Las Casas Colgadas de Cuenca

A mais de 900m do nível do mar está Cuenca, em Castilla-La Mancha, detentora de uma formação geológica incrível e que, com bons arquitetos e engenheiros, pode ter algumas construções quase suspensas, de tirar o fôlego por sua posição diante dos penhascos da região. Hoje existem apenas 3 destas casas, conhecidas como Casas Colgadas, apesar de que no passado teriam dominado a região.
Não se sabe exatamente qual a origem destas construções, se árabe ou cristã, durante o período da reconquista da Península Ibérica, sendo a primeira referência histórica feita para estas casas já no século XV.
 

Casas Colgadas de Cuenca, Espanha

Casas Colgadas de Cuenca, Espanha

 
Segundo o historiador de arte, Pedro Miguel Ibáñez, dada a heterogeneidade das construções dos imóveis, parece que o produto final das Casas Colgadas foi fruto da evolução que as ia transformando de uma arquitetura mais ou menos popular para um ícone de massa e símbolo de modernidade.
As Casas Colgadas, hoje remodelas com o tempo, abriga atualmente o Museo de Arte Abstracto de Cuenca e conta com uma coleção permanente de mais de 120 pinturas de mestres espanhóis da arte abstrata.
Para o visitante que gosta de belas paisagens, está beirando o cenário da fantasia, deve passar por Cuenca.
 

Casas Colgadas de Cuenca, Espanha

Fonte e imagens: I need Spain


posts Relacionados

Juan Carlos abdica e príncipe será o novo monarca da Espanha

O rei da Espanha, Juan Carlos, abdicou do trono nesta segunda-feira, em um...

Ronda, na Espanha, está no Gran Turismo 6

Um dos jogos de corrida clássicos dos video-games chega à sua sexta edição...