As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas | Cultura Espanhola
Back

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

¡Hola, amigos! ¿Cómo están?

Como temos falado recentemente aqui na Cultura Española, o intercâmbio é uma experiência única que proporciona muitos benefícios para seus participantes. Já abordamos anteriormente sobre as diferentes modalidades desta atividade e também sobre as melhores cidades na Espanha para intercambistas. Se ainda não conferiu, sugerimos que dê uma olhadinha nos links destacados acima.

No post de hoje, continuamos com a nossa série sendo que desta vez vamos passear pelos países do nosso continente! Afinal, a América Latina possui uma diversidade cultural riquíssima que merece ser explorada. A lista que será apresentada se baseia no ranking internacional QS Best Student Cities 2023 que conta também com as cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro.

No entanto, para a nossa lista focamos apenas nas cidades pertencentes a países hispânicos. Vamos lá?

 

Veja também: As melhores cidades da Espanha para intercambistas

 

Buenos Aires

A capital argentina conquistou uma ótima performance na avaliação e não somente encabeçou o topo das melhores cidades para intercambistas entre as latino-americanas, mas inclusive se posicionou como a melhor de todo grupo de países hispanofalantes.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Benjamin Rascoe via Unsplash

Mundialmente conhecida pelos charmosos shows de tango, o colorido bairro La Boca e a belíssima Casa Rosada, Buenos Aires é uma metrópole vibrante e diversificada. No âmbito educacional, conta com universidades renomadas como a Univesidad de Buenas Aires (UBA) e a Pontificia Universidad Católica Argentina, as quais possuem um corpo discente composto não somente por argentinos, mas também por outras nacionalidades, o que proporciona uma troca cultural ainda maior para os intercambistas.

Devido à recente crise financeira, a cidade sofre com algumas dificuldades envolvendo pobreza e altas taxas de inflação. Por outro lado, o custo de vida ainda é muito acessível para estudantes estrangeiros por conta da conversão cambial.

 

Santiago (Chile)

Outro destino latino-americano almejado por estudantes brasileiros, Santiago frequentemente se coloca entre os melhores lugares do continente quando o assunto é qualidade de vida e segurança. Além disso, a capital chilena possui uma agenda cultural generosa que engloba desde monumentos históricos e museus até parques e passeios a mirantes com vistas à imponente Cordilheira dos Andes.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Agustín Ljósmyndun via Unsplash

Apesar do custo de vida ser um pouco mais alto do que em São Paulo, a oferta acadêmica a favorece como um destino interessante. De acordo com o QS World Universities Ranking 2023, nove das melhores universidades chilenas está em Santiago com destaque especial para a Pontificia Universidad Católica de Chile (UC).

 

Cidade do México

Se você se interessa pela cultura mexicana, saiba que pode juntar essa paixão com uma experiência educacional marcante na Cidade do México.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Carlos Aguilar via Unsplash

Sendo a maior cidade do país, a capital mexicana oferece muito aos seus habitantes no que se refere a vivências culturais e entretenimento. Ademais, é uma metrópole cheia de contrastes, onde você vai se deparar tanto com sítios arqueológicos centenários como o Templo Mayor quanto com grandiosos arranha-céus no Paseo de la Reforma.

Para estudantes internacionais, é uma ótima oportunidade por causa do custo de vida mais barato, mas também pelo fato da cidade abrigar universidades altamente reconhecidas por sua qualidade, sendo a mais famosa delas a Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM). Por outro lado, é importante ter em mente que a cidade ainda lida com algumas questões desafiadoras envolvendo poluição e sua taxa de criminalidade.

 

Talvez interesse: Carnaval de Oruro

 

Monterrey

Mais uma representante mexicana para a lista. Monterrey está localizada na região nordeste do país e já disfruta há alguns anos de bons índices de prosperidade econômica, principalmente graças à sua atuação na área de indústria e comércio.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Jorge Gardner via Unsplash

Por estar muito próxima da fronteira com os EUA, a cidade também traz em sua essência a característica típica de zonas fronteiriças. Isto é, combina elementos culturais do seu país com outros que estão mais ligados ao seu vizinho do norte. Para um intercambista, presenciar tal interconexão com seus próprios olhos tem um valor inestimável.

