Você se considera um cantor afinado? “Vem Cantar”! #Dicasdeséries

Quem não ama um bom reality show de música?

A série “Vem Cantar” do Netflix lançada em 24 de julho de 2020 na Espanha, com o nome original ¡A Cantar!, é um reality show estilo karaokê com algumas peculiaridades importantes que o tornam único.

 

Dinâmica do Programa

O objetivo principal deste programa é premiar o cantor mais afinado dentre os participantes. Para isto a produção conta com um detector de voz inteligente que cruza a afinação de quem está cantando com a afinação do cantor da música original. Uma escala aparece na tela insinuando a afinação ideal a ser atingida e a afinação que o participante está conseguindo manter em tempo real. O resultado disto é semelhante ao efeito visual do jogo de vídeo game Guitar Hero, em que o jogador precisa acertar as notas no tempo certo da música.

 

Você se considera um cantor afinado? "Vem Cantar"! #Dicasdeséries

 

O programa inicia com 6 participantes que são pessoas comuns com uma forte paixão por música. Cada episódio conta com 5 músicas diferentes.

Cada uma dessas músicas é cantada por todos os participantes, que alternam entre sí nos trechos e partes do refrão. Quem define qual participante canta cada parte é a produção do programa, que vai mostrando a cada nova parte da música a pessoa indicada para continuá-la.

Quando os participantes acertam as notas eles acumulam um valor em euros que é depositado em uma conta compartilhada por todos, e quando não conseguem atingir a afinação ideal eles perdem dinheiro. A cada música o participante com o melhor percentual de acerto de notas recebe imunidade, enquanto os outros participantes precisam votar entre sí para decidir quem será o eliminado da rodada. Por fim, o participante eliminado sobe em um mezanino onde passa a fazer backing vocal para quem continua na disputa.

Na penúltima rodada do programa as coisas ficam bastante diferentes. O jogador que fizer a menor pontuação é eliminado automaticamente, sem direito a qualquer votação. Já na rodada final, com apenas dois jogadores, o grande vencedor é aquele que acertar o maior número de notas.

Diferenciais

  • Este reality show é o único que conta com a inteligência artificial que pontua a afinação de acordo com a versão original da música em tempo real.
  • Os participantes são pessoas comuns que em boa parte das vezes não sabe cantar profissionalmente, então se acostume com a ideia de ouvir muita gente realmente desafinada.
  • O programa conta com uma plateia animada que transforma esses cantores amadores em verdadeiros astros da música. É tudo muito animado.
  • São músicas conhecidas e cantadas da forma que você as conhece: como as originais. O participante não tem liberdade para brincar com sua voz ou alterar a melodia. O intuito é realmente funcionar como um karaokê!
  • Além da versão da Espanha, a Netflix lançou o mesmo programa em diferentes países (o que é ótimo para quem gosta do programa e quer ver mais e mais)

Premiações

A versão espanhola tem o prêmio máximo de 30mil euros!

Porém, essa quantia só seria entregue se nenhum participante errasse nenhuma nota desde a primeira música. E, como você vai perceber, isso é impossível.

Divirta-se assistindo, aproveite para conhecer novas músicas em espanhol, treinar sua escuta e evoluir um pouquinho mais no aprendizado do idioma!

Author avatar
Vagner Rodrigues