As 10 praias mais lindas da Espanha | Cultura Espanhola
Back

As 10 praias mais lindas da Espanha

O verão é uma das estações mais aguardadas especialmente por causa da variedade de atividades ao ar livre. Entre elas, uma que nunca sai de moda é pegar uma boa praia. Por falar nisso, você sabia que a Espanha tem exemplares de cair o queixo em seus quase 8 mil quilômetros de costa?

Sendo assim, para aproveitar o clima de verão vamos apresentar 10 praias imperdíveis do país. Como toda seleção, os escolhidos podem mudar dependendo da perspectiva de cada um. Contudo, acreditamos que nossa lista, elaborada a partir de rankings da Esquire e National Geographic, conseguiu captar com precisão a beleza das praias espanholas de norte a sul.

 

Sugestão: Drinks latinos para o verão

 

  1. Ses Illetes (Formentera, Ilhas Baleares)

As Ilhas Baleares são uma atração à parte devido à sua natureza exuberante como o mar azul-turquesa. Na Ilha de Formentera, a menor do arquipélago, uma das paradas obrigatórias é a praia de Ses Illetes.

Considerada por muitos como a mais bonita da ilha, este destino de areias brancas e águas cristalinas também é conhecido por sua sustentabilidade e pelo mar calmo, o que possibilita a prática de snorkel e caiaque. Há diferentes ofertas de serviços no local e seu acesso a pé ou por bicicleta é livre, mas se for de carro ou moto uma pequena taxa será aplicada.

As 10 praias mais lindas da Espanha

Karol Chomka via Unsplash

 

  1. Cala Conta (Ibiza, Ilhas Baleares)

Ainda nesse pontinho paradisíaco do globo, vamos passear pela ilha mais badalada do arquipélago: Ibiza.

Lá, outro lugar lindo é Cala Conta, uma enseada (cala) muito popular e que fica repleta de turistas na alta temporada. Assim como a anterior, seu mar parece delicadamente pintado em tons de azul, dividindo-se entre uma costa rochosa e dunas de areia.

A praia ainda conta com diversos serviços como restaurantes, bares, banheiros e socorristas, além de atividades de lazer como aluguel de jet-ski.

 

  1. Caló des Moro (Palma de Mallorca, Ilhas Baleares)

Até pouco tempo, Caló des Moro era o tesouro escondido de Mallorca, mas a notícia se espalhou e agora a praia está entre as favoritas da ilha.

Sua pequena extensão, de apenas 40 metros, é compensada por uma formosa paisagem de escarpas que delineiam o acesso das águas tranquilas até o mar aberto. Apesar da beleza indiscutível, é bom saber que esta enseada lota facilmente durante o verão e não possui instalações turísticas. Mesmo assim, é uma experiência mais rústica que vale a pena fazer.

 

  1. Playa de San Antonio (Llanes, Asturias)

No norte da Espanha, o Principado das Astúrias é nacionalmente conhecido como “Paraíso Natural” e a praia de San Antonio encaixa-se perfeitamente nesta definição.

Cercada por falésias que lhe dá um formato de concha, a praia se estende por 70 metros com águas límpidas e formações rochosas em suas profundezas, o que o torna um lugar interessante para nadar ou mergulhar.

É possível ir de carro, mas o final do caminho deve ser feito a pé. Se quiser ir assim desde o início, a trilha até San Antonio pode ser feita a partir de outra praia, Cuevas de Mar, e seu trajeto oferece ao visitante uma vista privilegiada das montanhas asturianas. Apenas mantenha em mente que esta praia também não possui instalações turísticas.

 

  1. Playa de Rodas (Islas Cíes, Galicia)

Outro arquipélago de beleza incomparável, mas pouco familiar aos brasileiros e próximo à cidade galega de Vigo.

Trata-se das Islas Cíes que no passado eram frequentadas por piratas e hoje são um parque natural reconhecido desde 1980. Ademais, sua fama atravessou oceanos e em 2007 a praia de Rodas especificamente foi citada como a mais linda do mundo segundo o The Guardian.