No que se refere à educação, a região conhecida como Zona Tec abriga a maior parte da sua oferta educacional como o célebre Tecnológico de Monterrey (ITESM). Além disso, por contar com uma variedade de museus, restaurantes e discotecas, os estudantes internacionais sempre têm novas atividades para experenciar.

 

Bogotá

Anteriormente maculada pela situação social sofrida no final do século passado, a Colômbia vem passando por um contínuo processo de renovação responsável por lhe render cada dia mais frutos tanto em termos de desenvolvimento quanto segurança. Dentre os casos bem-sucedidos, Bogotá é um forte nome desta mudança.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Alejandro Alfaro M via Unsplash

Por isso, hoje em dia a capital colombiana pode novamente ostentar o título de “Atenas da América do Sul”, alcunha criada no século XIX e que se justifica pela variedade de opções culturais, artísticas e de conhecimento disponibilizadas. Não por coincidência, Bogotá foi a primeira cidade latino-americana denominada como Capital Mundial do Livro pela UNESCO em 2007.

Como se pode inferir, a infraestrutura escolar de Bogotá também a torna atrativa para estudantes internacionais, de modo que eles possam unir qualidade de ensino e uma intensa troca multicultural. Dentre suas universidades de ponta destacam-se a Universidad de los Andes e a Universidad Nacional de Colombia.

 

Lima

Às costas do Pacífico, a capital peruana também se figura como outra opção a intercambistas, principalmente para aqueles fascinados pela gastronomia peruana e sua cultura que une tão bem características hispânicas e pré-colombianas.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Willian Justen de Vasconcellos via Unsplash

Em Lima, os estudantes terão acesso a um leque de atividades que inclui desde parques e praias, até bares e restaurantes ou ainda museus e monumentos históricos. Quem se encanta por arqueologia também será presenteado com a beleza de ruínas pré-colombianas localizadas na cidade ou em seus arredores.

Com um ambiente tão diversificado à disposição, Lima é capaz de proporcionar ao estudante internacional uma bagagem de conhecimento e de vida sem igual. Ademais, a cidade abriga três universidades presentes no ranking QS como a Pontificia Universidad Católica del Perú, a Universidad Peruana Cayetano Heredia e a Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

 

Quito

Talvez esta não seja uma das primeiras cidades que vem à mente dos brasileiros quando pensam em intercâmbio para a América Latina, mas saiba que Quito, capital do Equador, pode te surpreender.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Mauricio Muñoz via Unsplash

Uma das primeiras qualidades que já saltam aos olhos é seu nível de preservação histórica quando comparado com outros municípios do continente. De fato, no final da década de 1970 a UNESCO declarou a cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade visto que seu centro histórico era o mais bem conservado de toda América Latina.

A qualidade de vida também se mostra como outro atrativo, sendo que em 2017 a consultoria Mercer a classificou como a 10ª melhor cidade na América do Sul neste quesito.

Segundo o QS Best Student Cities 2023, Quito também se faz presente na lista quando se trata das melhores cidades para estudantes e, dentro do âmbito acadêmico, a Universidad San Francisco de Quito (USFQ) é definitivamente a instituição mais renomada do país.

 

Montevidéu

Por fim, a última latino-americana do ranking é Montevidéu. Ao contrário da opção anterior, a capital do Uruguai aparece com mais frequência na lista de desejos dos brasileiros, por ser geralmente lembrada graças à sua gastronomia rica, seus monumentos e acolhimento do povo local.

As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

Guillermo Vuljevas via Unsplash

Para além destes fatores, a cidade também pode ser um destino vantajoso para estudantes internacionais que colocam a qualidade de vida como seu principal pilar de decisão, já que Montevidéu orgulhosamente se posiciona como a líder na América do Sul neste sentido de acordo com a consultoria Mercer.

No âmbito da educação, a Universidad de Montevideo (UM) é a principal representante do país, a qual também integra o ranking da QS em relação às melhores universidades do mundo.

 

Sugestão: As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina

 

———-

Como se pode perceber, a América Hispânica possui cidades fascinantes onde o ensino do espanhol estará lado a lado com histórias e culturas encantadoras. Teve alguma cidade em especial que chamou sua atenção? Qual seria o seu destino preferido?

 

Esperamos que tenham gostado e nos vemos em um próximo post.

 

¡Abrazos!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos