As melhores cidades da Espanha para intercambistas | Cultura Espanhola
Back

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

Em dezembro do ano passado, publicamos um post em que explicávamos a importância do intercâmbio e o porquê esta experiência não é reservada somente aos adolescentes. Se você não chegou a ler, pode conferir em mais detalhes aqui.

Também naquela postagem indicamos de relance quais seriam algumas das melhores cidades na Espanha e América Latina para esta atividade.

Por isso, no texto de hoje vamos nos aprofundar neste tópico e conhecer as melhores cidades espanholas para intercambistas. A seleção foi feita a partir das informações disponibilizadas pela própria plataforma Study in Spain.

Vamos lá?

 

Barcelona

Se o seu desejo é conhecer a Espanha através dos olhos de uma metrópole cosmopolita, Barcelona é definitivamente uma boa pedida. A cidade está no topo da lista para milhares de estudantes estrangeiros que desembarcam ano após ano, o que lhe confere uma forte veia multicultural. É também o lar de manifestações artísticas únicas como a Catedral da Sagrada Família e o Parque Güell, além de contar com praias do Mar Mediterrâneo e uma vida noturna agitada.

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

D Jones via Unsplash

No mundo acadêmico, tem o privilégio de sediar universidades reconhecidas internacionalmente como a centenária Universidad de Barcelona (uma das 100 melhores do mundo) e institutos mais recentes como a Universidad Politécnica de Cataluña e a Universidad Pompeu Fabra.

Entretanto, um fator a manter em mente é o alto custo envolvido, já que Barcelona é a segunda cidade espanhola mais cara de se viver.

 

Sugestão: Como ficará a Sagrada Família de Gaudí

 

Granada

Granada traz todos os elementos que tipicamente são associados à imagem da Espanha no exterior como o formidável complexo palaciano de Alhambra, Patrimônio Mundial da UNESCO, e que é apenas um dos vários atrativos desta cidade universitária e muito econômica para seus moradores.

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

Jorge Fernández Salas via Unsplash

Zona estratégica durante o período de Al-Andalus, Granada preserva até os dias atuais um acervo cultural farto entre monumentos e museus, estes últimos com possibilidade de desconto para estudantes. Se busca por experiências junto à natureza, tanto os picos da Sierra Nevada quanto as praias andaluzas são passeios a poucos quilômetros de distância.

Aliás, o transporte público é um ponto positivo adicional, já que a oferta é ampla na cidade, permitindo que os estudantes se locomovam de uma parte a outra com facilidade.

Em relação aos estudos, a Universidad de Granada, fundada em 1531, é a joia da coroa da cidade, sendo também um ambiente multicultural com estudantes de todos os lugares do mundo.

 

Madri

Com toda a infraestrutura disponível em Madri, não é de se surpreender que a capital do país também esteja entre os locais mais vantajosos para intercambistas.

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

Florian Wehde via Unsplash

Uma metrópole cosmopolita, multicultural e que nunca dorme, a cidade oferece uma gama quase infindável de atividades do tradicional ao contemporâneo, da tranquilidade à agitação, de visitas a museus e locais históricos a bares e discotecas. Além disso, a malha de transporte é bem distribuída, portanto, se locomover internamente não será nenhum problema.

Para intercambistas, a rede universitária de Madri é, possivelmente, a mais robusta da Espanha já que concentra um número considerável das mais renomadas instituições de ensino superior do país. Entretanto, vale ressaltar que, sendo a capital, Madri também é uma cidade cara para se viver.

 

Salamanca

A cidade universitária da Espanha por excelência. Salamanca é lar da internacionalmente estimada e mais antiga universidade do país fundada em 1218! Só de notar a data de criação da Universidad de Salamanca já se pode perceber o quanto de história e tradição circundam esta cidade de Castela e Leão, mas Salamanca tem muito mais a ofertar.

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

Beth Macdonald via Unsplash

Passear pelas suas ruas é um genuíno convite para regressar no tempo e entrar em contato com monumentos seculares como as praças e edifícios do centro velho (casco antiguo), Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em comparação a outras cidades, Salamanca tem um ritmo mais tranquilo, aliando preços acessíveis a boa qualidade de vida. Ainda que seja mais calmo, o convívio universitário é grande e diverso. Por isso, os estudantes também estarão inseridos em um ambiente verdadeiramente multicultural.

 

San Sebastián-Donostia

Às portas do Mar Cantábrico, San Sebastián (Donostia em basco) se revela como um local interessante para intercâmbio principalmente por oferecer aos estudantes uma visão completamente diferente sobre a Espanha.

