Pupusa: o prato símbolo de El Salvador | Cultura Espanhola
Back

Pupusa: o prato símbolo de El Salvador

Como vimos no último post, El Salvador não é um país muito conhecido pelos brasileiros, mas guarda belezas e preciosidades que merecem ser valorizadas. Neste grupo, podemos incluir também a sua deliciosa gastronomia.

Por isso, no post de hoje vamos falar sobre as pupusas, uma comida de rua fácil de se fazer e que ao mesmo tempo se figura como um motivo tão grande de orgulho para os salvadorenhos que as autoridades locais até mesmo decretaram um dia nacional unicamente para sua homenagem.

 

Conteúdo relacionado: Receita de sandwich cubano

 

Orgulho nacional

A pupusa pode ser definida como uma espécie de panqueca recheada, cuja massa é tradicionalmente feita com farinha de milho, embora também existam algumas versões a partir da farinha de arroz.

Vale lembrar que o milho, alimento proveniente das Américas, está presente na dieta da extensa maioria dos povos nativos do continente. Portanto, é possível remontar a origem da pupusa desde o período pré-colombiano, apesar de que sua autoria específica ainda não possa ser totalmente definida. De acordo com alguns estudiosos, a palavra “pupusa” deriva do nahuatl “puxahua” ou “puxawa” que significa “coisa esponjosa” e se relacionaria com a maneira que a massa fica depois de preparada.

Pupusa: o prato símbolo de El Salvador

Mauricio Cuéllar via Unsplash

 

Por outro lado, pelo fato de que uma localização exata seja difícil de estabelecer, atualmente três países disputam a sua criação: El Salvador, Guatemala e Honduras. Contudo, os salvadorenhos são ferrenhos defensores de que a iguaria nasceu em seu território e este orgulho nacional é tão grande que desde 2005 a Assembleia Legislativa de El Salvador a designou como o prato salvadorenho por excelência.

De fato, em cada esquina do país se vê com facilidade pupuserías (lanchonetes típicas para pupusas a exemplo das hamburguerias), sendo que nas cidades maiores é possível encontrar inclusive os Pupusódromos, feiras com várias barracas que fazem os mais diferentes tipos de pupusa para agradar aos clientes. Como se não bastasse, há ainda competições e recordes de pupusas, uma minissérie nos serviços de streaming sobre o prato e um dia nacional dedicado exclusivamente a ela, celebrado anualmente no segundo domingo de novembro.

Se você ficou curioso para saber como é este festival, abaixo separamos uma breve reportagem que mostra uma parte das comemorações na cidade salvadorenha de Olocuilta.

 

 

Veja também: Receita de Arepa con queso: Conheça o prato do filme “Encanto”

 

Receita de pupusas

Pupusa: o prato símbolo de El Salvador

Jess Lander via Wikimedia Commons

 

Para nós, brasileiros, quando olhamos as imagens das pupusas é fácil confundir em um primeiro momento com outro prato já falado aqui no blog: as arepas. Entretanto, embora se usem ingredientes semelhantes, há consideráveis diferenças tanto no tipo de massa utilizada quanto no seu preparo.

Por exemplo, as arepas colombianas costumam ser recheadas somente com queijo ou manteiga, enquanto as venezuelanas contêm ingredientes variados. Contudo, estes recheios são colocados depois da arepa pronta, enquanto no caso das pupusas os recheios são colocados antes de colocar a massa na chapa. Ao fazer isto, a pupusa consegue alcançar uma crocância no seu exterior que contrasta perfeitamente com a maciez e suculência do seu interior.

Dentre os recheios das pupusas, os mais comuns são queijo, feijões e carne de porco, mas também é possível achar variações como camarão e atum. Além disso, é comum servi-las junto a um curtido de legumes e/ou molho de tomate temperado. Assim, na receita de hoje vamos mostrar a versão mais tradicional deste prato feita de queijo com feijão acompanhada do curtido.

 

Ingredientes

 

Para as pupusas:

– 2 xícaras de farinha de milho branca

– ½ xícara de água morna

– 1 colher de chá de sal

– Azeite de oliva

– 2 xícaras de queijo mozzarella

– 2 xícaras de feijões carioca refritos (feijões cozidos e amassados em uma frigideira até virar uma pasta)

 

Para o curtido de legumes:

– ½ repolho fatiado em tiras finas

– 1 cenoura ralada

– 3 cebolas pequenas raladas finamente

– 1 xícara de vinagre branco

– ½ xícara de água

– 2 colheres de chá de orégano seco

 

Modo de preparo

 

Pupusas:

– Em uma tigela grande, coloque a farinha de milho junto com o sal. Aos poucos, vá adicionando a água morna e misture com as mãos (pode incluir um pouco de azeite) até que fique uma massa uniforme e suave, mas não pegajosa. Lembre-se que a massa estará no ponto certo quando ela não estiver mais grudando em seus dedos!

– Em seguida, esquente a chapa onde você colocará as pupusas em fogo médio-baixo e enquanto ela aquece, umedeça um pouco suas mãos com água ou azeite e vá pegando um pouco da massa de modo que forme uma bolinha no interior de sua mão.

– Com a ajuda das mãos, vá achatando a massa para que fique no formato de um disco e crie um fundo no meio. Ali, introduza a mistura de feijão e queijo para em seguida fechar a pupusa como um saquinho

– Retire o excesso de massa e volte a amassar a pupusa já com recheio para que forme novamente um disco

– Com as pupusas já nas suas formas corretas, coloque-as na chapa que a este momento deve estar bem quente e deixe-as dourar de ambos os lados. Este processo deve durar aproximadamente 5 minutos para cada pupusa

– Retire as pupusas da chapa e reserve-as para servir junto com o curtido de legumes. Se preferir, a partir deste ponto elas também já estão prontas para consumo individual.

 

Sugestão: Receita: Pastel de jaiba

 

Curtido de legumes:

– Se você quiser incluir o curtido junto ao prato, faça os seguintes passos. Em uma tigela grande, misture o repolho fatiado com a cenoura ralada e junte-os com água fervente. Deixe repousar por 5 minutos para em seguida escorrer a água e reserve à parte

– Em outra tigela, coloque as cebolas, o vinagre, ½ xícara de água e o orégano. Mexa bem e depois despeje esta segunda mistura à tigela com repolho e cenoura. Cuide para misturar tudo muito bem até que o curtido fique bem integrado. Deixe-o descansar por aproximadamente 20 minutos e, enfim, estará pronto para ser consumido

 

No vídeo abaixo, você também pode conferir um método alternativo de reproduzir esta receita em casa. O passo a passo é bem explicado e há inclusive instruções de como preparar os feijões refritos e a massa da pupusa:

 

 

——————

 

E o que você achou das pupusas? Ficou com vontade de experimentar? Qual variação te agradaria mais? Depois conte para nós!

 

Esperamos que tenha gostado da receita de hoje. Nos vemos em um próximo post!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos