Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri | Cultura Espanhola
Back

Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

Quando se viaja para outro país, principalmente para grandes cidades, um dos passeios mais comuns entre os turistas é visitar pelo menos um museu.

Longe daquela concepção antiga de que museus seriam chatos e entediantes, estes lugares, na verdade, estão atraindo cada dia mais visitantes não somente por guardar importantes recordações da história dos países e da humanidade, mas também por sua capacidade de se adaptar ao mundo contemporâneo e trazer ao público novidades muito interessantes.

Por causa da grande importância destas instituições tanto para a preservação quanto manutenção e distribuição do conhecimento humano, o dia 18 de maio foi escolhido para celebrar o “Dia Internacional dos Museus”.

Pensando nisso, o texto de hoje traz para você cinco exemplares fascinantes localizados em Madri para você incluir na sua lista de desejos.

 

História da data

Antes de apresentar a seleção dos museus madrilenhos, que tal conhecer um pouquinho mais sobre a origem desta data? Afinal, quem a criou e por quê?

Esta homenagem foi estabelecida pela primeira vez em 1977 graças à vontade do Conselho Internacional de Museus (ICOM) de conscientizar o grande público em torno da atividade e relevância destes locais.

Assim, 18 de maio foi escolhido como o dia para este lembrete anual, momento este em que muitos museus realizam uma série de eventos e promoções. Desde 1992, um tema específico é escolhido para ser o carro-chefe das programações em torno da celebração. Para a edição de 2023, foi escolhido o mote “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

MamboZ via Wikimedia Commons

Agora que você já conheceu a história por trás desta data, abaixo trazemos a nossa lista com 5 opções incríveis de museus para você considerar em sua próxima visita à Madri.

A capital espanhola é recheada de museus com obras de arte de grande valor histórico e temos certeza de que ir em pelo menos um deles já será um passeio memorável! Vamos lá?

 

Museu do Prado

Definitivamente o museu mais famoso e importante de toda a Espanha e entre os mais visitados de todo o mundo. O Museo del Prado está localizado no Paseo del Prado bem no centro da cidade e reúne um rico acervo de trabalhos (entre pinturas e esculturas) dos séculos XVI ao XIX, resultado do interesse das dinastias governantes da Espanha que adquiriram obras de importantes mestres como Velázquez, Goya, Rafael, Veronese e El Greco, entre outros.

Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

Angel de los Rios via Wikimedia Commons

Este edifício em estilo neoclássico com mais de 40 mil metros quadrados abriga diversas coleções entre elas francesa, italiana, alemã e flamenga. Entretanto, a coleção espanhola é, naturalmente, a mais importante do museu. Lá, é possível apreciar quadros icônicos como “As Meninas” de Velázquez, o “Batismo de Cristo” de El Greco ou o “Três de Maio de 1808 em Madrid” de Goya.

 

Museu da Rainha Sofia

Segundo museu mais renomado da cidade, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia está há poucos minutos de caminhada do Prado e também é casa de célebres trabalhos artísticos especificamente feitos a partir do século XX. Aliás, sabia que ele é considerado um dos maiores museus de arte moderna do continente europeu?

Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

Adam Jones, Ph.D. via Wikimedia Commons

Sua coleção é vasta e inclui obras de grandes pintores nacionais como Picasso, Dalí e Miró, mas também de artistas internacionais como Kandinksy e Georges Braque. Porém, a joia da coroa deste museu é, sem sombra de dúvidas, o mundialmente conhecido “Guernica” de Pablo Picasso que retrata os horrores do bombardeio contra este pequeno vilarejo basco durante a Guerra Civil Espanhola.

 

Veja também: Picasso: curiosidades por trás do gênio

 

Museu Thyssen-Bornemisza

Fechando o “Triângulo da Arte de Madri”, o museu Thyssen também está há poucos metros do Museu do Prado e conta com obras que se espalham por uma longa linha do tempo desde o período do Renascimento até trabalhos do século XX como o pop art. Na realidade, seu acervo pertencia à família Thyssen até 1992 quando a maior parte da coleção familiar foi adquirida pelo Estado espanhol.

Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

rene boulay via Wikimedia Commons

O museu se divide em três níveis, nos quais os visitantes podem se deslumbrar com obras de grandes artistas como os já mencionados Picasso, Dalí e Goya bem como outros igualmente importantes como Van Gogh, Cézanne, Renoir e Caravaggio. Além das obras permanentes, o museu também recebe exposições temporárias.

 

Museu Arqueológico Nacional

Se você é um amante de arqueologia e do mundo antigo não pode deixar de visitar o Museo Arqueológico Nacional (MAN) no bairro de Salamanca. Apesar de contar com obras do Renascimento e até do século XIX, o seu grande diferencial está realmente nas suas coleções sobre as civilizações antigas.

Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

Emilio J. Rodríguez Posada via Wikimedia Commons

Por isso, passear pelo MAN é um convite a voltar no tempo e conhecer artefatos pré-históricos, obras dos povos ibéricos (como as famosas Dama de Elche e Bicha de Balazote), assim como peças históricas do Antigo Egito, Grécia Antiga e do período de Al-Andalus, entre outros.

Aproveite que está lá e visite também a Biblioteca Nacional da Espanha, já que ela se encontra ao lado do museu!

 

Sugestão: Festival dos Pátios de Córdoba

 

Museu Naval

Por fim, uma sugestão pouco conhecida, mas que tem muito a contar sobre a história da Espanha é o Museo Naval de Madrid que também está localizado no Paseo del Prado, perto da Bolsa de Valores da cidade.

Administrado pelo Ministério da Defesa, este museu é dividido em 24 salas e traz diversos objetos que retratam o desenvolvimento naval no mundo, do qual a Espanha tem papel de destaque na história mundial.

Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

Tim Adams via Wikimedia Commons

Com especial ênfase a partir do século XV até os dias atuais, é possível encontrar desde utensílios antigos para viagens marítimas como bússolas e astrolábios, réplicas de navios de guerra e mercantes até cartas de navegação históricas. É uma visita que vale a pena ser feita principalmente se você for apaixonado pelo mar e suas histórias.

 

Talvez seja do seu interesse: Conheça a Bolsa de Valores de Madri

————————–

 

Após esta apresentação, talvez você esteja pensando. E como será que os museus de Madri comemoram o “Dia Internacional dos Museus”?

Bem, como cada edição tem seu próprio tema, as propostas acabam sendo diferentes de um ano para outro, mas no vídeo abaixo você poderá ver as ações realizadas em 2021 quando grandes obras de arte “invadiram” as ruas da capital. Uma estratégia inusitada e muito criativa!

 

 

O que achou da nossa seleção? Já visitou algum destes museus ou ficou com vontade de conhecer um em especial? Depois conta mais para gente!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos