Entre toda a Europa, poucos lugares são tão ricos em cultura e história quanto a cidade de Córdoba na Espanha o é. Por ali já passaram romanos, árabes e os Reis Cristãos. Todos estes milênios e séculos de civilização tornaram-na uma preciosa confluência de arquitetura, das artes e expressões religiosas. Tanto que a cidade recebe o codinome de “Cidade das Três Culturas“, pela presença história de cristãos, judeus e muçulmanos.
Em uma visita à Espanha este é um lugar imprescindível de ser visitado. Para ajudar-te a fazer esta visita, selecionamos 5 pontos turísticos de Córdoba para você conhecer. Todos estão próximos uns dos outros, assim você poderá aproveitar ao máximo sua viagem pela Espanha.
.
Calleja de las Flores
O mais gracioso dos becos sem saída que existem. Bem em frente à face norte da Mesquita de Córdoba em plena Judería, bairro judeu da cidade (vamos falar dele mais adiante). A Calleja de las Flores é uma típica rua da Andaluzia com suas flores dando vida ao branco das paredes das casas nas estreitas ruas seculares.
Tablao El Cardenal
Este é um local onde se pode aproveitar o melhor da dança e música flamenca. Ele fica ao lado da Mesquita-Catedral de Córdoba. Aqui acontecem shows envolvendo de 5 à 11 participantes, entre bailarinos e músicos. Nas épocas do verão e primavera, as performances acontecem no típico pátio de Córdoba. Já nas épocas frias, as apresentações acontecem no auditório interno com suas antigas colunas de madeira. Lembramos que lá, por ser hemisfério norte, o verão começa em junho e o inverno em dezembro.
Ainda é possível provar da gastronomia local, porém o restaurante só recebe grupos de pessoas, atualmente para grupos acima de 40.
.
Alcázar de los Reyes Cristianos
Um palácio-fortaleza ao lado da Mesquita-Catedral que serviu de residência para Isabel de Castela e Fernando II de Aragão no século XV. Embora tenha hoje este nome, parte do palácio foi construído pelos antigos Califas de Córdoba e posteriormente modificado por Alfonso XI de Castela.
Um dos mais belos pontos para você visitar são os belos jardins com as estátuas de todos os reis que já passaram por ali.
Sua arquitetura é mudéjar, ou seja, tem origem nos tempos pós-ocupação muçulmana, onde os remanescentes árabes viviam sob o domínio cristão. Por isto ele possui elementos das duas culturas, embora a atual forma tenha sido construída por um rei católico.
Judería
Nas ruas estreitas deste bairro, um comércio ativo e encantador anuncia que Córdoba é realmente uma cidade pluricultural. A Judería é um bairro judeu, localizado ao lado da Mesquita construída dentro de uma Catedral, as três culturas.
O nascimento do bairro acontece no século X, onde foi um local de habitado pelos judeus até o século XV. Hoje ocupa a região entre as ruas Deanes, Manríquez, Tomás Conde, Judíos, Almanzor e Romero.
Mezquita-Catedral de Córdoba
Em termos gerais da história da humanidade, esta é uma construção quase impossível, paradoxal demais para ser verdade. Mas é fato: em Córdoba há uma Mesquita muçulmana dentro de uma Catedral católica (ao lado de um bairro judeu). Isto faz prova de que a cidade é um exemplo de tolerância sem igual.
A Puerta del Perdón dá acesso à Catedral, enquanto a Puerta de las Palmas dá acesso à Mesquita, de onde se encontra o bosque de colunas de mármore, jaspe e granito. 1300 colunas para ser preciso.
Viva Córdoba
Ao visitar Córdoba o melhor é ir caminhando. Todos estes pontos são próximos e em um pequeno diâmetro desta parte antiga da cidade você terá uma das mais ricas provas da história espanhola e europeia.
Ao andar por suas calles, lembre-se que por ali já passaram cartaginenses, visigodos, romanos, judeus, muçulmanos e hoje habita um reino grandioso em sua história, mas que acima de tudo parece celebrar a diversidade cultural e religiosa, com tolerância e respeito.
Visite Córdoba, e se precisar de uma ajuda com o idioma espanhol, fale com a gente.