A cidade é um dos Patrimônios da Humanidade, fica a apenas 40 km de Madrid, e tem 87,7 km², relativamente pequena, o que facilita conhecer todos os pontos turísticos em pouco tempo.
Um detalhe que torna Alcalá de Henares especial é o fato de ser a terra onde nasceu o maior escritor espanhol, Cervantes, em 1547, que pode ser visto em esculturas por todos os cantos da cidade.
Há muito o que se ver na cidade, vale a pena visitar o site de turismo da cidade; passar em um ponto de informação turística ou fazer um tour guiado. Aqui vão algumas dicas de roteiro.
Palácio Laredo
Construído no século XIX, tem o estilo neogótico mudéjar. Hoje um museu, expõe uma das obras mais notáveis – é uma edição original da Bíblia Poliglota Complutense do século XV.
Plaza de Cervantes
Fica no centro histórico, nela estão a Prefeitura da cidade, a Universidad de Alcalá e uma estátua do morador mais ilustre da cidade, Cervantes, claro! ❤ Nela também está o centro de informação turística, onde você pode pegar muitas dicas de passeios.
Museu Casa Natal de Cervantes
Situado na Calle Mayor, a entrada é gratuita, mas geralmente a fila é grande. Você pode visitar virtualmente o Museu através do Arts and Culture, do Google, semelhante ao Street View, porém focado em museus do mundo todo (visite aqui).
Catedral Magistral de los Santos Justo y Pastos
Seguindo pela Calle Mayor você também encontra a catedral em estilo gótico tardio, que foi construída sobre a tumba dos irmãos perseguidos por serem católicos. A igreja foi incendiada durante a guerra civil, porém, foi restaurada anos mais tarde.
Museu Arqueológico
Incrível pela beleza, e também vale a visita para conhecer a história da Comunidade de Madrid, um guia desde a época Paleozoica até a Idade Moderna, quando o rei Felipe II trasladou a corte à Madrid.
Outros pontos interessantes
Palazio Arzobispal, Monasterio de San Bernardo, Recinto amurallado, Colégio Mayor de San Ildefonso, Antigo Hospital de Antezana também são excelentes opções de passeio.
A cidade tem, inclusive, cegonhas espalhadas por todos os lados, mais um charme a parte.