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

Rubina Ajdary via Unsplash

Do ponto de vista natural, San Sebastián entrega uma paisagem cinematográfica que une montanha e mar. Considerada uma das cidades mais sustentáveis do país, o deslocamento é facilmente feito por bicicleta ou a pé. Ademais, a cidade é culturalmente rica, sendo possível participar de eventos como o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián ou experimentar o contato diário com a cultura basca e seu idioma tão singular, o euskera.

No âmbito acadêmico, a Universidad de Deusto coloca-se como uma das principais instituições com excelentes indicadores em rankings internacionais. Contudo, vale ressaltar que San Sebastián está em primeiro lugar entre as cidades mais caras do país, algo que deve ser considerado ao fazer sua escolha.

 

Talvez lhe interesse: Conheça a Bolsa de Valores de Madri

 

Sevilha

Esta é outra cidade na região sul da Espanha que faz você se sentir como nos tempo de Al-Andalus.

Sevilha, capital da Andaluzia e terra natal do flamenco, é um museu a céu aberto com monumentos capazes de deixar a todos de boca aberta tais como a Plaza de España, as Ruinas Románicas ou a Torre del Oro. Um verdadeiro passeio pelo tempo e pela história!

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

Shai Pal via Unsplash

Para os amantes de clima quente, Sevilha é também uma boa aposta visto que o sol escaldante acompanha seus moradores praticamente ao longo do ano. No que se refere à sua agenda cultural, dizer que a oferta em Sevilha é vasta seria chover no molhado, basta dizer que o município conta com uma infinidade de bares e restaurantes, museus e construções extraordinárias, além, é claro, de belíssimos shows de flamenco.

Do ponto de vista estudantil, Sevilha é muito atrativa aos intercambistas. Soma-se à sua abundante história excelentes universidades (tais como as Universidad de Sevilla e Universidad Pablo de Olavide) assim como um custo de vida significativamente mais acessível.

 

Valência

Terceira maior cidade da Espanha com aproximadamente 800 mil habitantes. É um município de grande porte, mas que ainda preserva uma certa calma em comparação ao ritmo alucinante de Madri e Barcelona.

Fundada no século II a.C., Valência é repleta de história, mas também modernidade. Por isso, é comum aos seus habitantes se depararem com monumentos centenários como o Mercado da Seda lado a lado a edifícios inovadores como a Cidade das Artes e da Ciência. Valência ainda conta com uma vida cultural robusta, belas praias, célebre gastronomia (afinal, sua região é o berço da paella), além de universidades de renome.

Para estudantes estrangeiros, instituições públicas como a Universidad de Valencia, Universidad Politécnica de Valencia e Universidad Internacional Menéndez Pelayo são ótimas opções por serem bem avaliadas e mais baratas que as instituições privadas. Aliás, o custo de vida mais em conta com aluguel e alimentação (quando comparado a outras cidades grandes da Espanha) surge como um benefício muito atraente.

 

Zaragoza

Capital da comunidade autônoma de Aragão, Zaragoza é um prato cheio de experiências aos intercambistas tanto literal quanto figurativamente. Para muitos é considerada detentora de uma das melhores gastronomias da Espanha, além de ser uma cidade com muita história, cultura e festividades para oferecer.

As melhores cidades da Espanha para intercambistas

David Vives via Unsplash

De catedrais góticas a palácios da herança árabe e festas populares como da Virgen del Pilar, Zaragoza é uma cidade vibrante que sempre brinda a todos com uma variedade de atividades aliada à qualidade de vida.

De fato, em 2021 ela foi considerada a segunda melhor cidade espanhola para se viver. Ademais, o custo de vida mais viável do que em outras metrópoles do país também a torna um destino bem convincente.

No campo dos estudos, Zaragoza igualmente traz diversas opções aos estudantes. Entretanto, definitivamente é a Universidad de Zaragoza, fundada em 1542, sua representante com maior reconhecimento internacional.

Outra vantagem da cidade é que ela se posiciona em um ponto estratégico do país, tendo uma fácil conexão com outras cidades importantes como Madri, Barcelona e Valência.

 

Leia também: As incríveis Casas Colgadas de Cuenca

———————-

Você imaginava que uma destas cidades estaria na lista? Já teve a chance de visitar alguma? Compartilhe a sua experiência conosco!

 

Nos vemos em um próximo post!

 

¡Un fuerte abrazo!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos