Ajiaco Santafereño: a sopa colombiana de Bogotá

Este é um prato feito fundamentalmente na capital colombiana, por isto recebe o nome de Ajiaco Santafereño – referindo-se à Santa Fé de Bogotá. Deliciosa e saudável sopa, ideal para os dias frios – assim como fazem os habitantes da Cordilheira dos Andes.

 

Ingredientes

250g de batata crioula (batatas pequenas)

400g de batata branca

500g de batata vermelha

750Kg  de peito de frango

2 milhos cortados em rodelas grossas

2 cebolas

1 dente de alho amassados

2 abacates cortados ao meio

100g de alcaparras

1/2 caixinha de creme de leite

1 ramo de guasca (picão branco)

Salsa picada, sal e pimenta à gosto 

Preparo

 

Colocar em uma panela os peitos de frango, cebolas, alho e as batatas; cubra tudo com água e acrescente o sal, a pimenta e adicione o creme de leite. Deixe cozinhar por 50 minutos até que as batatas quase se desfaçam e a carne do frango se desprenda do osso com facilidade.

Retire o frango, desfie-o e reserve. Coloque os pedaços de milho previamente cozidos. Baixe o fogo ao mínimo até que o caldo engrosse e 10 minutos antes de servir acrescente as folhas de picão branco (guasca  – como se chama na Colômbia).

Ao servir, pique os abacates e sirva-os separadamente. Em cada prato acrescente uma porção do peito de frango desfiado e um pouco de alcaparras. É costume colombiano servir em pequenas tijelas de barro.

 

Uma receita simples que pode acompanhar as noites frias com os amigos e familiares em casa.

 

Descubra outras receitas na nossa sessão de gastronomia.

E para aprofundar-se no idioma e cultura espanhola, conheça nossos cursos.

Em busca das melhores histórias, lugares, curiosidades e figuras históricas que marcaram a trajetória da Espanha ao longo destes séculos e milênios.

468 ad

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>