A guitarra flamenca de Paco de Lucía

A guitarra flamenca de Paco de Lucía

Da história sonora registrada da música flamenca, ninguém é maior que Francisco Sánchez Gómez, o famoso violonista flamenco Paco de Lucía, nascido na cidade de Algeciras, comunidade autônoma de Cádiz, Espanha. O nome artístico foi herdado de seu tempo de criança em seu bairro em Algeciras. Como havia diversos Pacos e Pepes, apelidos comuns para crianças, a população da região costumava acrescentar o nome da mãe ao apelido, ficando então “Paco, el de Lucía” – de Lucía Gómez “La Portuguesa”, sua mãe.

 

A guitarra flamenca de Paco de Lucía
Paco de Lucía (fonte)

Se o nome que lhe conheceu a fama fora herdado da mãe, o gosto pela guitarra flamenca veio de seu pai e irmãos, todos eram músicos flamencos. Paco desde criança já tinha aulas de violão (guitarra em espanhol) durante muitas horas por dia. Seus irmãos, o cantor flamenco Pepe de Lucía e o guitarrista Ramón de Algeciras tocaram juntos na mesma banda durante algum tempo e depois seguiram suas carreiras solo e tocando com outros músicos. Mas ao fim da década de 60 ele conhece a voz de seu flamenco: o cantor Camarón de la isla. Assista ao vídeo abaixo onde junto apresentam a canção Bulerias (não há como não se arrepiar escutando esta vigorosa interpretação):


Paco de Lucía tornou-se um grande nome da música flamenca pelo seu virtuosismo claro, mas também por dois motivos nobres à cultura espanhola: espalhar o flamenco pelo mundo e por popularizar o ritmo. Muito desta internacionalização e popularização se deu pelas fusões rítmicas experimentadas pelo músico com Jazz e o Pop.

A guitarra flamenca de Paco de Lucía
Cajón

Já ao fim da década de 70 em viagem ao Peru, Paco conhece Caitro Soto, músico peruano que lhe apresentou o cajón, um instrumento de percussão de origem afroperuana que foi introduzido ao flamenco de Paco de Lucía.  Com a introdução do cajón marcando o passo nascia o flamenco contemporâneo.

Paco faleceu em 25 de fevereiro de 2014 tendo deixado como herança para o mundo toda sua obra maravilhosa que é apreciada até hoje pelos amantes do flamenco.

Para observar ainda mais a destreza de Paco de Lucía com sua guitarra, assista ao pequeno documentário abaixo.


posts Relacionados

48 patrimônios mundiais da Espanha pela UNESCO
48 patrimônios mundiais da Espanha pela UNESCO

Um patrimônio da humanidade é um local é considerado valioso para o mundo...

10 curiosidades sobre o a Espanha
10 curiosidades sobre o a Espanha

Em questão de turistas, a Espanha quase ganha o ranking de país mais...