Intercâmbio não é só para adolescentes! | Cultura Espanhola
Back

Intercâmbio não é só para adolescentes!

Conheça 3 tipos abertos para qualquer faixa etária e algumas dicas de cidades

 

¡Hola, mi gente! ¿Cómo están?

Um sonho muito comum de vários estudantes perto ou durante a época do colegial é fazer um intercâmbio. Poder sair da casa dos pais, conhecer novos lugares, pessoas interessantes e viver situações memoráveis.

Pois bem, neste caso estamos falando do intercâmbio tipo high school que, de fato, está entre os mais procurados e propagados pelas agências especializadas da área.

No entanto, o mercado de intercâmbio está em constante evolução e segue uma tendência que igualmente se observa em outros segmentos a respeito da personalização. Isto é, existe um interesse crescente para que a oferta de produtos e serviços se adequem às necessidades específicas dos clientes que os procuram.

Assim, ao contrário do que se possa cogitar em um primeiro momento, intercâmbio não é só para adolescentes. Jovens, adultos e inclusive idosos podem e devem aproveitar esta atividade que combina de maneira primorosa aprendizado e entretenimento. Afinal, o gosto por viajar e conhecer novas culturas não está limitado a uma faixa etária, não é mesmo?

Intercâmbio não é só para adolescentes!

Foto por Z via Unsplash

Quebrado esta barreira inicial, gostaríamos de trazer para você neste post alguns benefícios que o intercâmbio proporciona, bem como três programas abertos a todas as idades e uma breve sugestão de cidades na Espanha e América Latina para você já começar a anotar na sua lista de desejos.

 

Um investimento que vale a pena

Sabemos que intercâmbio é um investimento considerável, pois demanda um planejamento financeiro e de vida, já que sua rotina inteira deverá se readaptar a um novo cenário. Ademais, decidir colocar o pé na estrada é algo igualmente desafiador, pois exige muita coragem e uma boa dose de autoconhecimento.

Apesar disso, participar de uma experiência como um intercâmbio também é incrivelmente engrandecedor, não somente em termos profissionais, mas também pessoais.

Intercâmbio não é só para adolescentes!

Foto por Jason Goodman via Unsplash

Afinal, nós estamos em permanente processo de desenvolvimento e há sempre algo novo a se aprender. Portanto, quem sabe uma vivência do outro lado do mundo não lhe traga uma lição de vida que nunca pensou antes?

Abaixo, listamos alguns benefícios do intercâmbio:

 

Sugestão: Como pronunciar palavras em espanhol

 

Benefícios do intercâmbio

  • Aprimora o conhecimento da língua estrangeira
  • Torna o currículo mais atrativo
  • Aumenta a inteligência emocional
  • Tira da zona de conforto
  • Apresenta a novos lugares
  • Aprende com culturas diferentes
  • Expande a visão de mundo
  • Conhece e faz amigos de todos os cantos do planeta
  • Quebra estereótipos/preconceitos
  • Melhora a saúde mental

 

Ao notar todas estas vantagens, fica mais fácil entender porque o intercâmbio não deve ser uma prática exclusiva dos jovens.

Assim sendo, vamos ver agora algumas opções de intercâmbio que podem até contar com uma idade mínima, mas não com uma máxima para participar.

 

Curso de idiomas

Juntamente com o tipo high school, o intercâmbio na modalidade “curso de idiomas” é um dos mais divulgados e também um dos mais buscados.

Não existe um limite de idade tampouco rigidez com relação ao tempo de permanência, ficando a cargo do próprio aluno. Assim, é possível passar uma temporada de duas semanas a seis meses ou até um ano no país de destino. Isto se torna uma vantagem principalmente para quem não pode se ausentar por muito tempo e deseja utilizar o período de férias de uma forma especial.

Neste intercâmbio, alunos de diferentes nacionalidades vão para escolas especializadas ou mesmo universidades renomadas para ter aulas com professores nativos. Além do estudo mais intensivo do idioma, a estadia é sempre intercalada com passeios a pontos turísticos, horas de lazer ou outras atividades culturais.

