Dia de Reis na Espanha | Cultura Espanhola
Back

Dia de Reis na Espanha

O ano velho já se foi, mas as festas natalinas ainda não!

¡Hola, mi gente! ¿Cómo están?

Esperamos que o fim de ano e o período de festas tenham sido maravilhosos e repletos de alegria em seus lares! Espera, eu disse que o período de festas já terminou? Bem, talvez isso seja verdade no Brasil, porém lá na Espanha ainda há espaço para mais uma grande festividade: o Dia de Reis.

É verdade que aqui também ocorrem celebrações nesta data, mas de uma maneira bem mais discreta e consideravelmente diferente que no mundo hispânico, o qual aguarda pelo dia 6 de janeiro com muito entusiasmo, especialmente as crianças.

Quer saber um pouco mais sobre a história e as tradições típicas desta festa? Então siga conosco!

 

Sugestão: Simpatias de Ano Novo – Espanha e América Latina

 

Origem religiosa

O Dia de Reis (Día de Reyes), também conhecido como Epifania do Senhor, é uma solenidade cristã que se celebra anualmente todo dia 6 de janeiro.

Dia de Reis na Espanha

Inbal Malca via Unsplash

Considerada uma das liturgias mais antigas do catolicismo, tem como objetivo tanto representar o Cristo encarnado na Terra quanto o seu recebimento de bom grado pelos povos ao redor do globo. Este último ponto, por sua vez, seria materializado justamente pelos três reis magos.

De proveniência desconhecida, os magos vindos do Oriente são brevemente citados no Evangelho de São Mateus e teriam marchado rumo a Israel após suas observações celestes os indicarem que o rei dos judeus havia nascido. Os escritos contam que eles teriam sido guiados até o menino Jesus pela famosa Estrela de Belém e quando finalmente encontraram o pequenino o presentearam com ouro, incenso e mirra.

 

Concretização da figura dos Três Reis

A história dos magos é fascinante e igualmente misteriosa. Isto porque o Novo Testamento traz poucos detalhes sobre estes benfeitores.

De acordo com estudiosos, a palavra “magos” provém do idioma persa (falado na Pérsia, atual Irã) e significaria “sábio” ou “sacerdote”, mas não “rei”.

Tampouco seu número é uma certeza, visto que alguns argumentam que eles poderiam variar entre dois e doze membros! No entanto, como os presentes a Jesus totalizaram três convencionou-se adotar esta quantidade para os magos também. Foi somente no século V que o Papa Leão I oficializou como sendo um trio tal qual o conhecemos e sendo composto por Melchior, Gaspar e Baltazar.

Dia de Reis na Espanha

Jonathan Meyer via Unsplash

Mas afinal, de onde vem a ideia de “reis” se, na realidade, eles eram sábios? A explicação remonta ao século IX, pois foi a partir desta época que se adicionou coroas às suas imagens.

Seja como for, os reis magos sempre foram figuras muito queridas entre os cristãos. Segundo alguns especialistas, festividades em sua honra já eram realizadas no século III no Oriente, se disseminando pela Europa no século IV e se popularizando neste continente principalmente no século V.

 

História da celebração na Espanha

No caso da Espanha, as festas como se observam atualmente se institucionalizaram a partir do século XIX com a primeira Cavalgada de Reis (explicada mais adiante) sendo realizada em 1866 na cidade de Alcoy (Comunidade Valenciana).

Assim, da mesma forma que o menino Jesus foi presenteado, as crianças passaram a receber presentes, inicialmente doces e guloseimas. De fato, os pequeninos da Espanha não esperam que o Papai Noel lhes dê mimos nesta época, mas sim os reis magos.

Além disso, a data para este evento tão esperado também difere. Embora 25 de dezembro seja um dia especial por conta do Natal, a entrega de presentes propriamente dita só ocorre em 6 de janeiro mesmo.

Tal tradição acabou por se espalhar para outros países do mundo hispânico que seguem esta mesma lógica nas suas comemorações.

 

Veja também: Mercados de Natal na Espanha

 

Tradições do período:

  • Cavalgada de Reis: desfile que acontece todo dia 5 de janeiro nas cidades espanholas. A Cabalgata de Reyes marca a chegada dos magos ao país para se encontrar com a população e receber as cartas e pedidos das crianças.
    Ao longo do seu passeio pelas ruas, os magos são acompanhados por seus ajudantes até chegarem a um presépio vivo no qual presentearão o bebê que representa Jesus com os tradicionais ouro, incenso e mirra.

    Dia de Reis na Espanha

    Cavalgada de Reis- Wikimedia Commons

     

  • Carta aos Reis Magos: entre dezembro e início de janeiro as crianças se dedicam a escrever cartinhas aos magos para contar a eles o que fizeram de bom no ano anterior e o que gostariam de ganhar deles.
  • Sapatinhos à espera: é comum que logo após a Cavalgada de Reis as crianças voltem para casa e coloquem um par de sapatos limpos e arrumados na janela ou perto da árvore de Natal.
    Assim, quando os reis magos chegarem a suas residências saberão quantas crianças moram ali bem como suas idades e poderão entregar o presente certo para cada uma delas.
  • Alimento para os reis e seus camelos: também é muito habitual que se deixe nas casas um copo com água ou leite e um pedaço de torrone (turrón) para que os magos e seus camelos recuperem as forças e possam seguir viagem.
  • Presentes ou carvão: um dos momentos mais aguardados pelas crianças é certamente encontrar seus presentes entre a madrugada do dia 5 ou a manhã do dia 6. No entanto, elas sabem que este regalo só será daqueles que se comportaram bem no ano anterior.
    Caso contrário, muito provavelmente receberão somente um carvão dos reis (carbón de reyes). Também chamado de carvão doce (carbón dulce), se trata de um pequeno doce cuja aparência se assemelha com a rocha de mesmo nome.

    Dia de Reis na Espanha

    Presentes ou carvão – Wikimedia Commons

     

  • Roscón de Reyes: por fim, uma das tradições mais queridas do período. O roscón de reyes se assemelha a um pão doce em formato de rosca, normalmente recheado com nata e decorado com frutas secas e cristalizadas.
    Dia de Reis na Espanha

    Roscón de Reyes – Wikimedia Commons

 A sobremesa é tipicamente consumida no dia 6 de janeiro e reúne a família inteira, tanto por ser um prato saboroso quanto pelas brincadeiras envolvidas.

É que durante seu preparo são introduzidas em seu interior algumas surpresas que geralmente incluem um pequeno boneco resistente ao calor e um feijão. De acordo com o costume, quem achar o boneco terá sorte para o restante do ano. Já quem encontrar o feijão, terá que pagar pelo doce no ano seguinte.

 

Você sabia de todos esses detalhes envolvendo o Dia de Reis? Gostou de alguma tradição em particular? Depois conta para nós!

¡Hasta luego!

 

Talvez lhe interesse: Retrospectiva 2022 – 7 fatos marcantes para a Espanha

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos