A exuberante ilha espanhola La Gomera

A exuberante ilha espanhola La Gomera

Este é um recanto de belas paisagens onde a natureza se expressa singularmente em seu “lago de nuvens”, em seus densos bosques úmidos de laurisilvas e sua fauna. Não somente por sua riqueza natural, La Gomera, uma das sete ilhas do arquipélago das Canárias, lhe espera com muitas lembranças para levar pra casa como, por exemplo, o modo único de seus habitantes se comunicarem.

Para proteger seu patrimônio natural, foi fundado o Parque Nacional de Garajonay, uma grande área coberta de mistérios que leva o nome do pico da ilha que remonta uma antiga lenda do povo originário da ilha  que fala de dois enamorados, Gara e Jonay, que ao saberem-se na condição de viverem separados , decidiram morrer juntos no ponto mais alto da ilha, hoje conhecido por Garajonay.

A ilha também faz parte da viagem de Cristóvão Colombo às Américas, onde fez sua última escala antes de chegar ao continente pela primeira vez em 1492.

A exuberante ilha espanhola La Gomera

O grande lago de nuvens

La Gomera é uma ilha de formação vulcânica e na cratera do seu extinto vulcão se forma um forte nevoeiro e é justamente abaixo deste que se encontra a sua densa e úmida mata. Pelos mirantes você ainda pode ter a impressão de estar por cima das nuvens.

A exuberante ilha espanhola La Gomera

O famoso Silbo Gomero

A exuberante ilha espanhola La Gomera
Podemos chamar os moradores da ilha de “passarinhos” pelo seu curioso meio alternativo de comunicação. O Silbo Gomero é um antigo idioma de assobios praticado pelos aborígenes que habitavam a ilha. O idioma sobreviveu após a colonização no século XVI sendo adaptado para o espanhol. Hoje o idioma é tido como obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela UNESCO e inclusive é ensinado nas escolhas.
O silbo gomero possibilita a comunicação entre os moradores através de grandes distâncias. Dependendo da direção do vento, o assobio pode ser escutado até 2 km de distância. Esta é uma de suas maiores peculiaridades culturais e você ao visitar a ilha não pode deixar de ouvir isto. Veja no vídeo uma pequena história no idioma de La Gomera.

A vista de La Gomera do mar

Ao visitar a ilha você deve fazer um passeio marítmo e apreciar seus grandes barrancos. O ponto mais famoso a ser observado é o grande órgão de tubos formado por rochas vulcânicas.

A exuberante ilha espanhola La Gomera


posts Relacionados

Tenerife, a principal ilha das Canárias

A ilha com maior população do arquipélago das Canárias, território espanhol em meio...

Os gatos de Alhambra
Os gatos de Alhambra

Neste post falaremos um pouco sobre um lugar da Espanha que chama muita...