Como fazer a sua própria Piñata

Você já deve ter visto em filmes e séries uma brincadeira com uma grande escultura de papel, toda colorida e recheada de doces que deve ser quebrada por uma pessoa com os olhos vendados.

A piñata faz a diversão de crianças e adultos em aniversários e é uma bela peça decorativa. Ela pode ser a “cereja do bolo” na sua festa, além de ser uma oportunidade perfeita para usar a criatividade e passar bons momentos com a sua família na hora de construí-la.

Existem piñatas de diversas formas, cores e temas sendo vendidas na internet para você colocar o que quiser dentro. Mas é possível fabricar a sua própria piñata com poucos materiais e de forma bem simples. O importante é usar a criatividade e tornar o processo divertido. Veja o passo a passo:

 

Materiais para criar sua própria piñata simples

 Para a estrutura:

  • 1 balão grande (O maior que você encontrar)
  • Cola branca
  • Água
  • Tesouras
  • Jornais velhos
  • Pincel médio
  • Barbante

 Para a decoração:

  • Cola bastão
  • Papel crepom de diversas cores
  • Doces e brinquedos de sua preferência para por dentro

 

Como montar a sua piñata passo a passo

Passo 1:

Encha o balão até ficar bem firme. A sua piñata ficará do tamanho do balão que você encheu. Amarre o barbante na boca do balão e deixe ele suspenso.

 

Passo 2:

Misture a cola branca e a água na mesma proporção. Você pode usar por exemplo 150ml de cola e 150ml de água.

 

Passo 3:

Corte todo o seu jornal em tiras com uma largura de 5cm a 6cm.

 

Passo 4:

Pegue as tiras do jornal que você cortou, passe na sua mistura de água e cola deixando a tira molhada sem excessos. Cole a tira no balão e repita o processo até que todas as partes do balão estejam cobertas e sobrepostas com jornal. Use o seu pincel para auxiliar na colagem, passando uma fina camada da mistura de água e cola por cima de tudo.

 

Passo 5:

Espere a cola e jornal secarem bem, e repita o processo colocando mais uma camada de cola e jornal. Você pode fazer isso de 2 a 3 vezes.

 

Passo 6:

Com o balão todo coberto de jornal já seco, pegue o papel crepom colorido e comece a colar com a cola bastão em toda a volta. Você pode recortar quadradinhos de papel crepom e ir colando só a parte de cima para dar aquele efeito bonito de movimento ou você pode recortar e colar como se fossem franjas… Aqui você solta a sua criatividade! Existem inúmeras opções de inspiração disponíveis na internet. Você pode até mesmo montar o rosto de alguns personagens.

 

Passo 7:

Deixe a cola secar novamente e quando finalmente estiver pronto, use a tesoura ou outro objeto pontiagudo para furar o balão e removê-lo de dentro. Se tiver feito tudo certo você terá uma estrutura de papel durinha, no mesmo formato de quando o balão estava lá dentro.

 

Passo 8:

A sua piñata está pronta! Basta colocar o barbante para pendurá-la e enchê-la de doces. Nesse momento lembre-se de não colocar nada que possa machucar ou ser quebrado dentro da piñata, já que o aniversariante vai acertar ela com vários golpes até que o “recheio” caia de dentro.

 

Algumas dicas para a sua festa com piñata

Normalmente quem tentar acertar a piñata é o aniversariante. Ele deve estar vendado e possuir algum objeto, como um bastão, para golpear a piñata até que ela arrebente. Em um ambiente muito pequeno ou com muitas crianças essa brincadeira pode se tornar perigosa, então é super importante deixar um bom espaço e fazer a manutenção para que ninguém se machuque.

Não coloque objetos perigosos dentro da piñata. Qualquer objeto que possa ser quebrado ou que possa causar machucados não deve ser utilizado. Na dúvida opte por doces pequenos, como balas e pirulitos. Lembre-se sempre que o conteúdo da piñata voa por toda parte, muitas vezes caindo em cima das pessoas. Todo cuidado é necessário.

Na hora de montar sua piñata, seja criativo! Faça um pequeno projeto, e pense nos materiais que vai precisar. Você pode montar personagens ou fazer formas abstratas, o importante é se divertir!

Author avatar
Vagner Rodrigues