8 curiosidades sobre o Pico Teide | Cultura Espanhola
Back

8 curiosidades sobre o Pico Teide

Um vulcão ativo de 3.718 metros de altura que fica no Tenerife. Precisamos dizer mais? Precisamos sim! Confira essa lista com 8 curiosidades sobre o Pico Teide que preparamos para você:

 

1 – O lugar mais alto da Espanha

Os 3.718 metros deram ao Teide o título de pico mais alto da Espanha. E seus recordes não param por aí! No mundo todo ele é o considerado o terceiro maior vulcão, perdendo apenas em altura para o vulcões Mauna Kea e o Mauna Loa que ficam no Havaí.

 

2 – Um vulcão jovem

Formado a cerca de 200.000 anos através do deslizamento de um vulcão ainda maior, o Pico Teide é considerado um vulcão relativamente jovem em questões geológicas.

 

3 – O parque mais visitado da Espanha

O parque Nacional de Teide é rico em biodiversidade e troca suas paisagens com as estações do ano. Todas as peculiaridades do parque tornam ele super atrativo para os turistas que garantem a ele o título de parque mais visitado da Espanha com mais de 4 milhões de visitas anuais.

 

4 – História e cultura

Os Guanches, aborígenes da ilha, acreditavam que um demônio chamado Guayota dormia dentro da montanha e provocava incêndios se ficasse irritado.

 

5 – O céu com mais clareza

Em Tenerife se encontra o Observatório de Teide que abriga o maior telescópio solar da Europa e é um dos mais importantes centros de astrofísica do mundo. Juntando tudo isso nós temos um dos melhores lugares do mundo para observar o céu.

 

6 – 17km de caldeiras

Las Cañadas del Teide formam uma gigantesca caldeira de 17 km de diâmetro abaixo do Teide e é considerada uma das paisagens mais impressionantes de todo Parque Nacional. Toda a Extensão conta com cavernas, cones e rochas muito peculiares.

E a melhor parte é que você não precisa ver tudo isso de longe! Se quiser se aventurar pelo Parque existem 8 trilhas totalmente diferentes que são abertas ao público.

7 – Homenagem em dinheiro

8 curiosidades sobre o Pico Teide

O Cinchado é uma das rochas mais fotografadas do complexo rochoso dos Roques de García. Sua beleza peculiar é tão representativa e admirada que sua foto já foi estampada na nota de 1000 pesetas, a moeda que era anterior ao Euro na Espanha.

 

8 – Você pode ver a parte de dentro do vulcão

Subindo o teleférico de Teide você já estará a 3.555 metros de altura e poderá contar com uma vista única – é MUITO alto. Porém, se você gosta de uma boa aventura e conta com um corpo saudável, você pode continuar a pé por uma estrada de aproximadamente 200 metros que possui uma inclinação super pronunciada e se chama Sendero Telesforo Bravo nº10. Para ter acesso a esse caminho final você precisa solicitar uma permissão especial que é gratuita e relativamente fácil de conseguir. Mas é aconselhado fazer o pedido com alguns meses de antecedência para não correr o risco de todas as vagas já terem sido preenchidas. Normalmente só são liberadas 200 pessoas por dia para irem até a cratera para que a área seja bem preservada.

Se vale a pena o planejamento e esforço?

Certamente sim! Além da altura, que por si só já é bem empolgante, a cratera do Pico Teide mede 12km de diâmetro!

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues

Isso vai fechar em 7 segundos