Festival dos Pátios de Córdoba | Cultura Espanhola
Back

Festival dos Pátios de Córdoba

O mês de maio é sempre muito aguardado pelos habitantes da cidade andaluza de Córdoba que recepciona há mais de um século uma bela festa capaz de deslumbrar seus cinco sentidos.

Conhecido em espanhol como “Festival/ Fiesta de los Patios Cordobeses”, a celebração está entre as mais importantes do calendário deste município histórico, sendo reconhecida como “Fiesta de Interés Turístico Nacional” pelas autoridades espanholas desde 1980.

O evento também atrai pessoas de diferentes partes do planeta que admiram o trabalho dos cordobenses com suas plantas e jardins. De acordo com pesquisas, em 2019 aproximadamente 1 milhão de pessoas visitaram os floridos pátios. Além disso, o festival também é um importante motor econômico para a cidade, gerando em torno de 6 milhões de euros em receitas somente em 2013.

Tendo em vista este impacto tão positivo, o que acha de conhecer um pouco mais sobre esta festa, sua história e outros curiosidades? É o que você verá no nosso post de hoje.

 

Veja também: Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas

 

Os pátios: origens imemoriais

Antes de falarmos sobre este festival, que tal sabermos um pouco mais sobre os pátios espanhóis? Afinal, quando e como eles surgiram?

Em poucas palavras, os pátios se caracterizam por serem espaços abertos no interior de construções. Embora os de estilo andaluz sejam os mais conhecidos, é possível encontrar esta forma de arquitetura (com as suas devidas diferenças regionais) de norte a sul da Espanha.

No caso de Córdoba, assim como aconteceu com toda a região da Andaluzia, os pátios estavam presentes desde a época dos romanos, mas se desenvolveram com força a partir do período de Al-Andalus. Foram os muçulmanos que trouxeram inovações tanto do ponto de vista arquitetônico quanto decorativo com a adição de diversas flores bem como a presença de água aos jardins, especialmente por meio de fontes.

Festival dos Pátios de Córdoba

Julia Kostecka via Wikimedia Commons

 

Tendo como função principal a socialização entre os membros que dividiam este mesmo espaço, a então nova tecnologia introduzida pelos pátios de Al-Andalus também permitiram alcançar outro objetivo: a regulação da temperatura nos dias quentes, já que este local ficava consideravelmente mais fresco que as áreas exteriores.

Para se ter uma ideia, o verão em Córdoba pode facilmente passar os 40°C. Entretanto, graças às estruturas de seus pátios, é possível criar um ambiente mais ameno em que a temperatura chega a ser 10 graus mais baixa ou mais!

 

Como o concurso surgiu?

Apesar de Córdoba ter um longo legado em relação a seus pátios, foi somente no começo do século XX que se vislumbrou a oportunidade de transformar esta tradição em um evento anual.

Segundo apontam os registros históricos, o prefeito Francisco Fernández de Mesa deu o pontapé inicial em 1921 quando inaugurou o “Concurso de Patios, Balcones y Escaparates”. Contudo, nesta época a iniciativa não logrou o sucesso desejado e foi somente em 1933 que o concurso realmente se firmou.

Festival dos Pátios de Córdoba

Wolfgang Manousek via Wikimedia Commons

Após pequena pausa durante a Guerra Civil, o Festival dos Pátios de Córdoba retornou ao calendário anual cordobense e desde então vem ganhando mais adeptos, turistas e reconhecimento, além de ter orgulhosamente sedimentado seus 100 anos de existência em 2021.

 

Sugestão: Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

 

Aromas, músicas e sabores: experiência para os 5 sentidos

Tradicionalmente, ao longo de quase duas semanas participantes de todos os cantos da cidade, mais notadamente do seu centro histórico, abrem os pátios de suas moradias ao público que podem visitá-los gratuitamente.

As decorações e atividades no pátio são diversas. Em todas elas o visitante poderá apreciar verdadeiras obras de arte da jardinagem trabalhadas com dedicação e carinho por seus moradores durante todo o ano. São diversas plantas que se distribuem pelos caminhos do pátio e flores de todas as cores que se penduram pelas paredes em graciosos vasos.

Além deles, alguns pátios contam igualmente com outros elementos decorativos como fontes e poços, quadros e mosaicos, etc. Devido à sua grande popularidade, o festival também atrai uma gama variada de artistas, em especial provenientes do flamenco, que enchem os pátios de Córdoba com a musicalidade típica andaluz enquanto seus visitantes saboreiam deliciosas tapas! Como se percebe, é um festival que os turistas são convidados a utilizar seus cinco sentidos para ter uma experiência ainda mais enriquecedora.

Festival dos Pátios de Córdoba

Roberto via Wikimedia Commons

Outro ponto interessante é perceber como a própria organização do concurso evoluiu com o passar do tempo, de modo a sustentar a demanda. Atualmente, mais de 50 participantes estão inscritos nesta avaliação que se divide em duas categorias a depender de uma série de critérios: arquitetura tradicional ou arquitetura moderna. No último ano, o prêmio para o primeiro lugar foi de 3.000 euros, um grande incentivo para se empenhar em fazer o pátio mais bonito da cidade, não é mesmo?

 

Dicas e curiosidades

Festival dos Pátios de Córdoba

Jessica Alves via Unsplash

Se você também se encantou por este festival tão lindo e colorido, aqui vão mais algumas curiosidades e dicas:

  • Desde 2012 o Festival dos Pátios de Córdoba é reconhecido como Patrimônio Cultura Imaterial da Humanidade pela UNESCO
  • A alta popularidade do festival sempre atrai muitos turistas. Por isso, é importante programar-se com antecedência
  • Como a visitação aos pátios é gratuita, a tendência é que eles estejam bem lotados, então mantenha isso em mente ao organizar seu roteiro. É possível contratar o serviço de guias turísticos locais que auxiliarão nas visitas, mas neste caso uma taxa será cobrada
  • O festival se espalha por diferentes pontos da cidade, mas os bairros de Alcázar Viejo, San Basilio, Santa Marina e La Judería são os mais célebres
  • Dentre todos os passeios neste período, a visita ao Palacio de Viana é um dos mais populares
  • Apesar de que a maioria dos pátios está disponível somente nesta época, ainda é possível agendar a visita a alguns deles em outros meses do ano como, por exemplo, o próprio Palacio de Viana
  • Por fim, abaixo compartilhamos um link para que você possa testemunhar com seus próprios olhos a beleza deste festival

 

 

Esperamos que tenha gostado do texto de hoje e se encantado com a suntuosidade e elegância dos pátios cordobenses. Nos vemos em um próximo post!

¡Hasta luego!

 

Talvez seja do seu interesse: Guia para intercambistas: Documentação necessária

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos