contato dos lábios com a pele, e o cumprimento se dá sem que aja de fato um beijo no rosto. Dentro da logística dos dois beijinhos também é valido fazer o barulho de beijo com os lábios no momento em que as bochechas se encostam.

 

2 – Você pode ter contato com 7 idiomas

10 curiosidades sobre o a EspanhaTalvez você nunca tenha se perguntando quais são os idiomas falados na Espanha já que o que vem na cabeça em primeiro lugar obviamente é o espanhol. Mas para a sua possível surpresa é possível encontrar pessoas falando outros 6 idiomas ao redor do país. São eles o catalão, o basco, o galego, o aranês, o asturiano e o aragonês.

 

3 – Aceitação LGBT+

10 curiosidades sobre o a EspanhaNa Espanha o Casamento Gay é permitido desde 2005, mas a aceitação LGBT+ vai muito além do garantido por lei. Aproximadamente 90% da população espanhola opina pela aceitação da homossexualidade, o que torna o país um dos mais tolerantes quanto a identidade sexual e de gênero.

 

4 – O melhor lugar para comer Paella

10 curiosidades sobre o a Espanha

A Paella é um prato tradicional espanhol que teve diversas alterações através do tempo. A principal forma de ser preparado e servido é composta por arroz, temperos e frutos do mar, mas, hoje em dia é possível encontrar opções que agradem todos os paladares, com sua versão vegetariana ou pedaços grandes de carne vermelha. Leia mais sobre a história da Paella aqui.

 

5 – Um bar em cada esquina

10 curiosidades sobre o a EspanhaA Espanha é um dos países que mais possui bares em todo o mundo. Estima-se que exista aproximadamente 1 bar para cada 175 habitantes. E isso é muita coisa! Se você, assim como os espanhóis, adora um bom bar, este é o país onde você se sentirá em casa.

 

6 – Um Hino puramente Instrumental

Agora você já pode perguntar para os seus amigos: “Você conhece algum país cujo hino nacional não possa ser cantado?”. São pouquíssimos países no mundo que possuem um hino sem letra, e dentre eles o da Espanha.

Ao longo do tempo foram propostas inúmeras letras para acompanhar o hino, algumas bem aceitas, outras não. Mas de fato até hoje somente a melodia é tocada oficialmente.

 

7 – A mão do anel de casamento

10 curiosidades sobre o a Espanha

Sabemos que tradicionalmente o anel de casamento é posto do dedo anelar da mão esquerda (No Brasil durante o período do noivado o anel fica no anelar direito, para após o casamento ser trocado para o anelar esquerdo). Porém, na Espanha as coisas podem ser um pouco diferentes. É comum ver em algumas regiões casais com o anel de casamento no dedo anelar da mão direita.

 

8 – Siesta

10 curiosidades sobre o a Espanha

Se você sente aquela vontade de dar uma parada após a refeição principal do dia, você certamente vai gostar dessa informação. Os espanhóis mantem a tradição da siesta, aquele cochilinho gostoso após o almoço. Inclusive em algumas cidades do interior da Espanha é tão comum descansar por duas ou três horas após a refeição que os comércios fecham as suas portas por esse período.

 

9 – Azeite até dizer chega!

10 curiosidades sobre o a Espanha

A Espanha é o maior produtor de azeite do mundo! 44% de todo azeite consumido no mundo é produzido pela Espanha. Uma das principais cidades de produção é Monterrubio de la Serena, que é simplesmente cercada por plantações de azeitona. Lá existem oliveiras centenárias que chegam a produzir 50 quilos de azeitona por planta. Como não morrer de amores por um lugar assim?

 

10 – Aqui não tem a Fada dos Dentes

No Brasil temos o mito infantil de que a Fada dos Dentes irá buscar o dentinho que caiu e vai deixar um presente. Mas lá na Espanha, quem faz a visita é Ratoncito Pérez, costume e personagem que veio para a América Latina também. Tem até canções e desenhos animados sobre Ratoncito.


posts Relacionados

Luis Buñel: o pai do surrealismo no cinema

Luis Buñel, nascido na cidade de Calanda, em Teruel, Comunidade Autônoma de Aragão,...

A típica Pescadilla en Sobrehúsa de Cádiz

Na Cádiz do século XIX, o pescado frito era um prato muito comum...