De fato, sua praia de areia branca com águas cristalinas está perfeitamente preservada e é um verdadeiro colírio aos olhos dos viajantes. Se ficou interessado em conhecer esta preciosidade, o acesso é feito somente por barcos. Partindo do porto de Vigo o trajeto dura em torno de 30 minutos.

 

Veja também: Dia de Reis na Espanha

 

  1. Cala Futadera (Tossa de Mar, Catalunha)

Na charmosa cidade de Tossa de Mar, localizada aproximadamente a 80 km de Barcelona, história e natureza se juntam para criar um cenário cinematográfico.

Dentre as atrações, destaca-se Cala Futadera, uma joia ainda escondida da região. Rodeada por falésias que guardam um recanto de águas transparentes e areia dourada, ela só pode ser alcançada por carro que deve ser estacionado a partir de um certo ponto para que o restante do caminho seja feito a pé.

A praia é muito tranquila, mas recomenda-se estar em bom condicionamento físico já que é preciso descer uma longa escada que contém em torno de 300 degraus!

 

  1. Cala Granadella (Javea, Comunidade Valenciana)

A pequena cidade de Javea abriga dentro de sua área uma praia deslumbrante que muitos defendem como sendo uma das mais bonitas da Espanha. Contando com uma dimensão de 150 metros, Cala Granadella é um lugar ideal para relaxar e praticar diferentes esportes aquáticos disponíveis como caiaque e paddle board, inclusive oferecendo aos turistas passeios para explorar as cavernas do seu entorno.

Um detalhe importante que merece ser mencionado é que a composição do solo desta praia é majoritariamente de pedras. Então, se for lá não esqueça de usar um chinelo confortável para não machucar seus pés.

 

  1. Playa de Papagayo (Lanzarote, Islas Canarias)

Em Lanzarote, uma das ilhas que compõem o arquipélago das Canárias, a praia do Papagayo surge como uma estimada opção de lazer tanto para turistas quanto locais.

E a escolha não é de se surpreender. Afinal, além de apresentar uma paisagem digna de cartão-postal com areias douradas e águas em tom de esmeralda, praticamente não há ondas na praia de Papagayo. Deste modo, ela se torna uma grande piscina natural, ideal para crianças e para praticar snorkel.

Apesar de fazer parte do Monumento Natural de los Ajaches e estar sob os cuidados de preservação, o local também oferece uma boa variedade de serviços aos visitantes.

 

  1. Playa de los Muertos (Carboneras, Andalucía)

O nome pode ser um tanto sinistro, mas, com o perdão do trocadilho, podemos afirmar que a praia de los Muertos é linda de morrer!

Formada por uma longa faixa de aproximadamente 800 metros, esta região faz parte do Parque Natural do Cabo de Gata e mais parece ter saído de uma obra de arte.

Por toda sua extensão, águas translúcidas em tom de azul-turquesa contrastam impecavelmente com as areias brancas. Ademais, o cenário como um todo traz uma singularidade inimitável para esta praia selvagem que combina com primor a paisagem litorânea junto com a desértica e vulcânica.

As 10 praias mais lindas da Espanha

Jorge Fernández Salas via Unsplash

 

  1. Playa de Laga (Ibarrangelu, País Vasco)

Por fim, vamos conhecer aquela que é regularmente referida como uma das praias mais lindas do País Vasco.

Situada no Mar Cantábrico, a Playa de Laga pertence à Reserva da Biosfera de Urdaibai, sendo que tal categoria foi concedida pela UNESCO em 1984. Apesar de ser uma área de proteção ambiental, Laga conta com uma boa infraestrutura para os turistas como chuveiros, estacionamento e restaurante a poucos minutos de caminhada.

Além disso, a praia é um prestigioso ponto de encontro para os amantes de surfe, já que suas ondas são ideais para a atividade.

 


 

Impossível não se maravilhar com estas praias, não é mesmo? Qual foi a sua preferida? Depois conte para nós. Nos vemos em um próximo post!

¡Un abrazo fuerte!

 

 

Talvez lhe interesse: Espanha dá vida a House of the Dragon

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos