Guia para intercambistas: Documentação necessária | Cultura Espanhola
Back

Guia para intercambistas: Documentação necessária

¡Hola, mi gente! ¿Cómo están?

Hoje vamos dar continuidade aos textos sobre intercâmbio iniciando uma nova série que servirá como um guia para aqueles interessados em participar desta experiência, indicando quais procedimentos práticos devem ser levados em conta tanto antes quanto durante a viagem.

Quando estamos nos preparando para realizar um intercâmbio, é natural que a ansiedade, a alta expectativa e até mesmo o desconhecimento sobre este novo universo acabe fazendo com que certos temas fiquem em segundo plano ou até mesmo sejam esquecidos.

Em especial, os documentos exigidos aos estudantes sempre geram muitas dúvidas, pois, apesar de alguns serem óbvios, outros não são tão intuitivos e, não raro, só são lembrados quando alguma situação desconfortável ocorre.

Deste modo, para evitar infortúnios o post de hoje fornecerá algumas dicas sobre os principais documentos para você manter no radar e assim ter um intercâmbio mais tranquilo. Para exemplificar, em alguns momentos traremos uma breve explicação de como estes documentos são considerados para as autoridades espanholas.

 

Veja também: As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

 

Observações iniciais

Embora existam certas regras comuns acordadas pelos Estados a nível internacional, é direito de cada país estabelecer suas próprias normas internas que serão aplicadas dentro de suas fronteiras.

Sendo assim, um dos passos iniciais mais recomendados é ir atrás dos órgãos competentes do país escolhido para intercâmbio, especialmente embaixadas e consulados.

Guia para intercambistas: Documentação necessária

JESHOOTS.COM via Unsplash

Alguns já deixam explicações para as principais perguntas dos viajantes em seus sites oficiais, enquanto outros respondem questionamentos via telefone ou e-mail. De qualquer modo, pense que é melhor perguntar agora do que descobrir depois que faltou alguma coisa! Afinal, a ausência de algum documento pode resultar na proibição de entrada do intercambista e sua consequente deportação.

Tenha em mente também que se o país de destino tiver um idioma diferente do seu de origem os documentos escritos deverão ser traduzidos (por exemplo, do português para o espanhol). Atente-se que alguns países só aceitam traduções feitas por tradutores juramentados.

Dito isso, alguns dos documentos pedidos aos intercambistas são:

 

Passaporte

Provavelmente o documento mais lembrado quando falamos de viagens internacionais. Neste caso, preste atenção na sua data de validade, pois a entrada só será permitida se ele obrigatoriamente cobrir todo o tempo do estudante no país, sendo frequente que se inclua alguns meses após a data prevista de retorno como uma forma de garantia.

Caso essa seja a sua primeira vez solicitando um passaporte, é preciso entrar na página oficial da Polícia Federal (PF) e seguir o processo de cadastramento para depois apresentar os documentos requisitados em um posto da PF e posteriormente buscar seu passaporte no mesmo local.

Guia para intercambistas: Documentação necessária

Agus Dietrich via Unsplash

Via de regra, o documento fica pronto em um prazo de 6 a 10 dias úteis, no entanto imprevistos podem acontecer. Por isso, certifique-se de fazê-lo o quanto antes. Por outro lado, se você já tiver um passaporte, a validade atual do documento é 10 anos (exceto para menores de 18 anos).

 

Lembrete:

à Para entrar na Espanha é obrigatório que brasileiros tenham um passaporte válido e que tal validade permaneça por pelo menos 3 meses após a data prevista de retorno

 

Visto

Esta é uma das grandes interrogações que pairam na cabeça de muitos. Em geral, a necessidade ou não de se solicitar um visto de estudante está ligada à quantidade de dias que se ficará no país e/ou ao grau de amizade entre o Brasil e o outro Estado.

Por essa razão, como já dito anteriormente, é preciso que informações como essa sejam verificadas com antecedência nos órgãos competentes (embaixadas e consulados do país de destino presentes no Brasil), pois o processo para a aprovação do visto frequentemente é composto por várias etapas nas quais taxas, documentos comprobatórios e até mesmo entrevistas podem ser demandados.

Guia para intercambistas: Documentação necessária

mana5280 via Unsplash

 

Lembretes:

à Brasileiros cuja estadia na Espanha seja para fins não remunerados (entre eles, para participar de programas de estudo) e que sejam inferiores a 90 dias por um período de 180 dias são isentos de visto

à Se for permanecer na Espanha para estudar por um período maior que 90 dias, o visto de estudante é obrigatório. Neste caso, há dois tipos de visto: o de curta duração (entre 91 e 180 dias) e o de longa duração (mais de 6 meses)

 

Documentos de saúde

A recente pandemia de covid-19 trouxe um novo olhar sobre a importância da saúde pública mundial, mas é um fato que antes mesmo dela acontecer já era de praxe que os países verificassem o estado de saúde dos estrangeiros que desejavam desembarcar em seu território.

Especificamente com relação ao covid, de uma maneira geral já não há mais restrições de entrada para conter a doença. Mesmo assim, vale a pena dar uma checada como o local do seu intercâmbio está lidando com a questão.

Guia para intercambistas: Documentação necessária

Kristine Wook via Unsplash

Na Espanha, por exemplo, as exigências sanitárias e o controle de fronteiras se encerraram em outubro de 2022. Entretanto, aqueles que forem tirar visto de estudante são obrigados a contratar um serviço de seguro-saúde autorizado bem como apresentar um certificado médico comprovando que o estudante não tem nenhuma doença potencialmente perigosa para saúde pública (especificações quanto a este certificado são fornecidas no/na consulado/ embaixada). Estudantes brasileiros que fiquem menos de 90 dias no país não são obrigados a ter seguro-saúde, porém é altamente recomendável.

 

Sugestão: As melhores cidades da Espanha para intercambistas

 

Documentos do programa de intercâmbio

Outro indispensável grupo de documentos que os estudantes devem ter à mão quando desembarcarem no país de destino é justamente aqueles que provam o objetivo de sua viagem: o intercâmbio.

No caso da Espanha, estudantes que precisaram tirar o visto já tiveram que apresentar esta prova, mas tanto intercambistas de curto ou longo período devem estar preparados para fornecer esta confirmação no aeroporto.

Guia para intercambistas: Documentação necessária

Romain Dancre via Unsplash

As provas são variadas, mas principalmente deve constar algo que ateste a admissão do estudante em uma determinada instituição de ensino. Documentos comprobatórios da participação do estudante no programa e que sejam disponibilizados pela agência de intercâmbio também são interessantes. Além disso, se o seu programa de intercâmbio não fornece moradia, será preciso encontrar uma antes da sua viagem e, neste caso, você também precisará provar no desembarque que já tem um lugar para morar durante seu tempo no país.

Lembre que quanto mais documentos você tiver à disposição, melhor!

 

Comprovações financeiras

Por último, mas não menos importante, saiba que você não conseguirá entrar no país se não for capaz de provar que possui meios econômicos suficientes para se manter lá.

Assim como mencionado no item anterior, independente de já ter provado anteriormente ou não, esteja ciente de que as autoridades de imigração no aeroporto podem querer ver estas comprovações financeiras após seu desembarque.

Cada país estabelece uma quantia mínima por dia que uma pessoa precisa possuir para entrar em seu território bem como quais documentos serão considerados para tal.

Guia para intercambistas: Documentação necessária

Andre Taissin via Unsplash

No caso da Espanha, um dos documentos mais requisitados são os três últimos extratos bancários que devem estar timbrados pelo banco e nos quais constem detalhes das transações efetuadas (outros documentos como extrato da conta-poupança podem servir como um complemento).

Se algum familiar vai custear a viagem do estudante, além dos documentos acima ainda será preciso apresentar prova de parentesco bem como uma carta do responsável se comprometendo com a totalidade das despesas durante todo o período do intercambista no país. Por outro lado, se o estudante recebeu uma bolsa de estudos, também deverá apresentar um documento da instituição que está lhe auxiliando juntamente com a quantia exata do patrocínio.

 

Dicas extras:

– Mantenha com você sua passagem aérea de ida e só se desfaça dela na volta ao Brasil. Ela é uma importante comprovação do dia que você entrou oficialmente no país de destino e pode ser útil caso queiram verificar se o seu tempo de estadia está dentro da lei

– É importante também que você tenha em mãos a passagem de volta para que sirva como uma prova de que você irá retornar ao seu país depois do intercâmbio

– Tenha junto a você algumas fotos 3×4 para eventuais necessidades

– Além dos documentos originais, mantenha junto a você pelo menos uma cópia de cada um deles (passaporte e visto, evidentemente, estão fora desta recomendação)

– Leve todos seus documentos para o intercâmbio em uma pasta e fique com ela na sua bagagem de mão. É mais fácil tanto para apresentá-los às autoridades do aeroporto como para deixá-los organizados e mantê-los em segurança quando já estiver em solo estrangeiro

 

Talvez seja do seu interesse: Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

 

Imaginava que era preciso considerar tudo isso antes de iniciar um intercâmbio?

Como se pode perceber, quanto mais organizada a sua documentação estiver, menos você vai precisar se preocupar com o aspecto burocrático do intercâmbio e mais tempo você terá para o que realmente importa: aproveitar sua viagem.

Esperamos que este post tenha sido útil e nos vemos em um próximo!

 

¡Abrazos!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos