Receita Madrileña do Bocadillo de Calamares | Cultura Espanhola
Back

Receita Madrileña do Bocadillo de Calamares

Hoje é dia de falar de assunto bom. Sim, estou me referindo à comida! Mais especificamente à comida de rua. Por acaso você já ouvir falar no bocadillo de calamares?

Hum… esse sanduíche é muito popular e ao mesmo tempo bem fácil de reproduzir em casa. Então, esperamos que tenha vindo com seu estômago vazio porque este petisco é de dar água na boca!

Mas antes, que tal um pouco da história deste prato?

 

Direto das ruas de Madri

O bocadillo de calamares (sanduíche de lulas) foi criado em algum momento na década de 1960 em Madri e em pouco tempo já se tornou o queridinho de seus habitantes.

Hoje em dia, praticamente todos os bares da capital espanhola contam com essa refeição e há inclusive guias disponíveis que selecionam as melhores opções de restaurantes com este produto.

Receita Madrileña do Bocadillo de Calamares

Rua de Madri – Alex Vasey via Unsplash

Assim, fique atento quando estiver passeando pela área central de Madri. Com certeza alguém estará servindo um bocadillo de calamares quentinho para você!

 

Veja também: Torta de Santiago, uma receita típica da Galícia

 

Depois desta breve apresentação, é hora de arregaçar as mangas e começar o nosso bocadillo. Lembrando que você pode encontrar versões levemente diferentes do que vai ser exposto aqui se procurarem em sites de culinária ou visitarem pessoalmente um bar na Espanha.

Afinal, como uma típica comida de rua, sempre haverá certas variações por exemplo no uso de molhos, temperos ou acompanhamentos. No entanto, a lula, estrela do lanche, é requisito obrigatório. Por isso, certifique-se de comprar uma de boa qualidade.

Agora sem mais delongas, vamos lá!

 

Ingredientes

  • 1 lula fresca
  • Pão tipo baguete
  • Farinha de grão de bico
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Sal a gosto
  • Maionese

 

Receita Madrileña do Bocadillo de Calamares

Bocadillo de Calamares – Wikimedia Commons

 

Preparo

  • Pegue a lula e separe com cuidado o corpo dos tentáculos. Limpe bem todo o interior, retirando qualquer resíduo ou parte interna que ainda tenha sobrado. Retire também as barbatanas.
  • Feito a limpeza total da lula, pegue uma faca afiada e corte-a em rodelas. Tenha em mente que a fritura vai diminuir o seu tamanho, portanto, faça estes anéis um pouco mais grossos (use como referência um dedo de grossura)
  • Com os anéis de lula cortados, salgue-os a gosto. Antes de empanar, certifique-se de que os anéis estejam bem secos
  • Empane-os na farinha de grão de bico. É importante misturar bem os anéis de lula com a farinha para que não se separem durante a fritura
  • Reserve à parte os anéis de lula, retirando qualquer excesso de farinha que tenha ficado
  • Em uma frigideira mais funda, coloque uma quantidade considerável de azeite e esquente bem. Para que a lula fique saborosa, é preciso que a fritura esteja quente (em torno de 180°C ou mais)
  • Coloque aos poucos os anéis de lula na frigideira. Deixe-os fritar de modo uniforme e então retire-os com uma escumadeira e reserve-os em um prato à parte, deixando sair o excesso de gordura no papel toalha
  • Pegue o pão baguete e corte-o, colocando em um ou nos dois lados a maionese de sua preferência. Em seguida, adicione os anéis de lula já fritos ao seu sanduíche e está pronto
  • Com a quantidade indicada, é possível fazer até duas unidades do lanche. Recomenda-se que sejam consumidos ainda quentes para aproveitar melhor o sabor

 

Sugestão: Receita de Sangria espanhola

 

Por fim, abaixo você também encontra um vídeo mostrando o passo a passo para fazer um excelente bocadillo de calamares.

Como falamos anteriormente, a receita conta com algumas variações e este é o caso do modo de preparo a seguir. De qualquer forma, é uma outra maneira de você aproveitar este prato tão típico da gastronomia madrilenha!

 

Ficou com vontade? Como é possível perceber, a receita é bem simples e muito apetitosa. Assim sendo, o que acha de provar este lanche? Se fizer, conte para nós o que achou!

Esperamos que tenha gostado do texto de hoje e nos vemos no próximo.

¡Hasta luego!

 

Já que está aqui: Bacalhau com pimentões à Española

Esther Fuentes
Esther Fuentes