 

Voluntário

Este também é um tipo de intercâmbio que está conquistando cada vez mais adeptos pela capacidade de unir aprendizado, imersão cultural e engajamento socioambiental. Neste caso, o contato diário com o idioma ocorre junto a algum trabalho que, como o próprio nome diz, não é remunerado.

Intercâmbio não é só para adolescentes!

Foto por Lina Trochez via Unsplash

As atividades são variadas e podem abranger desde o cuidado de crianças e idosos, auxílio a animais resgatados ou até dar aulas de idiomas, principalmente o inglês, para comunidades carentes.

Pela própria natureza do programa, os locais são geralmente países em desenvolvimento ou menos desenvolvidos. Contudo, há também algumas plataformas que oferecem ao viajante a possibilidade de trocar algum tipo de trabalho, por exemplo suporte na recepção de hostels ou ajuda com jardinagem, por comida e hospedagem. Esta, por sua vez, é uma opção que já traz uma variedade maior de destinos ao redor do mundo.

 

Intercâmbio 50+

Como dissemos anteriormente, intercâmbio não é só para adolescentes e esta é a prova definitiva!

O tipo de intercâmbio 50+ é dedicado especificamente às pessoas com mais de cinquenta anos e que mantêm dentro de si a vontade de adquirir novas experiências.

Sendo assim, as turmas de alunos continuam sendo de origens variadas, porém nesta categoria há um pré-requisito de concentrar os participantes dentro da faixa etária estabelecida de modo a contribuir para um maior entrosamento entre os membros do grupo.

Intercâmbio não é só para adolescentes!

Foto por Vidar Nordli-Mathisen via Unsplash

O princípio básico deste programa também segue a linha de ensinar o idioma e adicionar atividades de lazer como excursões e passeios culturais. No entanto, a agenda de aprendizagem e entretenimento é desenhada para atender aos gostos e interesses deste público em particular.

 

Veja também: Diferenças entre o espanhol da Espanha e da América

 

Sugestões de cidades na Espanha e América Latina

Após conhecer opções de intercâmbio tão diversas, o que acha de aliar o estudo do espanhol com esta vivência inesquecível?

A Espanha e países da América Latina são candidatos frequentemente sondados por viajantes brasileiros e de outras partes do mundo. Estando lá, você pode combinar um maior aprofundamento do idioma com boa comida, ambientes cosmopolitas, paisagens espetaculares e pessoas encantadoras.

Intercâmbio não é só para adolescentes!

Foto por Ian Kelsall via Unsplash

Quer saber algumas sugestões para começar a pesquisar?

Na Espanha, a organização Study in Spain fez uma relação das melhores cidades para estudantes internacionais que são:

  • Valencia
  • Barcelona
  • San Sebastián
  • Sevilla
  • Madrid
  • Granada
  • Salamanca
  • Zaragoza
Intercâmbio não é só para adolescentes!

Foto por Jeison Higuita via Unsplash

Já na América Latina, a consultoria britânica QS publicou o relatório de 2022 da QS Best Students Cities 2023. No grupo das latino-americanas, além de São Paulo e Rio de Janeiro, fazem parte desta lista:

  • Buenos Aires
  • Santiago de Chile
  • Cidade do México
  • Monterrey
  • Bogotá
  • Lima
  • Quito
  • Montevidéu

 

Como se percebe, possibilidades não faltam. Agora só resta planejar a viagem, separar o passaporte, arrumar as malas e se permitir embarcar em uma nova aventura!

———————-

Esperamos que tenha gostado do texto de hoje e que ele tenha te motivado a fazer parte deste movimento tão enriquecedor chamado intercâmbio. Nos vemos em um próximo post!

¡Hasta luego!

 

Já que está aqui: Conheça Santiago de Chile: saiba o que fazer na cidade

 

 

Foto de capa: Mantas Hesthaven via Unsplash

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos