Back

Aprenda a fazer uma autêntica cachapa venezuelana

Como este mês finalizamos a série dos hispanofalantes com a Venezuela, nada mais justo do que trazer também uma receita típica deste país e assim apresentar mais um pouquinho sobre a cultura do nosso vizinho.

Pelo fato de que o território hoje correspondente à Venezuela já foi parte da Grã-Colômbia no passado, é natural que alguns alimentos sejam comuns em ambos os locais como é o caso da arepa (que, por sinal, já fizemos um texto sobre ela). No caso da receita de hoje, existem também algumas variações seja na própria Colômbia ou em outros países da América Latina, mas a autêntica cachapa venezuelana não tem como ser confundida. Apesar de ser uma panqueca a base de milho (algo recorrente na tradição gastronômica do continente americano) a cachapa também possui elementos únicos que trazem singularidade ao prato.

E o melhor de tudo? É perfeitamente possível reproduzi-la em casa! Sendo assim, no texto de hoje vamos conhecer mais sobre a história desta iguaria e o passo a passo desta simples, mas deliciosa receita.

 

Sugestão: Habichuelas con leche dominicanas

 

História e curiosidades

Considerando que a base da cachapa é o milho, é possível inferir logo de cara que se trata de uma receita bem antiga e de raízes indígenas, já que esse alimento era considerado sagrado e, portanto, utilizado em uma série de pratos e bebidas.

Segundo apontam alguns estudos, o berço da cachapa estaria na região central da Venezuela e mais precisamente no atual estado de Miranda. De fato, a própria palavra seria derivada do termo “kachapa” utilizada pelos indígenas Chaimas para se referir a uma espécie de arepa doce.

Aprenda a fazer uma autêntica cachapa venezuelana

Wilfredor via Wikimedia Commons

Sua aderência não ficou apenas entre os indígenas, visto que se espalhou para todos os cantos do país e hoje em dia é possível encontrar receitas de cachapas de norte a sul na Venezuela, abarcando desde vendas de rua até restaurantes renomados. Dada sua popularidade entre os venezuelanos, não é de se surpreender que desde 2022 é celebrado o “Dia Mundial da Cachapa” sempre no quarto sábado de agosto.

Como é comum com comidas populares, a cachapa possui diferentes variações a depender do gosto de cada um. Tradicionalmente, ela é servida com manteiga e queijo tipo telita (também chamado de queso de mano). Outras formas bem apreciadas adicionam carne de porco e avocado ao prato, mas a verdade é que as combinações são infinitas, sendo igualmente consumidas cachapas com jamón, pernil e até chouriço.

Para o post de hoje, vamos nos focar na receita mais típica que leva apenas queijo como complemento, mas você é totalmente livre para deixar sua imaginação fluir e adicionar outros ingredientes que goste como recheio!

 

Leia também: Conheça o delicioso chajá uruguaio

 

Receita de cachapa venezuelana

Aprenda a fazer uma autêntica cachapa venezuelana

Caldobasico via Wikimedia Commons

Agora que já sabemos mais sobre a cachapa venezuelana, que tal partirmos para o que mais importa? Botar a mão na massa (literalmente)! Vamos lá, então?

 

Ingredientes:

 

– 500g de grãos de milho cozidos (aprox. 3 xícaras)

– 2 colheres de sopa de farinha de milho pré-cozida (pode ser tanto da branca quanto da amarela)

– 1 colher de sopa de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de açúcar

– 1 colher de sobremesa de sal

– 2 ovos

– ½ xícara de leite (aprox. 125ml)

– 1 colher de sopa de manteiga ou margarina

– Fatias de queijo grossas (caso não encontre o tradicional queso de mano venezuelano, você pode optar por mozzarella ou outro tipo de sua preferência)

 

Sugestão: Aprenda a fazer o típico ceviche peruano

 

Modo de preparo:

Aprenda a fazer uma autêntica cachapa venezuelana

Amantesdelacocina via Wikimedia Commons

– Depois de cozinhar as espinhas e debulhá-las, coloque os grãos de milho em um liquidificador. Adicione a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar, o sal, o leite e a farinha de milho

– Em seguida, bata no liquidificador até que fique tudo bem misturado. Caso necessite, vá ajustando os ingredientes com uma espátula. Depois de alguns minutos e quando já estiver mais homogênea, agregue os ovos e a farinha de trigo à massa. Bata tudo novamente para que os novos ingredientes também estejam bem misturados

– Despeje a massa em uma tigela grande e cubra-a com plástico filme. Para garantir que a mistura fique mais encorpada, coloque-a na geladeira e deixe-a lá por aproximadamente meia hora

– Passado este tempo, retire a massa da geladeira e reserve-a à parte. Enquanto isso, pegue uma frigideira grande (preferencialmente antiaderente) e deixe-a esquentando no fogão a fogo médio. Ponha um pouco de manteiga e espalhe bem sobre toda a área utilizável da frigideira, já que isso ajudará no processo de virar as cachapas

– Com o auxílio de uma concha de sopa, pegue uma porção generosa da massa e espalhe sobre a frigideira quente (apesar de ser semelhante a uma panqueca, lembre-se de que as cachapas têm uma espessura mais grossa)

– Procure espalhar uniformemente a massa pela superfície da frigideira e deixe-a cozinhando por algo em torno de 3 ou 4 minutos ou até que perceba que o meio dela já está ficando mais seco

– Quando chegar a este ponto, pegue uma espátula e vire a cachapa de modo que o outro lado também passe por este processo (considere o mesmo período de tempo para ambas as partes). Depois, confira se os dois lados estão bem cozidos e retire esta cachapa. Reserve-a e repita o mesmo processo com o restante da massa. Aqui é importante que você adicione um pouco de manteiga na frigideira a cada nova cachapa que for fazer

– Com as cachapas já prontas, basta apenas recheá-las com queijo. Recomenda-se que isto seja feito com elas ainda quentes para que ele se derreta por dentro. Assim, com a cachapa aberta, passe um pouquinho de manteiga e coloque uma fatia generosa de queijo (sugestão: mozzarella) em um dos seus lados e em seguida dobre ao meio como se estivesse dobrando um guardanapo. Repita o mesmo processo com as demais

 

Finalmente, suas deliciosas cachapas estão terminadas e prontas para consumo. Caso prefira acompanhar o passo a passo por vídeo, é só clicar abaixo e conferir exatamente essa mesma receita.

 

 

——————

 

Esperamos que tenha gostado da receita deste mês. Ficou com vontade de experimentar também? Depois nos conte mais!

 

Nos vemos na próxima semana!

 

¡Un fuerte abrazo!

Esther Fuentes
Esther Fuentes