A iniciativa ‘Sempre Falles’, em conjunto com a Câmara Municipal de Valência, dá visibilidade ao trabalho do sindicato dos artistas Fallas através da temática ‘ninots’, que são entregues a cada clube visitante em Mestalla, o estádio da equipe; isso faz parte da campanha ‘Sempre Valencia’, que visa apoiar a sociedade valenciana nos âmbitos sanitário, econômico e social.
Neste ‘novo normal’ que o COVID-19 condicionou, as celebrações em massa estão estacionadas por enquanto. E isso causa um impacto profundo em um país como a Espanha, onde os festivais de rua são celebrados em toda a geografia ao longo do ano. Como por exemplo, nas mundialmente famosas Fallas – uma espécie de “carnaval” de Valência, sendo uma importante festa da cidade, que costuma ser celebrada no dia 19 de março, tornando esse dia feriado local – que se realizam anualmente na região. Perante tal situação, o Valencia CF se mobilizou para apoiar e promover um setor genuíno e distinto na sua cidade, com uma iniciativa social muito original e amigável.
Assim, o clube apresentou em Mestalla, no final de setembro, o projeto ‘Sempre Falles’, em parceria com a Câmara Municipal, para promover a marca da cidade, tendo como pano de fundo as famosas festas Fallas. Com isso, em cada jogo dentro de casa, uma boneca ‘ninot’ (foto) feita pelas federações Valencia, Borriana e Alicante é dada como presente à equipe visitante. Outra lembrança, agora pertencente à Câmara Municipal, também é entregue ao Valencia CF para expor no estádio Mestalla, sendo incluído na ‘Exposición del Ninot’ prevista para 2021.
A iniciativa ‘Sempre Falles’ se enquadra no conjunto de ações sociais ‘Sempre Valencia’ realizadas pelo clube e sua Fundação VCF, que pretende apoiar a sociedade valenciana em termos econômicos, sociais e de saúde. Neste sentido, no passado mês de setembro, o Valencia CF também apoiou o empresariado local com uma visita ao icónico Mercado Central da cidade, onde se vendem as mundialmente conhecidas laranjas valencianas – que justamente inspiraram as cores escolhidas para o segundo kit de uniforme do clube nesta temporada 2020/2021.
No evento de apresentação do projeto ‘Sempre Falles’, o Presidente Anil Murthy destacou o empenho do clube espanhol: “Com o turismo minimalista e um evento vitrine como o Fallas cancelado, surgiu a ideia desta campanha, que levamos à Câmara Municipal. O objetivo, além de fazer esses ‘ninots’ que vão celebrar os clubes visitantes, é promover a marca Valencia e lembrar às pessoas como será fantástico para os valencianos e visitantes da cidade participarem novamente das festas das Fallas, mostrando ao mundo o trabalho de um grupo único que está passando por um momento difícil”.
O primeiro ‘ninot’ dentro desta iniciativa foi atribuído a SD Huesca (foto) em 26 de setembro. Que, aliás, também tem uma curiosa iniciativa, personalizando as braçadeiras de capitão para cada jogo que disputa como visitante. Este primeiro ninot, feito pelo workshop SacabutxART, representa a emoção que as crianças têm de ser jogadoras de futebol, especificamente atuando pelo Valencia CF. O projeto mostra uma criança dando um chute acima da cabeça, e o fundo é a ponte ‘Puente de la Exposición’. A base da boneca tem uma réplica do morcego que adorna o estande da Grada de la Mar em Mestalla, assim como os escudos das duas equipes.
O segundo ‘ninot’ foi atribuído ao Real Betis (foto). E nesta ocasião, realizada pelo workshop Sevior & Priol ARTS. O tema da lembrança é a famosa torre da catedral de Valência, coloquialmente conhecida por ‘Miguelete’. Reflete a ideia de que o monumento representa o futebol, e apresenta a torre adornada com a camisa do Real Betis. O Miguelete é um dos emblemas da cidade, e no design do ninot existe também o emblema do Valencia CF ao lado do Real Betis, demonstrando a relação cordial entre os dois titulares.
Este projeto original, além de social, está recebendo elogios não só dos clubes que recebem esses ninots, mas também dos torcedores em geral da Espanha. Porque essas iniciativas elevaram o nível da troca formal de presentes entre os clubes. Tradicionalmente, eles eram galhardetes (espécie de flâmula) na Espanha, mas hoje esse nível de sofisticação e personalização está forçando os fãs a se envolverem em partidas mais cedo do que o normal – para ver, em primeira mão, os dons de identificação que seu clube carrega.
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