Conheça Tulum – O lado rústico do México

A Riviera Maya tem seu grande sítio arqueológico e estonteante beleza natural em grutas e verdes praias me Tulum, no México, estado de Quintana Roo. Aqui você conhecerá um pouco da história da cidade e também, é claro, onde visitar e maravilhar-se com a beleza do local.

 

Ruínas de uma das últimas cidades maias

As ruínas da antiga cidade muralhada maia ficam ao alto da falésia da costa oriental da Península de Yucatán. A cidade teve sua melhor época entre os séculos XII e XV e sucumbiu após cerca de 70 anos de ocupação espanhola, provavelmente tendo sucumbido pelas doenças trazidas pelos invasores europeus do Velho Mundo. Suas velhas muralhas protegiam a cidade na parte interior da península, com altura de 3 à 5 metros e 8 metros de largura. Enquanto ao lado do mar, as altas escarpas faziam a proteção.

foto por Dronepicr

O castelo é o ponto principal das ruínas com cerca de 7,5 metros de altura que foi construído sobre uma antiga construção. Como inúmeras edificações maias, as serpentes ornamentam o piso.

foto por Sverzel

A cidade parece ter sido construída onde está por conta da característica do relevo que permitia a cidade elevada, com boa visualização do mar à frente, e com uma pequena precha na falésia que permitia que pequenas embarcações ancorassem no local para atividades comerciais.

foto por ogwen

Praias paradisíacas de águas claras e verdes

Tulum está em um parque nacional que se estende por toda a costa entre Cancún e Tulum, onde é protegida a fauna e flora em diferentes habitats, como manguezal, praia e cenotes. E claramente, as praias são uma das principais atrações da cidade.

foto por Jota Hache

 

O espetacular cenote de Tulum

Toda a região de Cancún e Riviera Maya é repleta destes cenotes. Na Península de Yucatán, são cerca de 10 mil deles! Cenotes são “buracos” em leio a lagos que formam grandes “olhos” profundos com característica variação de cores mais claras, às margens, e mais escuras, ao centro do cenote. Eles podem ser abertos, semi-fechados e fechados. Alguns são como grutas que você pode visitar e… uau! É de tirar o fôlego com tamanha beleza e esplendor.

Quando for visitar um cenote, tenha em mente que a água tende a ser bem mais fria que a água do mar e que, se estiver em um dia escaldante, pode ser ainda uma experiência “refrescante”.

Abaixo, a foto do estonteante Cenote Azul, entre Tulum e Playa del Carmen.

 

foto por dicasdeondeficar
foto por dicasondeficar

 

E em Tulum, você também poderá visitar o Grand Cenote, um dos principais e mais frequentados da região com partes abertas, fechadas e semi-fechadas – logo, um bom local para ver todas as possibilidades de um cenote com fácil acesso e estrutura para turismo.

foto por dicasondeficar

posts Relacionados

Jornais em espanhol para melhorar o vocabulário

Separamos alguns jornais em língua espanhola para que você possa praticar e incrementar...

A caribenha Cartagena das Índias na Colômbia

Aqui é muito mais sossegado que outras praias famosas do Caribe, como Cancun....